quinta-feira, maio 26, 2016

Caraguá recebe 10ª Virada Cultural Paulista nos dias 28 e 29 de maio com extensa programação gratuita



Entre as atrações confirmadas, estão os shows de Alceu Valença,
Otto, Dona Zaíra e do rapper Dexter, além de produções
locais, como a peça teatral “Dona Baratinha”  

Caraguatatuba recebe nos dias 28 e 29 de maio (sábado e domingo) mais uma edição da Virada Cultural Paulista. O evento, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura e executado pela APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), celebra a diversidade cultural brasileira com a proposta de promover um grande festival gratuito simultâneo, levando shows e espetáculos nas mais variadas linguagens artísticas para 23 municípios do interior e litoral paulista.  



Em Caraguá, a 10ª edição Virada Cultural será realizada na Praça da Cultura (antiga Praça de Eventos, no Centro), no Teatro Mario Covas e no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos (MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e Videoteca Lúcio Braun).Entre os destaques da programação, estão confirmados os shows de Alceu Valença, Chico Chico (filho da cantora Cássia Eller), Otto, Dona Zaíra e do rapper Dexter, as apresentações teatrais “Cabeça de Papelão” e “As Aventuras Atrapalhadas de Gibiló e Gibileu” e o stand up do humorista Pierre da Rosa.
Os artistas locais também são valorizados e ganham espaço no evento, como a apresentação teatral, sucesso de crítica e público, “Dona Baratinha” com a Cia. Teatro de Areia, o show “Óbvio Ulutante” da cantora e maestrina Eliana Bañeza e “Colcha de Retalhos” com o Corpo de Baile de Caraguatatuba, entre outras atrações. Os ingressos para as apresentações no Teatro Mario Covas serão distribuídos a partir do dia 24/5 (terça-feira), das 10h às 12h e das 14h às 17h e nos dias dos espetáculos (sábado e domingo) com 1h30 de antecedência.Em Caraguá, a Virada Cultural Paulista é correalizada pelo Governo Municipal, Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) e Secretaria Municipal de Turismo. Mais informações: (12) 3897.5661.

Confira abaixo a programação completa:

10ª Virada Cultural Paulista l Caraguatatuba
Dias 28 e 29 de maio l Entrada Franca


Praça da Cultura (Centro)
Dia 28/5 – Sábado
19h30 – Banda Cintra
21h – Rapper Dexter
22h30 – Chico Chico e Júlia Vargas
23h59 – Otto

Dia 29/5 – Domingo
15h30 – Alceu Valença
17h – Barbara Eugenia
18h30 – Dona Zaíra

Teatro Mario Covas (Av. Goiás, 187, Indaiá)
28/5 – Sábado
18h – “Cabeça de Papelão” l Teatro
20h – "Óbvio Ululante" com a cantora e maestrina Eliana Bañeza l Musical
22h – “Colcha de Retalhos” com Corpo de Baile de Caraguatatuba l Dança
23h59 – “Pierre da Rosa” l Stand Up

29/5 – Domingo
11h – “As Aventuras Atrapalhadas de Gibiló e Gibileu” l Circo
14h30 – "Dona Baratinha" com Cia. Teatro de Areia l Teatro
17h – "Rebuliço no Cortiço" com Água Viva Coral l Musical


Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos (Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, Centro)
MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba28/5 – SábadoDas 18h às 23h59 – Exposição "O Homem e o Mar – Fotografias – Olhar Coletivo I"Das 18h às 23h59 – Exposição “Rebento – Arte Caiçara que Brota da Terra”
Dia 29/5 – DomingoDas 10h às 18h – Exposição "O Homem e o Mar – Fotografias – Olhar Coletivo I"
Das 10h às 18h – Exposição “Rebento – Arte Caiçara que Brota da Terra”14h – “Alumia - Histórias para Iluminar o Dia com Cia. Faísca” l Contação de Histórias

Videoteca Lúcio Braun/Pontos MISDia 28/5 – Sábado 20h – Exibição da animação “O Menino e o Mundo”
Dia 29/5 – Domingo 17h – Exibição da animação “Minhocas – O Filme”

Fundacc

domingo, maio 22, 2016

SP distribui mais 1,9 milhão de vacinas contra a gripe

Campanha é prorrogada até 31 de maio; serão priorizados os municípios que ainda não atingiram a meta de imunizar 80% do público-alvo

O estado de São Paulo distribuirá, a partir desta segunda-feira (23), 1,94 milhão de doses extras para a vacinação contra o vírus da Influenza. Com isso, SP prorroga a campanha de vacinação até 31 de maio. "Quem não teve a oportundade de tomar a vacina agora tem até o fim do mês. A vacina tem uma eficácia de mais de 80%", disse o governador Geraldo Alckmin.
As doses extras da vacina foram adquiridas pelo governo do Estado, por iniciativa própria, junto ao Instituto Butantan, órgão ligado à pasta estadual. "Com este novo lote, podemos reforçar a prevenção em favor do público-alvo e abranger a imunização aos doentes crônicos e demais grupos prioritários. A segunda dose da vacina às crianças está totalmente garantida", explica o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip.

Todas as regiões do estado serão beneficiadas, porém, serão priorizados os municípios que ainda não atingiram a meta de imunizar 80% do público-alvo, formado por crianças entre seis meses e menores de cinco anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), doentes crônicos, indígenas e população carcerária.

Desde o dia 4 de abril, mais de 10,1 milhões de pessoas já foram imunizadas contra a gripe no estado, índice superior à meta da campanha que visava vacinar 9,5 milhões de paulistas, índice superior à meta da campanha, de cobertura de 80% do público-alvo.

Além de imunizar a população contra a gripe A (H1N1), tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses irão proteger a população contra os vírus do inverno de 2016, A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane. A vacina foi produzida pelo Instituto Butantan.

Confira a quantidade de doses distribuídas para cada região:






Região


Doses distribuídas


Capital e Grande SP


705.000


Araçatuba


56.450


Araraquara


46.016


Barretos


21.854


Bauru


118.325


Campinas


212.053


Franca


34.488


Marília


77.504


Piracicaba


72.677


Presidente Prudente


57.773


Registro


15.023


Ribeirão Preto


73.440


Santos


106.191


São José da Boa Vista


51.046


São José do Rio Preto


22.854


Sorocaba


133.517


Taubaté


143.124


Do Portal do Governo do Estado 

Estabelecimentos inscritos no Caraguá a Gosto podem participar de programa na TV



As inscrições para o 11º Caraguá a Gosto já estão abertas e podem ser feitas até 27 de maio. Os estabelecimentos inscritos até a próxima terça-feira (24) participarão do sorteio para os programas jornalísticos e de entretenimento que serão veiculados na TV, nos dias 27 e 28 de maio e 3 e 4 de junho.
 
Foto: Gianni D'Angelo/PMC
 O Caraguá a Gosto, que se realizará no período de 1º de agosto a 4 de setembro, tem o objetivo de atrair turistas e visitantes na baixa temporada e, consequentemente, aumentar e diversificar a culinária local, além de fortalecer o comércio da cidade.


Os estabelecimentos interessados em participar podem se inscrever na sede da Associação Comercial (Rua São Sebastião, 19 – Sumaré), das 9h às 16h30.
Foto: Divulgação 

O evento gastronômico traz algumas novidades este ano, como a Aula Show do máster chef Henrique Fogaça no dia 20 de julho e os shows do Jazz e Vinhos nos dias 5, 6 e 7 de agosto, com Chico Oliveira e Banda, Serial Funkerss e Felipe Blues e Banda, respectivamente.


O Caraguá a Gosto é realizado pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, com o apoio da Associação Comercial de Caraguatatuba, Sebrae, ETEC (Escola Técnica Estadual) e AHP (Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba). 
PMC
Fotos: Gianni D’Angelo/PMC
Palestra de “Magic Paula” marca lançamento regional do Dia do Desafio em Caraguá
Celebrado anualmente na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio 2016 foi lançado nesta quarta-feira (18), no Campus Módulo do Centro, em Caraguá.  A ex-jogadora de basquete, Maria Paula Gonçalves Silva, a Magic Paula, ministrou uma palestra no evento. A secretaria de Esportes de Caraguá em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio) de São José dos Campos promoveram o Encontro Regional “Uma Construção Acerca de Esporte para Todos”, que abordou o legado dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e a promoção da prática desportiva nas comunidades.




A cerimônia de lançamento contou com participação do prefeito, Antonio Carlos; do vice-prefeito, Antonio Carlos Junior; do secretário de Esportes, Luiz Carlos de Mello Cardim; do secretário de Esportes de Salesópolis, Jair dos Santos; do represente do Sesc e coordenador regional do Dia do Desafio, José Olympio Garcia Neto; além de secretários municipais, professores e estudantes de Educação Física e alunos de Ensino Médio e Fundamental.  
O secretário de Esportes, Luiz Carlos de Melo Cardim, agradeceu a presença de Magic Paula no encontro. “É uma enorme satisfação receber uma figura ilustre do esporte brasileiro”, reconheceu.

O vice-prefeito, Antonio Carlos Junior, destacou a importância dos ídolos esportivos para a juventude. “Muitos aqui não viram a Paula jogar, mas ela era uma referência dentro e fora da quadra”, recorda.
O prefeito Antonio Carlos disse que mais de 15 mil pessoas praticam esporte gratuitamente em Caraguá. “O município recebeu seis Jogos Regionais do Idoso (Jori) e sediará os Jogos Regionais pela 7ª vez, devido à infraestrutura esportiva.”
Além do lançamento do Dia do Desafio, houve a entrega dos Certificados de Mérito Comunitário às cidades de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Biritiba-Mirim e Salesópolis pelas atividades alusivas à data, desenvolvidas em 2015.
Palestra – Durante a palestra, Magic Paula falou sobre os 28 anos dedicados ao basquete profissional, funções desempenhadas após a aposentadoria em 2001 e o trabalho de gestora esportiva no Instituto Passe de Mágica, criado pela atleta em 2004.  Paula também abordou temas relacionados ao papel social do esporte, captação de recursos financeiros, leis de incentivo, qualificação de mão de obra, metodologia de trabalho, gestão de riscos, gerenciamento e a Olimpíada do Rio de Janeiro.
De acordo com a ex-jogadora, o Instituto Passe de Mágica atende 840 pessoas, entre jovens e crianças, em sete núcleos esportivos, localizados nas cidades de São Paulo, Diadema e Piracicaba. “A nossa missão​ é promover a prática do esporte para o desenvolvimento humano com ética, excelência e coragem.”
Maria Paula Gonçalves Silva ganhou o apelido de Magic Paula em referência ao ex-jogador dos Los Angeles Lakers, o norte-americano Earvin "Magic" Johnson Jr. Paula foi campeã dos Jogos Pan-Americanos de Cuba (1991) e do Campeonato Mundial de Basquete da Austrália (1994), além de vice-campeã olímpica em Atlanta (1996).
O Instituto Passe de Mágica desenvolve atividades de esporte educacional, por meio da prática lúdica do basquete e diversas atividades complementares para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.


Dia do Desafio 2016

O Dia do Desafio 2016 será comemorado no próximo dia 25 (última quarta-feira de maio). Caraguá enfrenta a província peruana de La Convención, na região do departamento de Cuzco. O objetivo da data é despertar o interesse pela prática desportiva, atividades físicas e adoção de hábitos saudáveis, por meio de uma competição amigável entre cidades. O vencedor será o município que mobilizar o maior número de pessoas em atividades físicas.
No Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e nos núcleos esportivos dos bairros, os professores da secretaria de Esportes farão exercícios com os alunos das escolinhas. 
 As escolas, empresas, repartições públicas, famílias, entidades de classes e academias podem envolver a comunidade em 15 minutos de exercícios, individualmente ou em grupos, durante o período, e informar a participação na secretaria de Esportes de Caraguá pelo telefone (12) 3885-2200/Ramal 2206.  O registro deve ser comunicado das 8h às 19h do dia 25 de maio. Os participantes podem enviar duas fotos das atividades físicas alusivas ao Dia do Desafio para o e-mail dagoesporte@hotmail.com
Caraguá compete na Categoria 5, que reúne cidades com 100 mil e 249.999 moradores. Atualmente, Caraguatatuba e La Convención possuem 113.317 e 179.845 habitantes, respectivamente. 
O Dia do Desafio de 2015 contou com a participação de 3.421 cidades e 22 países, e envolveu 49.035.450 de pessoas. Caraguá mobilizou 67% da população (67.834 participantes) em atividades físicas no ano passado, contra 33% (33.006 participantes) de Totonicapán, na Guatemala.



Petrobras entrega troféus aos vencedores do Prêmio Petrobras de Jornalismo


Evento será na próxima terça-feira (24) na Sala Cecília Meireles

A Petrobras entrega na próxima terça-feira, 24 de maio, os troféus para os 34 ganhadores da terceira edição do Prêmio Petrobras de Jornalismo. O evento será a partir das 18h30, na Sala Cecília Meireles, no Centro do Rio de Janeiro.

A edição deste ano teve um número recorde de inscrições: foram 1.255 reportagens recebidas, contemplando todas as regiões do país. Na primeira etapa, todos os trabalhos foram avaliados por uma Comissão de Pré-Seleção composta por oito jornalistas e, na etapa seguinte, as reportagens foram analisadas pela Comissão Julgadora, composta por outros seis jornalistas.

Após uma reunião final, a Comissão Julgadora indicou entre todos os trabalhos o vencedor do Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo. Todos os ganhadores serão anunciados no dia 24 de maio.

Sobre o prêmio

O Prêmio Petrobras de Jornalismo foi criado em comemoração aos 60 anos da Petrobras com o objetivo de valorizar os meios de comunicação e, sobretudo, os jornalistas que participam do processo de democratização e de disseminação de informações. A novidade desta edição foi a criação da Categoria Especial sobre Transparência e Governança Corporativa, uma maneira de fomentar a produção de conteúdos, a divulgação e o debate sobre o tema, que neste momento se faz especialmente importante para a Petrobras e para a sociedade brasileira como um todo.

Jurados da Comissão de pré-seleção

Diogo de Holanda (Petróleo, Gás e Energia): Jornalista, foi repórter dos Jornais do Comércio, O Globo e Valor Econômico. Doutor em literatura e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Roberto Pinto (Transparência e Governança Corporativa / Internacional / Emissoras de Rádio): Jornalista e Relações Públicas, formado pela FIAM-SP e pós-graduado pela FGV-SP. Foi repórter “A” no jornal O Globo (RJ e SP) de1968 a 1971 e de 1975 a 1978. Também atuou nos jornais Diário de Lisboa (Portugal) e Aqui São Paulo (Brasil), e nas revistas Visão, Manchete e Isto É (Brasil); Special e Notre Temps (Bélgica). Publicou cartuns em O Pasquim, Visão, O Globo, Diário de Lisboa e revista Pilote (Bélgica/França).

Ana Paula Macedo de Souza (Responsabilidade Socioambiental): Formada na Universidade de Brasília (UnB) em 1986, é editora de Mundo e Conteúdos Especiais no Correio Braziliense desde 2009, onde esteve à frente da editoria Brasil nos seis anos anteriores. Trabalhou na sucursal de Brasília do jornal o Globo entre 1992 e 2003.

Viviane Medeiros (Responsabilidade Socioambiental): Jornalista, especializada em televisão. Foi repórter da TV Globo durante 15 anos no Rio de Janeiro e como correspondente na região Nordeste. É professora de Jornalismo da PUC.

Maurício Barros (Esporte): Foi diretor de redação das revistas Placar e Runner's World, da Editora Abril, entre 2003 e 2014, e do jornal Gazeta Mercantil de 2000 a 2003. Também tem larga experiência em televisão e atuou como jornalista, entre 1993 e 2000, na TV Bandeirantes, TV Brasil, SBT e TV Globo.
José Luiz Laranjo (Cultura): Jornalista, com especialização em Gestão de Negócios de Instituição de Ensino e mestrado em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na linha de pesquisa de Novas Tecnologias e Cultura. Trabalhou no Jornal dos Sports, A Notícia e O Dia.

Regina Zappa (Cultura): Jornalista, escritora, roteirista e professora universitária. Trabalhou na imprensa carioca, por mais de 20 anos no Jornal do Brasil. É autora dos livros Chico Buarque para todos e Hugo Carvana: adorável vagabundo, ambos da série Perfis do Rio, do romance Doce Lar, de Chico Buarque – cidade submersa e de 1968 – Eles só queriam mudar o mundo, com Ernesto Soto, entre outros.

Wilson Pedrosa (Fotojornalismo): com 37 anos de fotojornalismo, passou por redações como a do Correio Braziliense, Jornal do Brasil e O Estado de São Paulo.

Jurados da Comissão Julgadora

Sabrina Lorenzi (Petróleo, Gás e Energia): foi correspondente da agência Reuters no Rio de Janeiro; editora no Jornal do Brasil; repórter da Gazeta Mercantil. Assumiu a Comunicação Corporativa da estatal Pré-sal Petróleo na sua criação.
Vera Durão (Transparência e Governança Corporativa / Internacional / Emissoras de Rádio): Com mais de 35 anos de profissão, atuou como repórter nos principais jornais do país – O Globo, Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil e Folha de S.Paulo. Em 2000, fez parte da equipe que fundou o jornal Valor Econômico, onde ficou por 13 anos.

Sonia Soares (Responsabilidade Socioambiental): Foi editora-executiva do Rio de Janeiro do Brasil Econômico. Trabalhou no jornal O Globo durante 26 anos, onde foi repórter, editora e chefe da Agência Globo.

Chico Santos (Esporte): Trabalhou como repórter na Folha de São Paulo por 16 anos e no Valor de 2004 até 2013.

Aziz Filho (Cultura): Editor-Executivo de O Dia, passou pela reportagem de O Globo, Jornal do Brasil e Folha de São Paulo. Apresentador dos canais GNT e TVE. Foi repórter e chefe da sucursal do Rio de Janeiro da revista IstoÉ durante 7 anos.

Rogério Reis (Fotojornalismo): trabalhou como fotógrafo no Jornal do Brasil, O Globo e revista Veja. Foi durante 5 anos editor de fotografia do Jornal do Brasil. Em 1999 recebeu o Prêmio Nacional de Fotografia da Funarte.


Agência Petrobras 

sábado, maio 21, 2016

Fotos: JC Curtis/Fundacc

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão com
procissão marítima e missa neste domingo em Caraguá


Após o período do defeso do camarão, a comunidade pesqueira de Caraguatatuba se prepara para o fim desta fase com mais uma tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que será realizada neste domingo (22/5), às 10h, no entreposto de pesca da Praia do Camaroeiro, região central do município.
Na ocasião, com os barcos enfeitados, os pescadores seguem em uma procissão marítima que percorre a orla das praias do Camaroeiro, Prainha e Martin de Sá, carregando as imagens de Nossa Senhora dos Navegantes e de São Pedro. Logo após a procissão, os pescadores retornam ao entreposto para participarem de uma missa e receberem a benção para partirem novamente ao mar em busca do crustáceo. A cerimônia conta com a participação da Banda Municipal Carlos Gomes e da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, do bairro Jardim Aruan.  





O evento precede o 19º Festival do Camarão, que neste ano será realizado entre os dias 13 e 17 de julho, na Praça do Caiçara, antiga Praça de Eventos, no Centro de Caraguá, e que, além da boa comida, oferece extensa programação artística e cultural gratuita com o intuito de promover a preservar a cultura caiçara.
O “Barcos ao Mar” é uma realização da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e do Governo Municipal em parceria com a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro. Mais informações (12) 3897.5661 ouwww.fundacc.com.br.
Fundacc

sexta-feira, maio 20, 2016

Arena Cross 2016: Ilhabela recebe 3ª etapa do da competição neste sábado na Barra Velha

O arquipélago de Ilhabela recebe pelo segundo ano consecutivo mais uma etapa da maior competição de motocross do país. O Arena Cross 2016 desembarca na cidade neste sábado (21/5), na área localizada na Rua Joaquim Sampaio de Oliveira, 518, na Barra Velha (em frente à Delegacia).
A abertura dos portões será às 16h, com treinos cronometrados a partir das 16h30 e provas às 19h. Para adquirir o ingresso basta levar 2kg de arroz ou feijão nas concessionárias Honda em Ilhabela ou em São Sebastião. Para obter informações sobre ingressos “Torcida VIP Coberta” acesse www.arenacross.com.br.
A arena terá 8 mil m², com a pista contendo aproximadamente 450 metros de extensão e oito metros de largura.  Como em 2015, o traçado terá um layout arrojado, com saltos duplos, triplos, sequência de ritmos e costelas rápidas. Esse formato proporciona grandes saltos com emoção garantida para os fãs da maior competição do motocross nacional.
O prefeito Toninho Colucci destaca a escolha de Ilhabela para a realização do Arena Cross pelo segundo ano consecutivo. “Será um grande atrativo para moradores e turistas. Além disso, com transmissão ao vivo em canais de TV, temos a oportunidade de mostrar Ilhabela para todo o país e para o mundo por meio do esporte. Vale destacar que os ingressos ainda revertem alimentos para as ações do Fundo Social”, destaca o prefeito Toninho Colucci.
“Em 2015 tivemos um final de temporada fantástico e Ilhabela nos recebeu muito bem. O campeonato está pegando fogo e essa prova promete muita disputa e adrenalina. O lugar já tem um charme próprio, com muitas praias entre as mais bonitas do Brasil. A agenda cultural e esportiva é sempre muito intensa durante todo o ano e esperamos contribuir para o calendário local”, disse Carlinhos Romagnolli, CEO da Romagnolli Promoções e Eventos. Aproximadamente 120 competidores devem participar da prova. A estrutura terá capacidade para 6 mil pessoas nas Arquibancadas, Camarotes e Torcidas Vips.
Entre pilotos, equipes, imprensa, fãs e demais profissionais que acompanham o evento, aproximadamente mil pessoas devem desembarcar na Ilha. SporTV, Bandsports e Band Internacional vão mostrar os emocionantes duelos para todos os continentes.
O espaço ainda contemplará praça de alimentação com restaurante, lanchonete e banheiros, grande área para os boxes, além de uma espetacular iluminação noturna.
Economia
O Arena Cross 2016 promete movimentar a economia em Ilhabela. Todo o arquipélago deve ser positivamente impactado, direta ou indiretamente, com a realização da prova. Entre pilotos, equipes, imprensa e fãs que acompanham o campeonato, são mais de mil pessoas que estarão movimentando o setor de serviço (bares, restaurantes, hotéis, pousadas e comércio em geral).
Outro ponto importante a ser destacado com a chegada do Arena Cross em Ilhabela é a geração de empregos temporários. Equipes de segurança, limpeza, manutenção, internet, locação de carros, táxis e frete de vans, entre tantas outras áreas, são exemplos de contratações feitas pela organização da prova.
A competição vai reunir a nata do Motocross, com os maiores pilotos nacionais e internacionais nas cinco categorias da modalidade: MX Pró, MX2, Júnior, 65cc e 50cc. A organização espera a presença de aproximadamente 120 pilotos.

Arena Cross

O Arena Cross é o maior campeonato do motociclismo nacional de sua modalidade. Em seus 17 anos ficou conhecido pela enorme estrutura, podendo receber cerca de 7 mil pessoas por etapa, com destaques para cenografia e acabamentos que fazem a diferença. Soma-se a tudo isso o fato de ter grandes disputas nas pistas de até 450m, onde são disputadas as provas.
O evento tem a realização da Romagnolli Promoções e Eventos, o patrocínio da Prefeitura de Ilhabela, Top Energy Drink e Honda, além do co-patrocínio da Pirelli, Yamaha, Rinaldi, RedNose e Fox Racing. Os melhores pilotos do Brasil e do mundo duelam em pegas eletrizantes e surpreendentes na luta pelo título.

Redes Sociais:
Siga o Arena Cross nas redes sociais e fique atualizado com notícias, fotos e vídeos das provas, além de bastidores do evento.
Facebook: Arena Cross Brasil
Instagram: @arenacrossbr
O público também pode obter informações nos canais da Prefeitura.
App: Arena Cross
Baixe o aplicativo do Arena Cross no seu smartphone ou tablet e tenha o mundo do maior campeonato do motociclismo nacional em suas mãos.
Disponível para Apple Store e Google Play.

Serviço – Arena Cross 2016:

Local: Ilhabela (SP) – Rua Joaquim Sampaio de Oliveira, 518, bairro de Barra Velha (em frente à Delegacia de Polícia)
Realização:Romagnolli Promoções e Eventos
Patrocínio: Prefeitura de Ilhabela, Top Energy Drink e Honda
Co-Patrocínio: Pirelli, Yamaha, Rinaldi, RedNose e Fox Racing.
Apoio: Radio Antena 1 FM, Revista Moto, Revista Dirt, Locaweb e Ticket3

PMI

Fazenda Engenho D’Água será aberta para visitação pública neste domingo em Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela abrirá para visitação pública neste domingo (22/5), das 9h às 17h, o Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água. O histórico imóvel com área de 43,5 mil m², datado do século XVII, foi desapropriado pelo município em novembro de 2014 por R$ 23 milhões e entregue à população em 2015.
Trata-se de um dos principais engenhos de cana de açúcar do município e que ainda guarda características originais. Nesta sexta-feira (20/5) haverá visitação de alunos de escolas municipais.
Lançamento da Faculdade
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, fará o lançamento oficial do projeto da Faculdade de Hotelaria e Gastronomia, no próximo sábado (21/5), às 19h, no Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água. O evento é voltado ao trade turístico, incluindo empresários do setor hoteleiro e gastronômico da cidade.
Logo após a solenidade de abertura, o público assistirá a uma palestra do presidente do Convention & Visitors Bureau de São Paulo (CVBSP), Toni Sando. Ele é administrador de empresas, com MBA de Gestão Empresarial, tendo atuado como gerente marketing da Accor Hotels para América do Sul, e atual presidente executivo do CVBSP. “Vamos apresentar oficialmente este projeto de grande importância para nossa cidade, pois significa o desenvolvimento da estrutura do turismo, bem como a oportunidade de formação acadêmica para nossos jovens aqui mesmo na Ilha”, destacou o prefeito Toninho Colucci.
Foto: PMI
Também haverá apresentações de cozinha show com a finalista do programa Master Chef Junior, Lívia Lopes, do Chef Fausto (Restaurante Kanoa) e Chef Tuca (Restaurante Nova Iorqui), bem como da banda “Chiquinho Oliveira, Derico e Trio Nota Jazz” (Programa do Jô).  “A Fazenda Engenho D’Água é um marco histórico de Ilhabela e que agora pertence ao povo ilhabelense. Com certeza é uma conquista da população e mais um atrativo turístico para a cidade”.
Patrimônio Histórico
Tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) em 1945, a fazenda foi um dos principais engenhos de cana de açúcar e ainda guarda características originais. No passado eram 22 engenhos e este era um dos principais.
Em sua área territorial de 43.506,80m² está a casa sede, de meados do século XVIII, feita de alvenaria de pedra e cal e de pau-a-pique. A casa maior segue a tradição das ilhas atlânticas, de proporções extremamente elegantes, um sobrado avarandado. Os porões que serviam de berço aos escravos que ali dormiam contam com seteiras (abertura na muralha, que em sua concepção permitia aos defensores lançar flechas usadas contra invasores e saqueadores da época). São cinco construções e objetos do século XVII, todos totalmente preservados e em ótimo estado de conservação, que totalizam 2.589,81m² de área construída. Fazem parte do acervo uma piscina, uma represa, dois canais de água enrocados de pedras, um aqueduto elevado, uma roda d’água, um engenho de cana de açúcar, um alambique de cobre e cinco toneis de madeira amendoim com capacidade de 20 mil litros cada, além de um trator e um caminhão ano 1932, os primeiros veículos de Ilhabela.
PMI

XVII Semana da Consciência Negra: Prefeitura de Ilhabela divulga extensa programação cultural com intervenções, oficinas e shows musicais

  A Prefeitura de Ilhabela promove, a partir da próxima segunda-feira (18), a XVII Semana da Consciência Negra com uma programação cultural ...