terça-feira, outubro 06, 2015

ONG Zambô do Movimento Negro de Caraguatatuba realiza cerimônia de formatura do Curso Profissionalizante de Corte e Costura

Fotos: JC Curtis/Fundacc



O projeto Obayomi tem como objetivo oferecer oportunidade de trabalho,
qualificação profissional e geração de renda, fortalecendo assim,
o processo de inclusão social

A ONG Zambô do Movimento Negro de Caraguatatuba realizou no dia 28/9, no Auditório Maristela de Oliveira, com o apoio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, a cerimônia de formatura do curso profissionalizante de Corte e Costura, oferecido gratuitamente pelo projeto Obayomi (que significa “Encontro Feliz”, em africano), com patrocínio da Petrobras, por meio da seleção Pública IPC –  Integração Petrobras Comunidades e do Programa Petrobras – Desenvolvimento e Cidadania.    
Na ocasião, além dos 13 formandos, amigos e familiares, estavam presentes o gestor do projeto Obayomi, representando a Petrobras, Manoel Parreira Neto; a presidente, o vice-presidente e a conselheira fiscal da ONG Zambô, Teresinha de Oliveira, Vicente Celestino e Eliete Ferreira; a coordenadora do projeto, Laura Marciano da Costa; o Pároco da Catedral Divino Espírito Santo, Padre Alessandro Coelho; e o Sacerdote do Candomblé de Angola, Ataualpa Figueiredo Neto, entre outras autoridades. A segunda turma do curso, ministrado pela costureira Cleide Rodrigues, teve duração de um ano e foi realizado de segunda a sexta-feira, na sede da ONG Zambô, no bairro Perequê-Mirim.
Uns dos momentos de comoção foram marcados pelo discurso da oradora da turma, Denise Silva Cruz Lorenzetti, ao relatar depoimentos dos colegas. “Aqui me receberam com muito amor, foi o que me fez vencer as dificuldades e descobrir a costureira que existe dentro de mim”, declarou a aluna Isnailde Pereira Santos Matos. Já a Natalice Pinto dos Santos, acredita na possibilidade de geração de renda por meio da costura. “Este projeto é uma grande oportunidade de crescimento profissional, abre a nossa visão e nos sentimos motivados para entrar no mercado de trabalho”, contou.




A cerimônia contou com apresentações culturais dos músicos Chocolate e Simão, de Puxada de Rede e Maculelê com o Mestre Angolinha e alunos das Oficinas Culturais da Fundacc de Folclore e Tradições Populares, do bairro Perequê-Mirim. A primeira turma do curso, também ministrado por Cleide Rodrigues, formou 7 alunos, totalizando 20 alunos formados até hoje. A formatura foi realizada em abril deste ano, na Etec de Caraguatatuba – Centro Paula Souza. O projeto Obayomi tem como objetivo oferecer oportunidade de trabalho, qualificação profissional e geração de renda, fortalecendo assim, o processo de inclusão social.
Sobre a ONG
A ONG Zambô, fundada em 20 de dezembro de 2001, declarada Utilidade Pública Municipal pela lei nº 975, em 4 de novembro de 2002, Organização Civil de Direito Privado sem fins lucrativos, tem o intuito de fomentar, desenvolver, apoiar, criar e propor projetos de políticas públicas e de ações afirmativas, promovendo a integração da comunidade para a melhoria na qualidade de vida e na construção da igualdade racial. A ONG está localizada na Rua Januário Paulino Ferreira, nº 47, no Perequê-Mirim. Mais informações: (12) 3897.5661.

Visite!

Fundacc

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...