segunda-feira, outubro 05, 2015

Conselheiros Tutelares Eleitos no Litoral Norte

Foto: Juliano Ferreira/PMC

ELEITOS NOVOS REPRESENTANTES DO CONSELHO TUTELAR DE CARAGUÁ
Futuros conselheiros tomam posse no dia 10 de janeiro de 2016

Foram eleitos nesse domingo (4/10/2015), os cinco novos conselheiros tutelares de Caraguá. O pleito foi realizado na EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá e teve a participação de 2.315 eleitores.


A homologação final do resultado será publicada no Diário Oficial do município nesta semana, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAC) de Caraguá. Os novos membros tomam posse no dia 10 de janeiro de 2016 para o mandato de quatro anos. 

Participaram do processo de eleição 18 candidatos, definidos após prova teórica e prática e teste psicológico. Cada cidadão votou em apenas um candidato, munido de título de eleitor de Caraguá e documento com foto.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Confira abaixo os membros titulares e suplentes:
Titulares
1º Simone Pereira Souza Santos – 412 votos
2º Ednea Dutra Mariano – 329 votos
3º Jameson Duarte – 324 votos
4º Rosangela Mattos – 257 votos
5º Ana Lucia Rocha – 213 votos

Suplentes
1º Adriana Rodrigues de Souza – 119 votos
2º Bruna Maria Santana do Prado – 117 votos
3º Marcelo Vieira – 109
4º Helena Custódio de Lima – 93 votos
5º Leiz de Souza Lima – 80 votos
Em clima bastante tranquilo foram eleitos os conselheiros tutelares  que atuarão pelos próximos quatro anos (2016-2020) como integrantes das equipes de trabalho local.

 PMC

População escolhe seus conselheiros tutelares em clima tranquilo

De caráter deliberativo, executivo e fiscalizador, o Conselho atende crianças e adolescentes e aplica medidas de proteção, além de atender e aconselhar os pais ou responsáveis para que sejam cumpridas as medidas estabelecidas no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

O número de conselheiros em solo sebastianense aumentou. Este ano, pela primeira vez em sua história, o município contará com duas unidades: a já existente que atende o Centro e Costa Norte e a que será instalada na Costa Sul. Isso será possível pelo fato do prefeito Ernane Primazzi ter sancionado, em 21 de março de 2012, a Lei nº 2187, que possibilita a criação da unidade na Costa Sul.

No domingo (4), 3216 eleitores compareceram às urnas nos dez postos de votação espalhados pela cidade e elegeram Andreia Marina Hiraoka (1310 votos), Vinícius Matos dos Santos (807), Vânia Cavalcanti da Silva (735), Elisangela Cristino B. Silva e Maria Helena Miranda Torricelli (696),  Valquíria Ferreira (685), Jabes Borges de Souza (578), Ana Paula Leandro (560), Rafael Ribeiro de Almeida (472) e Rose Mary Ornellas Gomes (443 votos) como conselheiros tutelares titulares.

Ficaram como suplentes Rhaiane de Oliveira Ramos (435 votos), Aparecida Regina P. Raimundo e Cintia Ferreira Oliveira (419), Pedro Henrique dos Santos (390), Talita de Assis Passos (369), Nathalie de Assis Pacheco e Rosângela Farias Luz (335), Solange Wolf Fischer (333), Sheila Albes Haraguchi (311) e Luciana Amaral Felix Silva (288 votos).

Ainda foram apurados 14 votos nulos e outros quatro em branco.

O morador e comerciante em Maresias, na Costa Sul, Paulo Pierre, declarou que o processo eleitoral serviu para conhecer os candidatos e a eleição, propriamente dito, o exercício da cidadania. Outro morador do bairro, Caio Leme, mostrou-se satisfeito com a iniciativa. “A eleição é uma forma legal da população participar ativamente da escolha do Conselho por meio de seu voto”, afirmou.


Para o secretário de Governo e Esportes, Fábio Lopez, a escolha dos conselheiros foi positiva em vários aspectos, principalmente por ter transcorrido normalmente proporcionando  condições ideais para a prática da democracia. “A eleição, uma ação integrada entre a Prefeitura por meio de várias secretarias municipais, o Ministério Público e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ocorreu democraticamente e os dez conselheiros eleitos que zelarão pelos direitos das crianças e dos adolescentes, a partir de janeiro do próximo ano, poderão contar com o apoio da Administração para desenvolver suas funções”, disse.
PMSS




Conselho Tutelar de Ilhabela divulga resultado da eleição

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ilhabela (CMDCA) realizou a eleição do Conselho Tutelar, no domingo (4/10), no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), na Barra Velha. Participaram 932 eleitores, que elegeram cinco titulares e cinco suplentes dentre os 13 candidatos.

Os cinco primeiros candidatos eleitos são: Antonio Carlos de Oliveira Neto, Nanci Araújo Magalhães, Thaís Maia de Oliveira, Solange Reis Santos e Amélia Rafael de Souza, que serão empossados no dia 10 de janeiro de 2016 pelo CMDCA.

Como suplentes ficaram definidos os seguintes candidatos: Léo Ladislau Nafalski, Suely Miranda Souto do Vale, Carla Alves Pizarro, Margareth de Souza Oliveira Ribeiro e Carlos Alexson Lima Santos.

Amélia Rafael de Souza contou com o mesmo número de votos do candidato Léo Ladislau Nafalski, porém foi desempatado pela nota da prova realizada anteriormente à eleição, conforme as regras.

A realização da eleição do Conselho Tutelar contou com o apoio da Secretaria Municipal de Governo, de Desenvolvimento Social (Equipe CRAS), de Administração, de Assuntos Jurídicos, Ministério Público e OAB.

PMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...