sexta-feira, julho 19, 2013

Homenagem à avó do Menino Jesus é celebrada de costa a costa


A devoção dos caiçaras por Sant’Ana, a avó do Menino Jesus, deixou para o município  uma das mais tradicionais festas em homenagem à santa. Há mais de três décadas, tanto na Costa Sul quanto na região central da cidade, devotos expressam sua fé durante a Festa de Sant’Ana, com orações, procissões e novenas, além de quermesses muito animadas.

A Fazenda Santana,  no Pontal da Cruz, é palco parra a celebração à santa na região central.  O evento, aberto à comunidade, é realizado pela Família Rego, mantenedora da festividade em sua propriedade, em parceria com a Prefeitura.

E a novena (ciclo de nove dias de oração) já começou na noite da última quinta-feira (18). A reza, com início sempre às 20h, prosseguirá até próxima sexta-feira (26).

Sempre após a programação religiosa, o evento conta ainda com festa social, prevista para acabar no domingo (28) com barracas de comidas típicas e shows, como o do cantor Cello Tavares, que promete encantar o público nas noites desta sexta-feira (19), no sábado (20) e na próxima quinta-feira (25).
Uma das premissas da festa na Fazenda Santana é a valorização da cultura tradicional. Neste sábado, às 14h, quem prestigiar o evento poderá se deliciar com uma bebida tipicamente caiçara, e curtir a apresentação do grupo de Folia de Reis do bairro, no mesmo dia.

Costa Sul

Já na Costa Sul do município, a homenagem à Sant’Ana começará na próxima quinta-feira (25) e irá até o domingo (28). A tradicional festa é promovida pela paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Toque-toque Grande, em parceria com a Administração.
Há mais de três décadas a comunidade local se reúne para festejar em clima de festa julina, oferecendo aos visitantes comidas e bebidas típicas nas barracas, além do tradicional boi na brasa – atração existente há cerca de sete anos para aqueles que apreciam a iguaria.

O evento começa sempre às 19h e também conta com sorteio de prendas e a apresentação de bandas ao vivo. Na sexta-feira (26), o show sertanejo fica por conta do cantor Leonardo Lourenço. Já no sábado (27), quem agita a festividade é a banda Batidão do Vale.

A programação religiosa tem o ponto alto na sexta-feira, o Dia de Sant’Ana, com a Missa Campal em frente à paróquia, às 19h30, e no domingo às 10h, quando a missa campal se repete, seguida por uma procissão pelas ruas do bairro, a qual conta com a participação especial da Banda Municipal de São Sebastião Maestro  Manoel Ladislau de Mattos.
Sant’Ana é considerada a co-padroeira pela comunidade da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.

Serviço: O engenho da Fazenda Santana fica na avenida Manuel Hipólito do Rego, 1.579, no Pontal da Cruz. Já a Igreja Nossa Senhora da Conceição fica na rua Professor Lídio Bueno, s/n, em Toque-toque Grande, em frente à praça do bairro.

Fonte: PMSS

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...