quinta-feira, janeiro 25, 2018

Integrantes do Programa de Auxílio ao Desemprego participam de planejamento para 2018



PEAD conta com 45 novos beneficiários; 70 cursos serão disponibilizados a eles este ano pelo CIP

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) promoveu  na quarta-feira (24/01), no Tebar Praia Clube, a cerimônia de abertura do Programa Emergencial de Auxílio ao Desemprego (PEAD) 2018.
Estiveram presentes o prefeito Felipe Augusto, o vice-prefeito Amilton Pacheco, o secretário da SESEP Gelson Aniceto de Souza, o Tota, a secretária da SEDES, Célia Silveira, e o vereador Elias Rodrigues de Jesus.
O PEAD é um programa de caráter assistencial e temporário que compreende a implantação e a manutenção de uma frente de trabalho objetivando promover ocupação, qualificação profissional e garantia de renda por um período pré-determinado (que vai de seis meses a dois anos) até que a renda familiar se reestabeleça. É destinado a pessoas desempregadas e em situação de vulnerabilidade social, visando ampliar a oportunidade de inserção no mercado de trabalho e garantir a inclusão social.
Os participantes vêm passando por um curso de qualificação, por intermédio do Centro Integrado Profissionalizante (CIP), distribuído em módulos como “Eu me amo/ Faça dar certo”, Postura Profissional e Ética, e Noções de Assistente Administrativo. O primeiro módulo abordou a parte comportamental e o mercado de trabalho.
O secretário Tota deu as boas-vindas aos que estão iniciando no PEAD este ano – 45 pessoas – e agradeceu a todos que já vem fazendo diferença na cidade. “Vamos aumentar o quadro de trabalho e dividir o pessoal em grupos”, disse.
“A partir de agora cada um de sua região vai trabalhar no seu bairro, sua região, cuidar da sua casa”, avisou o vice-prefeito.
“A gente vê o desenvolvimento dos participantes e fica clara a importância desse programa. O mais importante é a capacitação. Hoje vamos apresentar cursos que vamos oferecer esse ano com o CIP”, ressaltou a secretária Célia.
“É uma grande alegria estar reunido aqui nesse momento de planejamento para 2018”, disse o prefeito. “Ano passado quando assumimos encontramos uma cidade arrebentada. Encaramos a missão de organizar o município. Para isso precisávamos trazer a população e criar oportunidade de trabalho. O desemprego é geral, então decidimos abrir o PEAD”, continuou Felipe Augusto, que informou que 70 cursos serão disponibilizados a partir de março em diversas áreas como: mecânica, mecânica náutica, construção civil, beleza, gastronomia, corte e costura, piscineiro, eletricista, inglês e espanhol, entre muitos outros. Cada mês será disponibilizada uma agenda de cursos com o número de vagas.
Os participantes do PEAD tiveram que responder a um questionário e a partir dele o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) vai direcionar cada um para uma área de atuação e habilidade.
Em seguida, a diretora de Recursos Humanos da Prefeitura de São Sebastião, Eliane Romero, falou sobre os direitos e tirou dúvidas dos beneficiários do PEAD.

PMSS

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...