sábado, maio 13, 2017

XVII Semana da Cultura Caiçara e Congada de São Benedito resgata cultura caiçara a partir do dia 18 em Ilhabela


O terceiro final de semana do mês de maio, entre os dias 18 e 21, contará com uma programação intensa recheada de eventos culturais e religiosos em Ilhabela promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Fundaci, Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso e Associação dos Congueiros de Ilhabela. Toda essa parceria, agenda festiva e cultural foram montadas para comemorar a XVII Semana da Cultura Caiçara e Congada de São Benedito, evento que acontece no centro histórico da cidade, na Vila.

A festividade, que é uma das mais importantes e antigas manifestações culturais do arquipélago, reúne todos os anos centenas de devotos de São Benedito, que acompanham cada passo da programação, demonstrando fé no santo homenageado. O secretário de Cultura e presidente da Fundaci, Nuno Gallo, ressalta a importância da difusão da cultura caiçara e a realização de mais um item incluso no plano de governo da atual administração. “Neste ano, a Semana da Cultura Caiçara e Congada de São Benedito vai marcar o início de um dos itens mais apreciados pelo prefeito Márcio Tenório, que é natural de comunidade caiçara: manter as tradições e resgatar outras tantas dos nossos moradores das comunidades tradicionais. Nossa gestão vê a cultura caiçara como patrimônio histórico da cidade e vamos promover essa propagação com artes, danças, músicas e eventos religiosos ligados à cultura”, ressaltou o secretário.

Começando a programação, o fim da quinta-feira, 18, será marcado pela cerimônia de abertura do evento, às 19h, na Vila. Após a cerimônia, apresentam-se a Orquestra Jovem de Ilhabela e a Orquestra Popular de Ilhabela, ambas na praça Coronel Julião. Já às 21h a banda Mano Beethoven também sobe ao palco para alegrar os presentes. Finalizando o primeiro dia de festas, a banda Tomcats faz o último show, às 22h. Haverá ainda quermesse durante os espetáculos.

A sexta-feira, 19, traz, às 17h, o levantamento do Mastro de São Benedito, distribuição de bolo e concertada, na praça Alfredo Oliani, em frente à Igreja Matriz, na Vila. Logo depois, às 19h, o contador de histórias e professor Adriano Leite ministrará a palestra “A História da Congada”. A noite termina com shows na praça Coronel Julião, às 20h, com Bárbara Rodrigues; às 21h com Marcelo Batuque e Formação de Quadrilha e, às 22h, com Max Pianura, acompanhado do violinista Robson Miguel.

Já o sábado, 20, inicia as atividades em comemoração mais cedo. Às 9h haverá a Meia Lua e o início da Procissão de São Benedito. Os congos passam a ganhar destaque e se apresentam em seu primeiro baile às 10h pelas ruas da Vila. A conhecidíssima Ucharia de São Benedito começa 12h30, no salão da Igreja Matriz. Depois de bem alimentados, os congos exaltam a fé no santo novamente com mais um baile às 14h30. As apresentações musicais da banda Forrobodó, às 21h, e Lúcio Neves, às 22h, encerram a programação do dia.

Finalizando a Semana da Cultura Caiçara e Congada de São Benedito, acontece no domingo, 21, às 6h a Alvorada Festiva. Às 8h30 haverá novamente a Meia Lua e Procissão de São Benedito. A Missa dos Congos começa às 10h e o Baile dos Congos às 10h30. A Ucharia terá início às 12h30 e o segundo baile às 14h30. Os rituais religiosos terminam com a Procissão e Missa de São Benedito, às 18h, pelas ruas do Centro Histórico. Pedrinho e convidados sobem ao palco às 21h e Geraldo Azevedo, às 22h, na praça Coronel Julião.

Todos os shows musicais são acompanhados por quermesses e, sempre às 19h30, será realizado o Tríduo e a Santa Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso. Haverá ainda a “Exposição Memórias Caiçaras – linguajar, fotos e peças antigas”, na Secretaria de Cultura e no Centro Cultural, que exibirá roda de conversas com caiçaras tradicionais, histórias caiçaras, esquetes teatrais, danças tradicionais, Casa Caiçara, Casa de Farinha e Artesanato Caiçara.

PMI 

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...