terça-feira, maio 23, 2017

Semana da Cultura Caiçara e Congada de São Benedito promoveu a tradição local e foi sucesso de público

FOTOS: Divulgação / PMI
Ronald Kraag

Legenda: Secretário de Cultura, Nuno Gallo, ressalta que a realização da XVII Semana da Cultura Caiçara e Congada de São Benedito foi a primeira das muitas ações previstas no Plano de Governo do prefeito Márcio Tenório para o resgate e promoção da cultura caiçara





A XVII Semana da Cultura Caiçara e Congada de São Benedito foi realizada com sucesso e movimentou o arquipélago durante os quatro dias de celebração, mesmo com a chuva aparecendo em alguns períodos. A comemoração faz parte do Calendário Integrado de Eventos da cidade que, além de fomentar o turismo, resgata a cultura e as raízes caiçaras, contribuindo para que a mais tradicional manifestação cultural de Ilhabela, a Congada, não desapareça da história.

O secretário de Cultura, Nuno Gallo, ressalta que a promoção da Semana Caiçara trouxe a oportunidade para moradores e turistas, que não conheciam a vida e cultura dos moradores tradicionais da cidade, conhecerem fielmente o ritmo de vida e a simplicidade desse povo. “A Semana da Cultura Caiçara e Congada de São Benedito foi, de fato, um sucesso. Durante todos os dias de celebração tivemos grande presença de público. Apresentamos elementos como a casa caiçara de pau-a-pique, fogão de lenha, objetos antigos, lendas, palestras, contação de histórias, além de todas as práticas religiosas para que, quem não conhecesse, pudesse ter um pouco de acesso à nossa cultura”, completou Gallo.

O primeiro dia de festividades, quinta-feira, 18, foi marcado pela cerimônia de abertura do evento que trouxe atrações como a Orquestra Jovem de Ilhabela, a Orquestra Popular de Ilhabela e as bandas Mano Bethoveen e Tomcats.

Já o segundo dia de comemorações,19, começou no período da tarde com o levantamento do Mastro de São Benedito e, logo após, a tradicional distribuição do bolo e concertada. Houve também a apresentação de palestra e shows com Bárbbara Rodrigues, Marcelo Batuque e Formação de Quadrilha e Max Pianura, com participação do violinista Robson Miguel.

O sábado, 20, começou bem cedo e recheado de atividades. A Meia Lua e a procissão de São Benedito reforçaram a fé dos congos e demais público presente no santo homenageado. Pouco depois, foi a vez dos congos apresentarem a mais tradicional manifestação cultural da cidade, a Congada, que emocionou os presentes com o 1º baile. Uma pausa foi feita para a Ucharia, e depois os congos animaram as ruas do Centro Histórico com o 2º e o 3º bailes. O dia foi finalizado com shows da banda Forrobodó e Lúcio Neves.

No último dia de festa, domingo, 21, a agenda começou bem mais cedo que o dia anterior. Às 6h aconteceu a Alvorada Festiva, seguida pela Meia Lua e procissão, além da Missa dos Congos. O 1º baile terminou com grande sucesso de público que compareceu à Ucharia também. Os últimos dois bailes abalaram os sentimentos dos presentes, que apreciavam cada novo movimento dos congueiros. A missa de São Benedito abençoou os fiéis que, depois puderam se entreter com shows de Pedrinho e convidados e Geraldo Azevedo.

Durante todos os dias o público se encantou ainda com a Casa Caiçara, reprodução feita com muito carinho pela Secretaria de Cultura e Fundaci, que representou como são as moradias dos caiçaras tradicionais: feitas de pau-a-pique, fogão de barro, objetos antigos e iluminadas por velas, porém muito aconchegantes. Uma simplicidade que maravilhou quem nunca havia visto de perto.

Outras atrações presentes e que foram amplamente elogiadas foram as apresentações teatrais que retrataram a vida dos caiçaras e as rodas de conversas com os próprios moradores das comunidades tradicionais. Essa última atração foi realizada na Casa Caiçara pelos contadores sr. Bidico e sr. Adilson, que interagiram com os ouvintes contando suas histórias do dia a dia nas comunidades, como a alimentação advinda do trabalho braçal dos mesmos e os modos de subsistência. Entre os espectadores mais atentos estavam o prefeito Márcio Tenório (caiçara da comunidade tradicional da Praia da Fome), o secretário Nuno Gallo e o contador de histórias e professor, Adriano Leite.

“Foram dias emocionantes onde partilhamos muitas histórias que vivenciamos em nossa ilha. São experiências que formam o nosso povo que, em sua simplicidade, sempre lutou, trabalhou e se fez presente no desenvolvimento de Ilhabela. Por isso a importância em manter viva toda essa tradição que não vamos deixar cair no esquecimento. Vamos sempre desenvolver e incentivar a prática da cultura caiçara”, disse o prefeito.

Toda a Semana da Cultura Caiçara e Congada de São Benedito foi uma realização da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e Fundaci.



PMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...