sexta-feira, dezembro 26, 2014

Operação Verão reforça em quase três mil o efetivo no litoral de SP

 governador Geraldo Alckmin lançou neste sábado (20), em Santos, a Operação Verão 2014/2015, que reforçará com 2.936 policiais civis e militares quinze cidades dos litorais norte e sul do Estado. O evento foi na Avenida Presidente Wilson. A Operação começa dia 26 de dezembro e vai até 18 de fevereiro do ano que vem.
Foto: Diogo Moreira


Além do vice-governador, do deputado federal Márcio França e do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, o evento contou com autoridades policiais como o coronel Ricardo de Jesus, comandante do Comando de Policiamento do Interior de Santos (CPI-6), o delegado Aldo Galiano Junior, diretor do Departamento de Polícia Judiciária de Santos (Deinter 6) e o coronel Rogério Duarte, que é o coordenador operacional do Corpo de Bombeiros na região.

Polícia Militar

2.542 policiais militares serão enviados a 15 cidades do litoral norte e sul: Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Iguape, Ilha Comprida, Cananéia, Santos, Guarujá, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, São Vicente, Praia Grande. O policiamento contará com as unidades especializadas - Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Comando de Operações Especiais (COE), Polícia Rodoviária e Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRPAe).

No anúncio, o governador destacou o uso, pela primeira vez na Operação Verão, das Plataformas de Observação Elevadas (POEs): “Nelas, o policial consegue ver a três quilômetros de distância o que esta acontecendo. Essas plataformas ficarão em Santos, no Guarujá, em São Vicente e na Praia Grande”. Até então, elas só haviam sido usadas na Copa.

A proteção de banhistas também está incluída. Para prevenir acidentes nas praias e evitar afogamentos, o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) realiza, desde o último dia 13, a Operação Praia Segura, que vai até 23 de abril.  Estão envolvidos 1.594 guarda-vidas e 49 bombeiros. Dos guarda-vidas, 534 são fixos e atuam no litoral, 800 foram contratados pelo Governo do Estado para atuação temporária, 200 foram contratados por tempo determinado pelas prefeituras e outros 60 são frutos de parceria com a Petrobras. Na ação, são empregadas 22 unidades de resgate aquático, 40 botes infláveis, 30 motos aquáticas para o salvamento no mar, 21 quadriciclos, cinco lanchas e um navio de salvamento e combate a incêndio.

Para as cidades contempladas pela Operação, as polícias enviaram o apoio de 64 viaturas no Litoral Norte e 134 no Litoral Sul e Vale do Ribeira.

O patrulhamento nas rodovias que levam à Baixada está sendo reforçado e chegará a mais de 200 PMs até o final deste ano.

Polícia Civil e Científica

A Polícia Civil vai reforçar o trabalho nas delegacias com o envio de 394 policiais. Todas as unidades dos municípios envolvidos contarão com atendimento de plantão 24 horas, com presença e coordenação de delegados.  Durante a Operação foram suspensas as férias e licenças prêmios.

Nas unidades da Polícia Técnico Cientifica, todas as carreiras, incluindo as administrativas, estarão de sobreaviso para que o atendimento não seja prejudicado em caso de aumento de demanda.  

Henrique Pires

Fonte: Secretaria de Segurança Pública

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...