quarta-feira, dezembro 24, 2014

Coringa é eleito novo presidente da Câmara de São Sebastião




Fotos: Celso Moraes/ CMSS
 


No último sábado, dia 20, às 19h00, ocorreu a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de São Sebastião, biênio 2015/2016, e, com oito votos, o vereador Luiz Antônio de Santana Barroso (Coringa) foi eleito presidente.
A mesa diretora também contará com o parlamentar Marcos Antônio do Carmo Fuly, que foi eleito vice- presidente; Jair Pires eleito 1º secretário e Ercílio de Souza eleito o 2º secretário.
Após a votação, o vereador Ernaninho elogiou a forma como foi conduzida a eleição da nova Mesa Diretora, destacando a disposição dos candidatos em manter o diálogo na busca de  consenso.
No seu discurso, o vereador ressaltou que será um biênio difícil por causa das eleições municipais em 2016.
Já o parlamentar Simei Ferreira parabenizou os eleitos e deixou uma mensagem de paz para o próximo ano.
O vereador Edivaldo Pereira Campos, o Teimoso, ressaltou que votou no parlamentar José Reis para presidente porque tinha dado a sua palavra há dois anos.
“Nós perdemos a batalha, mas a guerra jamais!”, disse.
O vereador Reinaldinho Moreira também ressaltou que ocorreram inúmeras conversas antes da eleição da mesa diretora. “O meu objetivo é que o legislativo seja independente não só na teoria”, afirma.
O parlamentar Onofre Neto disse que nesta eleição não teve perdedores, mas uma vencedora que foi a democracia. “Quem faz o legislativo independente não é só o presidente, mas todos os vereadores. Os poderes devem ser independentes, mas também harmônicos”, ressaltou.
O vereador Jair Pires acrescentou que a expectativa na administração do presidente Coringa é grande. “O objetivo é a independência do executivo”, disse.
O vereador Professor Gleivison alertou para a importância de se acompanhar a política o tempo todo e não apenas no período eleitoral.
“Eu aprendi que a política é a arte de cobrar e ceder, isso se quiser sobreviver. Eu votei no Coringa porque apesar de ter sido líder do governo as nossas discussões sempre paravam no campo das ideias”, disse.
Professor Gleivison também elogiou a postura dos oito vereadores que juntos decidiram a composição da Mesa Diretora para o próximo biênio. “Muitos abriram mão de estar na mesa diretora para manutenção do grupo”, disse.
Os vereadores Marcos Fuly, eleito vice- presidente, e Ercílio de Souza, eleito 2º secretário, agradeceram o presidente Marcos Tenório pela infraestrutura de trabalho e postura administrativa.
“A amizade e o respeito permanecerão”, disse Fuly.
O parlamentar José Reis, que obteve quatro votos para presidente, concluiu dizendo que eleição faz parte do processo democrático. “Eu busquei votos entre os vereadores, se fosse entre o povo talvez o resultado fosse diferente e eu fosse eleito”, disse.
Reis também ressaltou que o prefeito não interferiu no resultado da eleição porque estavam concorrendo ao cargo de presidente dois vereadores da base.
“Eu fui alertado para a dificuldade que é ser presidente da Câmara no segundo biênio, considerando que os anteriores tiveram problemas, mas eu achava que era o momento correto para estar neste cargo e adquirir mais experiência administrativa. Foi a vontade de Deus e não tenho mágoas”, garante.
O vereador Coringa, eleito novo presidente da Câmara Municipal, lembrou dos ensinamentos do seu pai e disse que deve o que é a ele. Agradeceu a vereadora Solange Ramos, a quem se referiu como sua 2ª mãe. “Não há derrotados ou vencedores, eu vou buscar a união dentro da Câmara”.
Coringa afirmou que vai tentar fazer uma boa administração, igual à anterior e para isso trará a sua equipe de volta, com algumas reformulações. “No dia 1º de janeiro, eu já estarei trabalhando com a minha equipe. A Câmara é uma casa política e pretendo dar oportunidade para que todos possam dar as suas opiniões”, disse.
Presidente da Câmara até o dia 31 de dezembro, o vereador Marcos Tenório, que está no segundo mandato, afirmou que não acredita que política seja uma carreira e que já cumpriu o seu papel como parlamentar.
Tenório acredita que, como presidente, deveria ter criado um projeto para alterar a forma como é realizada a eleição da Mesa Diretora para evitar tanta expectativa, citando como exemplo o modelo adotado na Câmara de Caraguatatuba, onde são apresentadas chapas.
Em seu último discurso como presidente da Casa Legislativa, Marcos Tenório ressaltou que, apesar de algumas críticas dos vereadores, tentou ser justo com todos, mesmo com aqueles que não votaram nele para o cargo.
Tenório afirmou que o novo presidente Coringa encontrará a Câmara em uma situação administrativa e financeira melhor.
Sobre a sua administração, o presidente lembrou que nos dois anos do seu mandato foram votados projetos polêmicos, mas afirma que atuou para preservar a imagem da instituição Câmara.
“Não é justo achar que o direito de expressão vai transformar a Casa de Leis em uma bagunça, mas em nenhum momento eu cerceei a liberdade do vereador”, disse.
O presidente também ressaltou que uma das decisões mais difíceis que teve que tomar foi com relação à perda de mandato da ex- vereadora Solange Ramos.  
“Eu fiz o possível, agradeço à minha equipe, aos funcionários da Casa, os vereadores e espero que a harmonia continue no próximo biênio”, concluiu.

Fonte: CMSS

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...