EIA/Rima do Contorno Sul minimiza desapropriações
Caraguá protocolou lista de reivindicações durante audiência pública no Teatro Mario Covas
Na noite da última quarta-feira
(16/05/2012), o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) promoveu a
terceira audiência pública para discutir o projeto do Contorno Sul de
Caraguatatuba e São Sebastião, de responsabilidade do DER (Departamento
de Estradas e Rodagem) e da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário). A
reunião contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas.
Foto: Sérgio Inoue/PMC |
O público conferiu as alterações no
Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do empreendimento que
integra a construção da Nova Tamoios. Durante o encontro, que durou
aproximadamente três horas, os técnicos responsáveis pelo projeto
apresentaram algumas novidades que foram incluídas no documento como a
diminuição de interseções no trajeto (de cinco para quatro), túneis (de
sete para quatro) e desapropriações de imóveis (de 864 para 644).
Segundo a diretora da JGP Consultoria,
Ana Maria Iversson, o EIA/Rima do Contorno Sul buscou uma alternativa de
estrada que ligasse um município ao outro e não atendesse somente o
deslocamento de moradores entre os bairros que cortam a Rodovia
Rio-Santos (SP-55). Ela ressaltou que na explanação do traçado no início
do ano, os dados eram de 2005, ano em que começaram os estudos para
posterior apresentação do EIA/Rima. Após as audiências no início de
2012, o corpo técnico responsável pelo projeto atualizou os mapas com
imagens de 2009.
Também houve mudanças nos acessos pela
SP-55 à estrada do contorno. As ligações serão com os bairros Ponte
Seca, Jardim Gaivotas, Enseada e Porto de São Sebastião. Há
possibilidade de acesso via marginais na Estrada do Rio Claro, Pegorelli
e Jaraguá. Ana Maria ressaltou que a Ponte Seca receberá um trevo que
irá direcionar os motoristas para a nova estrada. “Com as alterações
propostas conseguimos diminuir o impacto de desapropriações de
edificações nesse bairro, mas esse número poderá cair mais ainda”,
afirmou.
O EIA/Rima prevê ainda cerca de mil
empregos diretos e que 70% da mão-de-obra contratada seja da região de
Área de Influência (Caraguá, São Sebastião e Ilhabela).
Prefeito protocola ofício com solicitações ao projeto do Contorno
O
prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, protocolou durante a
audiência pública o Ofício 172/2012, com solicitações e contribuições de
vários segmentos da sociedade civil e secretarias municipais, com um
estudo preliminar de alterações no projeto do Contorno Sul e obras
complementares para melhorar o projeto e garantir que tenha andamento
dentro do que está planejado no Plano Diretor do município.
Para chegar até o texto final do
documento, o Governo Municipal, conselhos, associações de engenheiros e
arquitetos, comerciantes e munícipes analisaram a proposta apresentada
para o trecho 1 do Contorno Caraguatatuba – São Sebastião.
Antonio Carlos ressaltou que sempre
quando havia discussão sobre a Rodovia dos Tamoios, falava-se em abrir a
boca do funil até chegar ao litoral. “O governador Geraldo Alckmin se
sensibilizou com a necessidade que temos de novas estradas e agora
priorizou os Contornos Sul e Norte antes da execução das obras do trecho
de serra da Rodovia dos Tamoios. Quero dizer aos moradores,
principalmente da Ponte Seca, que o número de desapropriações foi
reduzido, mas a obra terá que acontecer. A prefeitura será facilitadora
do empreendimento e dará suporte necessário para que os proprietários
também tenham seus direitos assegurados”, explicou.
Com relação à compensação ambiental do
empreendimento, o prefeito de Caraguá sugeriu aos técnicos responsáveis o
desassoreamento e enrocamento de alguns rios da cidade, a recuperação
de um aterro de lixo na área da Fazenda Serramar e a inclusão do Parque
Natural do Juqueriquerê, no bairro Morro do Algodão.
Próxima audiência – O
Conselho Estadual do Meio Ambiente promove na próxima segunda-feira
(21), em São Sebastião, a quarta audiência para discutir o EIA/Rima do
Contorno Sul. O encontro será no Teatro Municipal, a partir das 18h.
De acordo com o Consema, em até cinco
dias úteis após a última audiência agendada, os interessados ainda
poderão protocolar sugestões e adaptações ao projeto por correspondência
registrada, protocolo no Departamento de Avaliação de Projetos da
Cetesb, ou via e-mail no endereço iett@cetesbnet.sp.gov.br.
Contorno Norte – O
Consema já agendou para o dia 5 de junho, em Caraguá, a partir das 17h, a
audiência pública para discutir o Contorno Norte, que ligará o
município até Ubatuba
Confira abaixo as solicitações de Caraguá protocoladas na audiência pública
1 - Vias marginais com ciclovia e calçamento para pedestres na extensão dos núcleos Jaraguazinho e Rio do Ouro;
2 - Revisão de alternativa de
intersecção de acesso de Caraguatatuba aos contornos Norte, Sul e
rodovia SP-99 Rodovia dos Tamoios;
3 - Vias marginais com ciclovia e
calçamento para pedestres na extensão dos núcleos Itaúna, Gaivotas e
Tinga; Elevação de rodovia para travessia entre núcleos urbanos com
maior segurança e garantia de acessibilidade;
4 - Intersecção para interligação de
acessos do Contorno com a Rodovia SP-55 e a Praia (Avenida Geraldo
Nogueira) em trecho de expansão urbana e área consolidada, no eixo Norte
e Sul do Município; Duplicação do trecho de interligação do referido
acesso, pois este virá a ser a principal via de comunicação com a malha
urbana local;
5 - Manter as alças de acesso previstas
na Fazenda Serramar, em especial a ligação da UTGCA (Unidade de
Tratamento de Gás de Caraguatatuba) ao contorno;
06 - Intersecção com a área consolidada do Loteamento Golfinho;
7 - Garantia do acesso e travessia elevada sobre a estrada do Rio Claro;
8 - Acesso a via urbana com travessia sem acesso da rodovia para região da encosta;
9 - Continuidade da duplicação até a
intersecção 08 (Pegoreli) e interligação da via do contorno até SP55
pela Avenida José Geraldo Fernandes da Silva Filho.
Estudo Preliminar de alterações, obras complementares sugestões
CONCEITOS BÁSICOS
• Diminuir o impacto das
obras de arte na Intersecção Caraguá-Ubatuba sem subtrair a
funcionalidade do fluxo, preservando as avenidas locais, inclusive a
ponte existente (Av. Jair Nunes)
• Possibilitar o
escoamento dos bairros pelos fundos, próximos ao traçado do contorno
pelas rotatórias constantes da atual proposta, fracionando o fluxo de
veículos desses núcleos densos evitando a utilização da Av. José
Herculano
-> Evitar conflitos das intersecções nos:
Núcleo Urbano no entorno do Terminal Rodoviário, Supermercado Shibata, CREMI, Vila Dignidade, Centro Vida do Idoso
• Remanejar a
elevação principal para trás do Hipermercado Shibata, aproximando as
obras de arte da encosta do morro conforme projeto sugerido
Atendimento ao fluxo de tráfego sem cruzamentos com vias locais:
-> UTILIZAÇÃO DE PARTE DA ÁREA DO MORRO DO PREÁ PARA ESTABILIZAÇÃO DA ENCOSTA DEVIDO ÀS SEGUINTES CONDICIONANTES:
• Área de alto risco com ações judiciais para solução
• Alto grau de degradação paisagística como Portal da Cidade
• Soluções múltiplas:
jazida necessária à obra (minimizando custos altíssimos de aterros),
correção da encosta, revitalização urbana-paisagística, otimização na
operacionalidade da obra, preservação da área objeto.
.
Obras complementares:
Implantação de avenida marginal (com ciclovia e passeio) da Intersecção até a Vila Marcondes
Respeitar as transposições de
cursos d’águas (córrego, rio, ribeirão e valas de drenagem) de modo a
garantir e controlar o escoamento da drenagem superficial a montante da
estrada.
Localização de Praças de Pedágio que não impeçam a circulação da população local e não transfira o fluxo para a área urbana.
Conflitos a serem evitados
- Acesso do Bairro Rio do Ouro – Rua Principal X Rodovia
- Acesso Rio do Ouro, Caputera e Ponte Seca pela Jair Nunes sem Interrupção – Obra Nova;
- Traçado da linha de Alta Tensão se usado, definir alteração que poderá gerar novas desapropriações;
- Garantia do acesso de carga e descarga do Hipermercado Shibata;
- Acesso viário Vila Dignidade, Saúde, Sabesp sem confinamento na rodovia;
- Evitar confinamento de ruas do Jardim Jaqueira.
- Fonte: PMC
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