quinta-feira, setembro 03, 2009

Artes
Começam as inscrições para o 9º Fest Art

objetivo de incentivar a inteiração de alunos com os professores e coordenadores, e ao mesmo tempo criar laços de amizade entre os estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino, ocorrerá em outubro, mais uma edição do Fest Art, cujas inscrições já estão abertas no Teatro Municipal de São Sebastião.

Segundo informações do idealizador do Fest Art, Carlos Pallmer, o festival que normalmente ocorre em outubro, devido aos problemas provocados pela disseminação do H1N1, a exemplo da suspensão das aulas, foi transferido para o período de 16 a 19 de novembro. “Este trabalho também tem por meta resgatar a auto-estima dos alunos e despertar o interesse pela pesquisa no campo cultural, artístico, educacional por meio da própria arte”, explicou o jornalista e professor.

Diretor e ator profissional, Pallmer – responsável pela direção de 40 peças e outras 20 encenadas na capital paulista – enfatizou já ter tido grandes nomes do teatro nacional nas bancas de júri, como Ester Góes, Sérgio Mambert e Lígia de Paula Souza, presidente do Sindicato dos Artistas do Estado de São Paulo. “Na época de sua criação, São Sebastião não contava com projetos deste porte e acabamos por desenvolver com apoio da Secretaria de Educação o curso de teatro para professores por sentir a necessidade de ampliar os grupos teatrais nas escolas; foi assim que nasceu o Fest Art, aberto também para escolas convidadas”, acrescentou.

De acordo com ele, a edição do festival para este ano ocorrerá em uma única etapa. “Nos anos anteriores a média de participação girou em torno de 58 escolas, cerca de 80 peças e aproximadamente 6 mil alunos entre público e atores propriamente dito”, disse Pallmer, observando ser o espetáculo aberto somente às escolas.

Para participar do Fest Art, as escolas devem escolher o texto e o elenco para a encenação de uma peça com duração de 25 minutos a 35 minutos. Os grupos serão divididos em quatro categorias: Mirim, Infantil, Infanto Juvenil e Adulto. “De cada categoria serão escolhidos os melhores atores e estes, premiados com uma viagem para a capital paulista com intuito de assistirem a uma peça teatral”, salientou Carlos Pallmer.

Ele, que recentemente dirigiu a peça “Paixão de Cristo”, encenado por 120 atores e assistida por mais de 10 mil pessoas em Caraguatatuba, trabalha atualmente em outro projeto na Fundacc (Fundação Cultural de Caraguatatuba), à frente da direção da peça “Uma noite de verão”, de William Shakespeare. Trabalho este que foi convidado a apresentar no Teatro Municipal de São Sebastião pela secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, nos dias 19 e 20 de outubro. “Uma noite de verão”, uma adaptação de Rafael Sammarco Branco Júnior, conta ainda com os trabalhos de Sara Fernandes Matrigrani (assistente de direção), Ana Paula (produção), Rodolfo Sierra Sammarco e Natália Fernandes Pereira (trilha sonora), e deve estrear no Teatro Mário Covas, no dia 9 de novembro, com reprise no dia 10. “Em São Sebastião, dez por cento da arrecadação da bilheteria será revertida ao Fundo Social de Solidariedade”, lembrou o diretor.

Serviço: As inscrições para o Fest Art encerram no dia 30 de setembro. As escolas interessadas devem se inscrever no Teatro Municipal. Os ingressos poderão ser trocados por um litro de leite longa vida, a ser revertido para o Fundo Social de Solidariedade. Outras informações pelo telefone (12) 3892-4462 com Carlos Pallmer, coordenador do Festival de Teatro Estudantil.

Fonte: PMSS

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...