sexta-feira, setembro 18, 2009

Foto: PMSS












Mutirão

São Sebastião terá centenas de voluntários no Dia Mundial de Limpeza das Águas

A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) vai participar ativamente do Clean Up Day, o dia Mundial de Limpeza das Águas, que será comemorado neste sábado (19/09). A secretária da Semam, Traud Rossi informou que um mutirão de limpeza vai acontecer entre 08h e meio-dia nas cerca de 30 praias do município além das áreas de mangue. O evento vai mobilizar centenas de funcionários da prefeitura, da empresa Ecopav, além de militantes de ONGs - Organizações Não Governamentais - ligadas ao meio ambiente e integrantes de Sociedades Amigos de Bairros de todas as regiões de São Sebastião.

“Convidamos pessoalmente os vários segmentos da sociedade civil organizada para estarem conosco nesta data que é de fundamental importância para todo o planeta. Enquanto poder público não nos omitimos e procuramos dar o exemplo ressaltando sempre a necessidade de preservarmos o nosso raro ecossistema, sem dúvida, um dos bens mais preciosos de todo o município”, comentou a secretária Traud Rossi.

O mutirão de limpeza não ficará restrito à areia das praias. Os servidores públicos e voluntários irão remover os entulhos também da área do Mangue do Araçá, no Topovaradouro, região central e ainda de todas as bocas de rios que deságuam nas praias e costões sebastianenses. No Araçá, além da limpeza vai ocorrer também uma aula de yoga com a professora Cecília Nogueira.

Histórico

O Dia Mundial de Limpeza do Litoral (Clean Up Day) é comemorado anualmente, em cerca de 120 países, sempre na terceira semana de setembro. A data já se transformou em um dos eventos ambientalistas internacionais mais conhecidos, participativos e efetivos do mundo.
O mega mutirão de limpeza dos mares e rios vem ajudando a diminuir um dos maiores problemas ambientais da atualidade, representado pelas crescentes montanhas de resíduos produzidos pelas sociedades modernas de consumo. Os oceanos estão cheios de detritos sólidos, que não só deixam os litorais e praias sujos e poluidos como, principalmente, podem provocar uma significativa mortandade de inocentes animais marinhos.


O Clean Up Day é apoiado pelo PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Quase dois terços de todo o lixo que é encontrado pelos voluntários é algum tipo de detrito não degradável a curto prazo. São canudinhos, pontas de cigarro, tampinhas, sacos plásticos, chinelos. Tudo largado na areia, representando para a fauna marinha o maior percentual de materiais ambientalmente perigosos.


Restos de redes, linhas de pesca, cordas e sacos plásticos abandonados no mar permanecem nesse ambiente por muitos anos, por sua baixa biodegradabilidade, e acabam vitimando inúmeros animais que se enroscam e acabam morrendo por asfixia ou por inanição. Peixes, aves, focas, tartarugas e golfinhos podem confundir os detritos que ficam boiando no mar com lulas, águas-vivas e outros alimentos que formam parte de sua dieta. Golfinhos já foram encontrados com o estômago cheio de lixo que veio das cidades.


A ponta de cigarro, o item mais coletado no mundo todo por oito anos consecutivos, tem ocasionado a morte de inúmeros animais que a confundem com ovas de peixe e a engolem. O mesmo ocorre com os sacos plásticos. Um saco plástico à deriva no mar é facilmente confundido com uma água-viva, componente alimentar de várias espécies de tartarugas-marinhas. Engolindo um saco plástico, a tartaruga pode morrer por asfixia.

Fonte: PMSS

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...