quarta-feira, setembro 30, 2009


Foto: PMSS






Fé e Cultura


Congadeiros festejam em São Sebastião


A Prefeitura de São Sebastião realizará a partir da próxima quinta-feira, dia 1º de outubro, por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), em parceria com a Associação Cultural Congadeiros do Bairro de São Francisco, a 2ª Festa do Congadeiro. Na programação, levantamento do Mastro de São Benedito, visita ao Sítio Arqueológico no bairro São Francisco, procissões religiosas e encontro de grupos folclóricos.

A parte religiosa do evento terá início com o tríduo em louvor a São Francisco e São Benedito na paróquia Nossa Senhora do Amparo; como o próprio nome já diz, serão três dias neste mesmo propósito a partir das 19h, de quinta-feira. No domingo 4, às 19h, será celebrada missa festiva em louvor aos dois santos e às 20h, benção e procissão do mastro de São Benedito pelas ruas do bairro. Na segunda 5, às 17h, será celebrada missa em ação de graça a São Benedito, no Convento das Irmãs.

Na próxima terça-feira 6, haverá missa em louvor a Santo Antonio, também na paróquia Nossa Senhora do Amparo, às 19h, com distribuição de pães. Já de 9 a 11 de outubro, às 19h, será realizado o tríduo à Nossa Senhora Aparecida na capela de Nossa Senhora Aparecida e São José, no Morro do Abrigo. Ainda no dia 11, às 9h30, na mesma paróquia, será celebrada missa afro com o padre Alessandro, de acolhida aos grupos folclóricos que participarão do festival.

As festividades culturais começarão às 20h do domingo 4, com o levantamento do Mastro de São Benedito na praça da Figueira, no bairro São Francisco, região central da cidade. Na segunda 5, haverá palestra educativa para crianças na Emei Chapeuzinho Vermelho, às 9h. Para o dia 7, os organizadores agendaram uma visita monitorada ao Sítio Arqueológico no São Francisco com local de encontro às 7h, na Praça dos Fortunatos. Já de 9 a 12 de outubro, na Praça da Figueira, será realizada a 2ª Festa do Congadeiro com abertura às 18h. Ás 19h haverá roda de capoeira seguido do espetáculo “Caiçaríssimo”, com canções, poemas e causos caiçaras interpretados por Neide Palumbo. Às 21h apresentação da Folia de Reis Raízes do Litoral, de Ilhabela e às 22h apresentação do show “Músicas que o povo gosta” com o grupo Raízes do Litoral.

A mesma praça servirá de palco, no dia 10, para o 1º Encontro Municipal de Cultural Tradicional, criação do Núcleo de Cultura Tradicional e panela de barro, às 14h; exibição do filme “O dia em que o santo pecou”, Roda de Capoeira, às 19h; apresentações dos grupos Caiapó – Pontal da Cruz, Descendentes de Rua e Folia de Reis – Pontal da Cruz, às 19h30, 20h30 e 21h, respectivamente, além da peça teatral “O dia em que o santo pecou”, às 21h30, e de show musical às 22h30.

A festa continuará a partir das 9h do dia 11 com o 1º Encontro de Grupos Folclóricos de São Sebastião, com concentração na praça do Convento Nossa Senhora do Amparo. Às 11h haverá desfile dos grupos folclóricos pelas ruas do bairro; às 13h acontecerá a “ucharia” (distribuição de almoço aos presentes), na praça da Figueira seguida, às 15h, das apresentações de moçambiques, caiapós, jongo e folia de reis. O artesanato caiçara, canoa, panela de barro, serão expostos aos presentes. Às 19h, o professor Geraldo de Buta fará um recital de poesias; às 20h, a Congada de São Benedito entrará em cena antecedendo o espetáculo musical com a Orquestra de Viola Caipira de Carguatatuba e o show com o Papo de Samba, às 22h.

Uma missa, seguida de procissão em louvor à Nossa Senhora Aparecida, marcará o encerramento do festival na noite do dia 12 de outubro no Morro do Abrigo, com início às 19h.

Serviço: Vagas limitadas para visita monitorada; confirmação pelo telefone 8173-3162


Fonte: PMSS



Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...