domingo, julho 09, 2017

Exposição “Maria Mãe de Todos” chega a Justiça Federal de Caraguatatuba

Fotos: Divulgação/Fundacc


 
A exposição “Maria Mãe de Todos”, que traz diversas imagens de santos feitas de cerâmica criadas pelo artista plástico, Carlo Cury, chega ao prédio da Justiça Federal de Caraguatatuba. A mostra ficará aberta para visitação pública até o dia 3 de agosto.
O prédio fica localizado à rua São Benedito, 39, no Centro da cidade e recebe a exposição no saguão principal, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. São, ao todo, 10 santos representados em 12 peças de argila que tratam da religiosidade e da materialidade da fé popular em Maria.
A coordenadora de Artes Plásticas da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Gláucia Fernandes, explica que a exposição já passou por São José e agora volta a Caraguatatuba. “Essa exposição vem mostrar as faces de Maria, popularmente e carinhosamente chamada de Mãe”, afirma.
Carlo Cury destaca que surgem na cerâmica - como um rico caminho para criar mecanismos visuais nos quais se pode aprofundar o diálogo com aquilo que se costuma chamar de realidade - produção de peças figurativas de diversos santos católicos.
“Estão presentes nas peças os elementos iconográficos referentes a cada santo e por vezes as imagens recebem ornamentos como mantos, coroas e broches”.
O ceramista e artista plástico de Caraguatatuba é formado em Arquitetura pela Faculdade Belas Artes de São Paulo. Mas foi nas artes plásticas que construiu carreira, com uma extensa produção. O desenho foi uma de suas primeiras formas de expressão.
Em 2011 descobriu a cerâmica como um rico caminho para criar mecanismos visuais nos quais pode aprofundar seus diálogos com o tridimensional, com participação em exposições coletivas.
Em 2012 participou da formação do Grupo Ubuntu – Caraguatatuba, que reúne artistas plásticos na linguagem tridimensional. Este grupo desenvolve projetos coletivos como o “Projeto Origens”
Tem realizado pesquisas sobre cerâmica de povos nativos no Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul e São Paulo, visitando museus (arqueologia) e aldeias indígenas.
O Ateliê de Carlo Cury integra a Rota da Cerâmica elaborada pela Fundacc e fica na rua Bartolomeu Bueno da Silva, 1.231, bairro Martim de Sá, em Caraguá.
Serviço
Exposição Maria Mãe de Todos
Período - 3 de julho a 3 de agosto de 2017
Horário – de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.
Entrada: Gratuita
Local:  Justiça Federal de Caraguatatuba
Endereço: São Benedito, 39, Centro.

Fundacc

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...