segunda-feira, março 06, 2017

PROCONS ALERTAM CONSUMIDORES SOBRE O SAQUE DO FGTS


O governo federal divulgou nos últimos dias o calendário de saque das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS e com a mudança nas regras para o saque, passam a ter direito a sacar o dinheiro os trabalhadores que têm saldo em uma conta inativa até 31 de dezembro de 2015.

A medida, que objetiva injetar dinheiro na economia, trouxe algumas preocupações para os órgãos de defesa do consumidor, especialmente em relação aos correntistas da Caixa Econômica Federal, cujo crédito será automaticamente depositado em conta poupança e também em relação àqueles trabalhadores que optarem pela transferência dos recursos para suas respectivas contas em outras instituições financeiras.

De acordo com André Batelochi, Chefe de Divisão do Procon de São Sebastião, “no momento em que os valores do FGTS forem depositados e em havendo débitos em aberto, os mesmos serão imediatamente destinados à cobertura das dívidas, procedimento ilegal, uma vez que tais recursos têm natureza alimentar, assim como o salário, não podendo ser bloqueados para quitação de débitos”, avalia.

Portanto, os consumidores devem ficar atentos e, se tal procedimento ocorrer, deverão buscar o desbloqueio dos valores junto aos agentes financeiros e, não havendo solução espontânea, deverão registrar uma reclamação na plataforma www.consumidor.gov.br ou no Procon de São Sebastião, pelos seguintes canais de atendimento: na Rua Capitão Luis Soares, 491, sala 01, Centro.

O Procon de  São Sebastião orienta ainda que a utilização desses recursos deve ser uma escolha do consumidor, que poderá, é claro, negociar seus débitos com os bancos, buscando a melhor saída para sua situação financeira.

  

CRONOGRAMA DE PAGAMENTO CONTAS INATIVAS

INÍCIO                          TRABALHADORESNASCIDOS EM:
10/03/2017.......................Janeiro e Fevereiro
10/04/2017.......................Março, Abril e Maio
10/05/2017.......................Junho, Julho e Agosto
10/06/2017.......................Setembro, Outubro e Novembro
10/07/2017.......................Dezembro

Informações:  www.caixa.gov.br/contasinativas 

PMSS

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...