segunda-feira, março 06, 2017

Apitaço, passeata e palestra sobre o empoderamento da mulher estão entre as ações que acontecem no dia 7 de março em Ilhabela


Fortalecer as mulheres oferecendo a elas instrumentos de alerta e de denúncia contra a violência é o objetivo da campanha “Violência e Apitaço”, que será lançada nesta terça-feira, 7, pela Secretaria de Desenvolvimento Social e pelo Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Ilhabela. A ação faz parte das comemorações ao Dia Internacional das Mulheres e acontece a partir das 14h, no auditório do paço municipal.

Para tratar sobre o tema a palestrante, escritora e conselheira do Conselho Municipal da Condição Feminina de São Sebastião, Priscila Siqueira, falará com as convidadas e abordará também o tema: “Direitos das Mulheres”.

Com o propósito de criar em Ilhabela o Conselho de Direito da Mulher, a vice-prefeita Maria das Graças Ferreira se reuniu recentemente com a palestrante, que está orientando as ações a serem tomadas. “É uma ação muito importante para a cidade e uma maneira de proteger o sexo feminino das diversas violências que muitas mulheres enfrentam no dia a dia”, explicou Gracinha.

Para Priscila Siqueira, o empoderamento das mulheres é a melhor maneira para evitar e denunciar a violência por elas sofrida. “Nossa briga é pautada no empoderamento da mulher. O Brasil é um dos campeões de violência contra a mulher. Nós temos cerca de 13 mortes por dia e, a cada 10 minutos, uma mulher é agredida, casos em sua maioria praticados pelo companheiro ou ex-companheiro. Nossa cultura aceita como natural a violência contra a mulher. Por exemplo, briga de marido e mulher, ninguém mete a colher. Faz parte de toda uma cultura que a mulher seja criminalizada. O papel nosso hoje é de buscar uma sociedade mais justa e igualitária”, justificou.

A abertura oficial está marcada para 14h15 com a presença do prefeito Márcio Tenório, da vice-prefeita Gracinha, das secretárias Nilce Signorini (Desenvolvimento Social) e Stella Salinas (Educação), além da presidente da Câmara, vereadora Nancy Zanato, vereadora Salete Magalhães e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela, Júlia Tenório.

Os participantes serão recepcionados por Giselly Maldonado, violinista e professora da Guarda Mirim de Ilhabela e por funcionárias do Cras. A cantora Norma Nascimento também fará uma apresentação às convidadas.


Programação

Dia 7 de março
13h40 – Recepção com a violinista Giselly Maldonado
14h – Abertura e Apresentação da Mesa Solene
14h15 – Abertura Oficial
14h50 – Palestra “Direitos das Mulheres” com Priscila Siqueira, Conselheira do Conselho Municipal da Condição Feminina de São Sebastião.
15h30 – Rocket Pocket com Norma Nascimento
16h – Respostas às perguntas para Mesa Solene
16h20 – Lançamento da campanha “Violência e Apitaço” em Ilhabela
16h30 – Marcha contra a violência e apitaço

PMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...