sexta-feira, fevereiro 24, 2017

Operação Carnaval: segurança ganha reforço em todo o litoral


Para garantir a segurança de moradores e turistas durante o Carnaval no litoral paulista, a Polícia Militar terá uma operação especial que contará com o reforço de mais 1.901 policiais em 16 municípios dos litorais sul e norte. A ação se estenderá até o próximo dia 3 de março.
Os municípios contemplados são Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Iguape, Cananeia, Peruíbe, Ilha Comprida, Itanhaém, Mongaguá, Cubatão, Bertioga, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba e Caraguatatuba.
A Operação Carnaval destinará 1.220 policiais militares para as cidades da Baixada Santista. Além do efetivo enviado, a região contará com mais 250 policiais militares, que atuam em setores administrativos, e irão para as ruas da região. Os outros 431 serão designados para o litoral norte.
Além do reforço no efetivo, a PM terá o apoio de mais 85 viaturas equipadas com tablets. De dentro do veículo, o equipamento permite aos policiais acessarem bancos de dados criminais.
Cinturão eletrônico

A região conta com um “Cinturão Eletrônico” de câmeras de monitoramento do Detecta, que cobre o litoral do Estado, chegando ao Alto Tietê. O sistema recebe alertas em tempo real sobre roubos e furtos de veículos e outras situações suspeitas ocorridas em vias do litoral paulista e estradas que dão acesso às regiões.

São 390 câmeras OCRs interligadas ao sistema Detecta. Além disso, a região conta com mais 2.334 câmeras de videomonitoramento em municípios e estradas.
O Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) também colocou em operação 16 novas câmeras inteligentes que têm como objetivo aprimorar ainda mais a segurança pública nas vias que ligam a Região Metropolitana de São Paulo ao litoral.
Foto: Edson Lopes Jr
A concessionária Ecovias investiu R$ 3 milhões no novo sistema de videomonitoramento. As imagens dos equipamentos inteligentes serão disponibilizadas para a Polícia Militar Rodoviária e territorial, Polícia Civil, além de serem incorporadas ao sistema Detecta, da Polícia de São Paulo.
As câmeras possuem dispositivo infravermelho e têm recursos de aproximação de longo alcance, além de um software que faz a identificação e alerta de movimentos e pessoas suspeitas nas rodovias, acostamentos e nos entornos do sistema.
Sobre o Detecta

O Detecta é muito mais que um sistema de monitoramento inteligente. Trata-se do maior big data da América Latina, que integra bancos de dados das polícias paulistas (como RDO, Fotocrim, cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran, registro de veículos furtados, roubados e clonados).

Desde o início, os alertas gerados pelo Detecta ajudaram as polícias a prender 3.906 pessoas, interceptar 2.686 veículos e apreender 218 armas de fogo em todo o Estado.

 Do Portal do Governo

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...