sábado, fevereiro 25, 2017

‘GIGANTE’ ESTÁ DE VOLTA PARA REFORÇAR A TRAVESSIA SÃO SEBASTIÃO/ILHABELA

 Um verdadeiro gigante da engenharia naval está de volta para reforçar a Travessia São Sebastião/Ilhabela, a segunda mais movimentada do litoral paulista. A DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A concluiu o processo de reforma e modernização do ferryboat FB-25, com investimento de R$ 5,3 milhões do Governo do Estado de São Paulo. Sozinho, o FB-25 tem capacidade para transportar até 127 veículos e 538 passageiros por hora em cada sentido.
Com 76 metros de comprimento, 17 metros de boca (largura) e 2,5 metros de pontal (altura), a embarcação é a maior da frota da Companhia e uma das maiores do Brasil nesta categoria, em dimensões principais e capacidade de carga.
Apta a transportar até 85 veículos por viagem, o FB-25 passou por uma completa e importante remodelação. Foram 180 dias de trabalho, com o envolvimento de 70 profissionais. Cerca de 120 toneladas de aço foram instaladas, entre chapas, perfis laminados e tubos novos. A embarcação também recebeu 11 mil metros quadrados de nova pintura, com o novo padrão da DERSA, em que o antigo amarelo deu lugar ao branco, com grafismos em azul e cinza.
Duas novidades principais se destacam. A primeira é a instalação de sanitários com acessibilidade, já que esta era a última embarcação desta travessia a não dispor de banheiros. A segunda é a retirada da rampa interna da embarcação, que se apoiava no atracadouro flutuante para a entrada e saída dos veículos. Com isso, o FB-25 passa a ter o mesmo padrão das demais embarcações da Companhia, ou seja, um “quebra-mar” hidráulico, que amplia a segurança dos veículos, protegendo a proa e a popa. Este dispositivo se movimenta quando a embarcação encosta no atracadouro, permitindo o embarque e desembarque de forma mais ágil e segura.
O FB-25 é impulsionado por quatro motores de 360 HP, um dos mais potentes entre as embarcações que atuam nos oito serviços de Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo.
Histórico da embarcação:
O ferryboat FB-25 foi construído em 2006 com o objetivo de atender aos usuários do Litoral Norte. Para cumprir as normas vigentes da Autoridade Marítima, a balsa, inicialmente projetada para transportar 100 veículos e 400 passageiros, teve sua capacidade readequada para 85 veículos e 359 passageiros.
É um grande reforço para a Travessia São Sebastião/Ilhabela, a segunda mais movimentada do Estado, com média diária de 4 mil veículos, 5 mil passageiros, 700 bicicletas e 500 motocicletas. Esta foi a segunda reforma geral realizada no FB-25, que já havia sido totalmente remodelado em 2011.
Serviços para o usuário
Os canais de contato da DERSA para dúvidas, críticas, sugestões e reclamações são os seguintes: ouvidoria@dersa.sp.gov.br e telefone 0800 72 66 300. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. 
Para acompanhar em tempo real as informações das Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo, acessehttp://www.dersa.sp.gov.br/empreendimentos/travessias-litoraneas/ ou o twitter: @travessiasdersa.

DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A 

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...