sexta-feira, novembro 06, 2015

2º Festival Internacional de Música de Caraguá promove Open Class gratuito com músicos renomados neste sábado

Não é necessário realizar inscrição e os alunos
 receberão certificados de participação

O 2º FIMC – Festival Internacional de Música de Caraguatatuba promove neste sábado (7/11), das 14h às 17h, no Auditório Maristela de Oliveira (Rua Santa Cruz, nº 396, no Centro), uma Open Class gratuita com os músicos Aluizio Pontes (Piano), Luis Carlos Siqueira “Chuim” (Bateria), Marcelo Cotarelli (Trumpete) e Sidiel Silveira (Contrabaixo). A aula abordará alguns temas específicos da área, como improviso, técnicas e música prática instrumental. Não é necessário realizar inscrição e os alunos receberão certificados de participação.


Ainda no sábado, após a aula, o público poderá conferir às 19h, na Praça do Caiçara (atrás do Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, no Centro), uma apresentação com o quarteto dos professores da Open Class, e às 20h30, na Praça da Cultura (antiga Praça de Eventos, no Centro), a Orquestra Popular da Ilhabela.
O festival teve início na última quarta-feira (4/11) e segue até o dia 22/11 com uma extensa programação gratuita com mais de 20 atrações, entre apresentações e atividades pedagógicas, em diversos locais da cidade.
O evento tem como objetivo contribuir com a difusão e o fomento da música instrumental, coral e de concerto na região, reunindo alunos, professores e profissionais da área, reconhecidos nacional e internacionalmente, para um intercâmbio de experiências, aprendizados e apresentações artísticas, além de promover a interação com o público. A programação completa pode ser conferida no site www.fundacc.com.br.

Sobre os Músicos

Aluízio Pontes (Piano)
Aluízio Pontes completou 50 anos de carreira como músico. Maestro, arranjador, multi-instrumentista, iniciou os seus estudos de Piano aos oito anos de idade em Caçapava (SP). Aos quinze dedicou-se ao estudo de harmonia, objetivando tornar-se arranjador, e aos dezoito já era maestro. No entanto, estreou como pianista profissional aos dezessete anos. Montou o grupo "Orpheu Negro", dedicado à realização de shows e à animação de bailes com “O Tema da Borboleta”, excursionando por todo o Brasil e outros países. Para o cinema escreveu a trilha sonora do filme "Mulheres, Mulheres" de Jean Garrett e no teatro assinou a direção musical de vários espetáculos, entre eles, "Follias", uma criação e produção de Abelardo Figueiredo estrelada por Suzana Vieira e Pery Ribeiro.

Luis Carlos Siqueira “Chuim” (Bateria)
Foi citado na história da bateria no Brasil pelas revista “Batera & Percussão” e “Mordem Drummer”. É professor do departamento de música na Unicamp e foi convidado para lecionar na Lowa University e no Grinell College (USA) e no Conservatório de Música de Copenhague (Dinamarca). Tocou por toda Europa em festivais na Polônia e Dinamarca. É membro fundador do grupo de percussão do Conservatório do Brooklin Paulista-SP. Apresentou-se com as Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo e Sinfônica de Campinas. Gravou mais de 16 CDs na Europa, Estados Unidos e Japão. Chuim é autor do “Methodo Six Brazilian Rhythm”, editado na Dinamarca.

Marcelo Cotarelli (Trumpete)
Iniciou-se na música em 1980, tocando corneta na fanfarra de sua escola e foi levado por seu instrutor para conhecer a Banda Marcial do Colégio Bilac, que o acolheu e lhe concedeu bolsa de estudo até o colegial por integrar sua banda. No colégio, teve seu primeiro contato com o trompete, a partir daí, iniciou seus estudos com diversos mestres do instrumento. Seu maior mestre foi Settimo Paiolleti. Foi professor de curso de Trompete Popular na Universidade Livre de Música e fez parte por 12 anos do grupo Funk Como Le Gusta. Fundou a "Orquestra Popular de Ilhabela" e lançou seu primeiro CD "Lugar Comum". Participou de mais de 150 CDs de artistas de todo o Brasil e em diversas peças publicitárias vinculadas no Brasil e exterior.

Sidiel Vieira (Contrabaixo)


Contrabaixista e Compositor, iniciou sua trajetória aos 13 anos, passando pela Escola Municipal de Música, Fundação das Artes de São Caetano do Sul e Universidade Livre de Música. Já atuou na Orquestra Jovem Tom Jobim, Banda Jazz Sinfônica de Diadema e na Bissamblazz Big Band, onde acompanhou grandes artistas como Johnny Alf, Alaíde Costa e Dominguinhos. Já atuou ao lado de Airto Moreira, Hélio Delmiro, Raul de Souza, Roberto Menescal, Danilo Caymmi, João Bosco e Roberto Sion, entre outros. Hoje, além de liderar seu quinteto, acompanha Cesar Camargo Mariano, Ed Motta, Romero Lubambo, Ohad Talmor (EUA), Yaniel Matos (Cuba), Dani & Débora Gurgel Quarteto e outros.

Fundacc

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...