segunda-feira, maio 12, 2014

Polícia Militar abre concurso para 2 mil soldados em SP



A Polícia Militar abriu concurso para preencher 2 mil vagas de soldado de 2ª classe para reforçar a segurança nas ruas de São Paulo e o efetivo da corporação.

Foto: Diogo Moreira
As inscrições estão abertas, exclusivamente pela internet, pelo site http://www.vunesp.com.br/pmes1305/   e vão até 6 de junho.  A abertura do processo seletivo foi autorizada pelo governador Geraldo Alckmin.

A PM vai contratar 7 mil policiais militares até o final do próximo ano, com 2.900 novos PMs em 2014 e 4.100 em 2015.

Após aprovados em todas as etapas do concurso, os alunos passam pelo Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, com duração média de um ano, na Escola Superior de Soldados (ESSd).

O curso confere ao formando o grau de Técnico de Nível Superior em Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública. A remuneração inicial para o cargo é de R$ 2.726,38, contando com o adicional de insalubridade de R$ 543,26.

As novas contratações fazem parte das 4.600 vagas para soldados autorizadas em janeiro pelo governador Geraldo Alckmin.

Requisitos

Para concorrer é necessário ter concluído o Ensino Médio, ser brasileiro, ter no mínimo 18 e no máximo 30 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares e não possuir antecedentes criminais.

É preciso também ser habilitado nas categorias “B” a “E”. Se for agente público, não ter respondido ou estar respondendo a processo administrativo. Os homens devem ter no mínimo 1,65 m de altura, e as mulheres 1,60 m.

Provas

Os candidatos serão avaliados em prova escrita, com questões objetivas, e redação. Serão submetidos à avaliação de condicionamento físico, exames de saúde e psicológico, além de passar por um processo de investigação social e análise de documentos e títulos.
Mais PMs

Além desse concurso, estão em andamento outros dois processos seletivos para o cargo de soldado de 2ª classe, com 2.000 vagas, e para aluno oficial, com 220 vagas.

A Polícia Militar formou 1.190 novos soldados para reforçar o policiamento nas ruas. Os policiais integrarão o Comando de Policiamento para a Copa (CPCopa) e depois serão distribuídos para unidades de todo o Estado. Os novos soldados foram preparados durante um ano na Escola Superior de Soldados (ESSd). No total, o CPCopa terá um efetivo de 4.625 PMs.

Em novembro do ano passado, São Paulo ganhou mais 1.170 novos soldados.

Outra medida que vai intensificar o policiamento nas ruas é a criação de 5.000 cargos de oficiais administrativos, que substituirão gradativamente soldados temporários ao fim de seus contratos.
Com as nomeações, policiais que atuam nas ruas não precisarão ser remanejados para as funções administrativas. Os oficiais administrativos serão civis – uma inovação na gestão da Polícia Militar que permite a concentração dos militares nas atividades fim. As contratações se darão por meio de concurso público.

Juliana Chijo

Da Secretaria de Segurança Pública

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...