domingo, maio 22, 2011


Proerd: 13 anos ensinando crianças sobre o perigo das drogas
O programa formou cerca de 5.800 alunos só em 2010

Foto: Ian Fori/PMC
Desde 1998 nas quatro cidades do Litoral Norte, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) já formou cerca de 44.200 alunos. A parceria entre Polícia Militar e as prefeituras busca ensinar e orientar crianças e adolescentes do ensino fundamental sobre o perigo das drogas.

O policial e instrutor João Silva De Paula, que participa do projeto há 11 anos, conta que percebe a efetividade do que foi ensinado quando reencontra com seus alunos depois de alguns anos. “O Proerd desenvolve o projeto no 5º e 7º ano do ensino fundamental. Quando encontro alunos do 7º que passaram comigo no 5º, percebo que, em muitos casos, o que ensinei ainda está na cabeça deles. O trabalho é só de reforçar o conceito”, contou. 

O corpo de instrutores é formado por policiais militares voluntários que recebem treinamento específico e são aprovados em um curso especial, ministrado e coordenado pela Divisão de Apoio a Programas Educacionais, da Diretoria de Ensino da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Segundo De Paula, outro fator que influencia na formação das crianças é o apoio da família. “No dia da formatura, percebemos a alegria não só das crianças, mas de toda a família, eles sabem da importância do projeto”, afirmou.

A aluna Nayara Sampaio Vieira da Silva achava que falar sobre drogas seria algo chato, pois é um assunto delicado e de difícil abordagem, porém teve uma surpresa com o Proerd. “Nós aprendíamos de uma forma diferente. O clima era bem descontraído”, afirmou. Ela acredita que vai levar o conhecimento adquirido nas aulas para a vida toda. “Aprendi que não é o Proerd que vai me proteger das drogas, só eu mesma posso fazer isso. Minha mente é a arma mais forte contra esse mal”.

O Proerd nasceu do Modelo de Projeto Educacional denominado “DARE” (Drug Abuse Resistence Education – dróg abiúze rezístens edikeichan), desenvolvido pelo Departamento de Policia Americana e o Distrito Escolar da cidade de Los Angeles, nos EUA, e se expandiu para todos os estados americanos. Atualmente, mais de 40 países aplicam o Proerd.

Fonte: PMC

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...