domingo, maio 22, 2011



Congada de Ilhabela na Festa de São Benedito encerra XI Semana da Cultura Caiçara


A comunidade de Ilhabela celebrou no último fim de semana mais uma tradicional Congada na Festa de São Benedito, a principal atração da XI Semana da Cultura Caiçara, que terminou no domingo (15/5). 

Fotos: Leninha Viana/PMI



Os devotos de São Benedito saíram às ruas da Vila na sexta-feira (13/5) para a procissão e levantamento do mastro, marcando o início das festividades. O prefeito Toninho Colucci (PPS) participou da cerimônia. No sábado (14/5) pela manhã, os Congueiros se apresentaram pelas ruas do Centro do arquipélago encantando o público presente com a representação que atravessa séculos de tradição na cidade. A Congada representa a luta dos cristãos contra os mouros pagãos, que disputavam o direito de louvar São Benedito. Durante a guerra, o Rei reconhece o filho bastardo na pessoa do embaixador dos mouros, fazem as pazes e todos louvam juntos o santo padroeiro.

No domingo (15/5), a festa contou com alvorada, apresentações da Congada e missa dos congos, com participação da Pastoral Afro e de integrantes da Amai – Associação do Movimento Afrodescendente de Ilhabela –, uma cerimônia carregada de manifestações de fé e devoção, que teve seu ápice com a oração em forma de canto, proferida pelos Congueiros, seguida do hino a São Benedito. A celebração foi conduzida pelo pároco da cidade, padre Daniel de Santo Inácio, que ressaltou a vida de São Benedito e a importância de se preservar a cultura caiçara. “A cultura é a identidade de um povo. Temos que preservá-la. Quando olhamos a vida de São Benedito, estamos olhando para o próprio Jesus Cristo. Ele nos ensina, com sua vida e conduta, a caminhar com Jesus”. 

A Festa de São Benedito foi encerrada com a tradicional Ucharia, o almoço dos Congueiros, com direito a música ao vivo com o grupo Raízes de Ilhabela. 
 

A XI Semana da Cultura Caiçara contou ainda com outras atividades, como exposições, apresentações teatrais, shows musicais e sorteios de prêmios. A realização foi da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, da Fundaci – Fundação Arte e Cultura de Ilhabela, com apoio da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso e da Associação dos Congueiros de Ilhabela. 

Fonte: PMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...