domingo, maio 22, 2011


Capoeira de São Sebastião será apresentada durante intercâmbio na França
Mestre  Dominguinhos participará ela oitava vez do 10º Encontro Internacional de Angoleiros

Foto: Arnaldo Klajn/PMSS
O mestre de capoeira angola da Seesp (Secretaria de Esportes) de São Sebastião, Domingos Aluízio de Faria, o Dominguinhos, representará o município, pela oitava vez, no Encontro Internacional de Angoleiros, que este ano chega à sua décima edição. O evento será realizado entre de 3 a 12 junho, em Bordeaux, na França. 
A convite da Escola Cajueiro de Capoeira Angola, o mestre do grupo Raiz Negra embarcará para a Europa no dia 1º de junho, levando em sua bagagem uma vasta experiência. “Lá, participarei de várias palestras e aulas, período em que levarei a eles um pouco da nossa rica história sobre a contribuição da capoeira para a cultura brasileira”, disse o mestre. “É claro que aprenderei muito também, pois no encontro haverá mestres do mundo inteiro”, acrescentou Dominguinhos, dando ênfase ao fato de que ninguém sabe tudo. “Por maior que seja tempo de experiência e conhecimento, sempre estaremos em fase a aprendizado”, concluiu.
O projeto ainda seguirá por Londres (Inglaterra), de 9 a 12 de junho, pela Finlândia, entres os dias 15 e 19, por Hanover (Alemanha), de 23 a 26 do mesmo mês, e pela Croácia, de 1º  a 7 de julho. Segundo o professor, não há como saber qual o País em que se hospedará depois da França, pois a delegação brasileira conta com vários mestres. “Somente lá será decidido para onde cada um irá”, explicou.  

Trajetória
O capoeirista tem mais de 30 anos de profissão. Trabalhou aproximadamente 22 anos como professor na Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) e, desde o ano passado, trabalha na Seesp. Antes de ser funcionário público, Dominguinhos já dava aulas em algumas academias da cidade.
Atualmente, ele e outros cinco monitores atuam de norte a sul, ministrando aulas na região central da cidade, além de oficinas no Jaraguá, Canto do Mar, Centro, Topolândia, Boiçucanga, Barra do Una e Boracéia
Em 2005, o professor esteve na França e também na Inglaterra; em 2006, retornou com o projeto Zumbi para a Inglaterra. Em 2007, voltou à França e participou de um intercâmbio na Alemanha. No ano de 2008, regressou à Inglaterra. Já em 2009 e 2010 esteve novamente na França.
Dominguinhos faz um agradecimento à Administração, por acreditar em seu trabalho e ajudá-lo na viabilização deste projeto. “O apoio da Seesp é muito importante. Sem ele, a continuidade deste sonho seria quase impossível para mim, mesmo contando com o apoio financeiro da Escola Cajueiro”, revelou o mestre.

Bordeaux – São Sebastião
Este Encontro Internacional servirá também para ser feito o lançamento do projeto de intercâmbio Bordeaux – São Sebastião, previsto para ocorrer em janeiro de 2012.   
Na mesma linha de interação internacional, há quatro anos a Sectur realizou um intercâmbio que contou com a presença de vários capoeiristas da Alemanha, Inglaterra, França, Finlândia e Israel, junto aos brasileiros.  

Fonte: PMSS

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...