sábado, maio 28, 2011

Núcleo Picinguaba e Ilha Anchieta realizam atividades gratuitas durante 2º Festival da Mata Atlântica

Trilhas terrestres e fluviais; teatro e palestras; roda de conversas e oficina de tambores com comunidade quilombola são algumas das atividades oferecidas pelos parques estaduais.

Fotos: Natália Lossio

Os parques estaduais da Ilha Anchieta e da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba participam do 2º Festival da Mata Atlântica, Floresta, Rios e Mar, coordenado pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e realizado em parceria com diversas entidades ambientalistas. Em homenagem ao Dia Nacional da Mata Atlântica, o evento teve início no  dia 27, e se estende durante todo o mês de junho.  As atividades serão gratuitas, voltadas para diferentes tipos de público (principalmente escolas municipais) e devem ser agendadas antecipadamente por telefone ou por e-mail.

Além da programação dos parques, o município contará com diversos outros eventos, acontecendo em locais diferentes, como distribuição de mudas; passeio ciclístico; apresentações musicais; oficina de artes plásticas voltada para temas ambientais; limpeza de rios e praias, blitz ambiental; curso de observação de aves; Fórum Regional de Educação Ambiental e muitos outros. Para conferir a programação completa, acesse o site www.ubatuba.sp.gov.br .

Atividades do Núcleo Picinguaba
Entre as atividades do Núcleo Picinguaba, será realizada a Trilha do Jatobá, com percurso de 1.600m e duração aproximada de 2h, ida e volta. A caminhada tem início na Casa de Farinha, percorrendo um trecho de Mata de Encosta bastante preservada, com o objetivo de observar e conhecer a biodiversidade da Mata Atlântica, inclusive espécies em risco de extinção como o palmito juçara e algumas árvores centenárias como o Jatobá, finalizando no Poço do Rio Fazenda, onde o grupo pode fazer uma parada para banho.

Também será realizada uma Trilha Fluvial pelo mangue, feita de barco, em horários noturno e diurno, o que possibilita conhecer diferentes espécies e hábitos dos animais. O mangue receberá uma atenção especial também no domingo, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Nesta data, será realizada uma atividade de limpeza do mangue do Rio Fazenda, enfatizando a problemática do lixo e estudando a grande importância do manguezal para a vida marinha.

Já a palestra “Combate ao tráfico de animais silvestres” (27/05) e o teatro de fantoches com a peça “Lugar de Bicho é no Mato”(14/06) mostrarão um pouco sobre as espécies que vivem na Mata Atlântica tratarão deste tema atual que ameaça diversas espécies. Também acontecerá uma Roda de Conversa o Oficina de Tambores no Quilombo da Fazenda , com o objetivo de promover o contato entre visitantes e a comunidade tradicional do Quilombo.

Atividades da Ilha Anchieta
Na Ilha Anchieta, o Dia Mundial dos Oceanos (8/06) será celebrado com um passeio de escuna e um dia de atividades voltadas para alunos de escolas municipais. Serão realizadas palestras, trilhas e roteiro histórico cultural do antigo presídio.

Para participar
O agendamento dos grupos de até 30 pessoas interessadas nas atividades do Núcleo Picinguaba deve ser feito pelo email agendamento.picinguaba@gmail.com . Para o passeio na Ilha, o e-mail de agendamento é: peianchieta@yahoo.com.br . Para mais informações, ligue (12) 3832-1397 e fale com Natália.


Programação


05/06 (Domingo): Dia Mundial do Meio Ambiente
Atividade: Cleanup day Mangrove (Dia de Limpeza do Mangue)
Local: Praia da Fazenda - km 11
Horário: 8h às 12h
Público alvo: Escolas Municipais de Ubatuba, Moradores e visitantes de Ubatuba.

14/06 (Terça-feira):
Atividade: Teatro de fantoches com a peça “ Lugar de Bicho é no Mato”
Local: Praia da Fazenda - Centro de visitantes km 11
Horário: 10 h (com duração de 30 minutos aproximadamente)
Público alvo: Escolas Municipais de Ubatuba e Visitantes.

15/06 (Quarta-feira):
Atividade: Trilha Fluvial, manguezal de barco
Local: Praia da Fazenda- KM 11
Horário: a partir das 8h
Público-Alvo: Escola Municipal de Ubatuba e visitantes

16/06 (Quinta-feira):
Horário: a partir das 19h
Atividade: Trilha Fluvial - Conhecer a fauna noturna residente no manguezal.
Local: Praia da Fazenda - km 11
Público-Alvo: Escola Municipal de Ubatuba e visitantes

20/06 (segunda-feira):
Horário: 16 h
Atividade: Roda de conversa e Roda de tambores no Quilombo da Fazenda
Local: Sertão da Fazenda - Casa da Farinha, Km 12
Público alvo: Para todas as idades

16h - Teatro de fantoches (30 minutos) Apresentar de maneira lúdica os perigos do lixo no mar, após a peça os alunos podem participar das atividades na sala de recreação.
Público alvo: Alunos do ensino infantil e fundamental
Parceiros: Cooperativa Educacional de Ubatuba e Coletivo Arte

Fonte: Assessoria de Comunicação das Unidades de Conservação do Litoral Norte





Travessia do Guaecá é transferida devido à previsão de ressaca 

A SUP Race e 1ª Travessia Aquática EcoLaje do Guaecá, previstas para serem disputadas no próximo domingo 29, com apoio da atual Administração, foram adiadas por causa da previsão meteorológica de ressaca para a região nos próximos dias.
Segundo informações da Guasc (Associação de Surf e Poliesportiva do Guaecá), a possibilidade de haver grandes ondas durante a competição foi o motivo da transferência da data para o dia 5 de junho, levando-se em conta garantir a segurança de todos os competidores.
Todavia, o horário continuará o mesmo, ou seja, inscrições no canto direito da praia de Guaecá, na região central de São Sebastião, a partir das 8h, com início das provas às 9h30.
 De caráter ambiental e social, a travessia, que acontecerá no Dia Mundial do Meio Ambiente, tem ainda por proposta alertar para a necessidade de preservação das belezas naturais da região e colaborar com os trabalhos desenvolvidos pela  Asapac (Associação Sebastianense de Apoio à Pessoa com Câncer).
Assim sendo, não será cobrada taxa de inscrição, apenas a doação de duas unidades de alimentos necessários para o tratamento dos pacientes cadastrados na instituição. Isto é, leite em pó, suplemento alimentar, fubá, aveia, arroz e feijão, além de sardinhas em lata.

Categorias
A travessia aquática contará com as categorias Masculino e Feminino nas faixas etárias de 15 a 19 anos, 20 a 29, 30 a 39 e acima de 40 anos. Também haverá disputa nas categorias Mirim Misto para quem tem entre sete e 14 anos, e a Stand-Up Race (Misto) para todas as idades.
O percurso será diferenciado por categorias: 1,5mil  metros (Adulto Masculino), 750 metros (Feminino), 200 metros (Mirim) e 2 mil metros (Stand Up Race).
A prova será realizada em parceria com a Administração, por meio da Seesp (Secretaria de Esportes), com apoio do comércio local através da Wizard, Pronave, WT, Serrat, Umba Sport Adventure, Petiscaria do Jussa, Mega Brinquedos e Papelaria, Ilan Artes Gráficas, Fundamar, Vieira Carimbos, Banda Qi 120, Rádio Morada FM, Water Sports Brazil (Distribuidora Naish no Brasil), www.tudoemilhabela.com e NS Comunicação.

Laje
Além da geografia estratégica e cercada pela Mata Atlântica, a Laje do Guaecá é responsável por abrigar diversas espécies de animais marinhos. O local também oferece ondas perfeitas e um parcel para mergulho, em dias de mar calmo, admirado e respeitado por mergulhadores e pescadores.
Serviço: Quem for assistir ao evento ou estiver interessado em colaborar com a instituição, basta ir ao Guaecá e deixar sua contribuição com os organizadores. Mais informações pelos telefones: (12) 9767-9556 (Frank), 7812-3654 (Pedro), 8116-6895 (Jussa) ou (11) 8295-2203 (Marco). Reservas: ecolajeguaeca@gmail.com

Fonte: PMSS

Barcos ao Mar será neste domingo

Moradora de 92 anos recebe homenagem em Caraguá

Em comemoração ao fim do defeso do camarão, a 14ª edição da cerimônia Barcos ao Mar acontece neste domingo (29), às 10h, no píer da praia do Camaroeiro.
A procissão de barcos sai do Camaroeiro com a imagem de São Pedro e retorna ao local de partida, onde haverá uma solenidade de benção aos pescadores e barcos. 
A caiçara homenageada este ano no Festival é Benedta Fernandes dos Santos, de 92 anos. Dona Bidica, como é conhecida, é moradora do bairro Camaroeiro há 80 anos. Seu marido, Avelino Soares, era pescador de Caraguá. Dona Bidica é a moradora mais antiga do bairro. 
O fim do defeso do camarão é comemorado com o Festival do Camarão, que acontece entre 23 e 26 de junho, na Praça de Eventos, na Avenida da Praia.

Fonte: PMC




Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...