sexta-feira, outubro 08, 2010

Escolhidos os cinco finalistas do 27º Concurso de Poesias Nhô Bento

Um sarau aberto ao público realizado na última sexta-feira (1º), nas dependências da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) de São Sebastião marcou a escolha dos cinco finalistas do 27º Concurso de Poesias Nhô Bento, organizado pela Prefeitura em homenagem o poeta sebastianense José Bento de Oliveira.

A secretária da pasta, Marianita Bueno, abriu o evento falando de sua experiência com livros e sobre a poesia na cidade. “O grande desafio sempre foi a venda dos livros de poesia. Ainda assim, qualquer livraria sempre terá um cantinho para ela. Hoje é uma noite especial, pois a poesia está viva e, principalmente, viva em São Sebastião”, comemora.
Antes das declamações, alunos das Oficinas Culturais de Teatro apresentaram as prosas de Nhô Bento. Embora caiçara, o escritor revelava em seus poemas o lado caipira de ser e sua obra, “Rosário do Capiá”, editado em 1946 com 58 poesias, contou com o prefácio do maior autor da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato.

Nesta edição, foram 48 poesias inscritas e 15 selecionadas por uma comissão julgadora para o sarau. Bastante diversificados, eram textos divertidos e também românticos, em apresentações emocionadas de seus autores ou intérpretes. Alguns apostaram em figurinos diferenciados e músicas para acompanhamento, sempre arrancando muitos aplausos do público.
O júri foi composto pelo educador e filósofo Hermínio Sargentim, autor de livros didáticos há mais de trinta anos; Débora Puertas Moura, filha da poetisa Beatriz Puertas Moura, formada em Letras e funcionária da Secretaria da Educação; Maria Catarina Honigmann, pós-graduada em Língua e Literatura, professora de gramática e coordenadora das Oficinas Culturais (Fundação Deodato Santana) e Eduardo Santos Malafaia, professor de História da rede pública e funcionário das Oficinas Culturais de São Sebastião.

A análise dos quatro jurados teve como requisitos criatividade, coesão, coerência e recursos linguísticos. Enquanto eram aguardados os resultados, a plateia pôde contemplar quatro peças musicais em um concerto de cordas, preparadas pelo monitor Rafael, das Oficinas Culturais. Violinos e violoncello embalaram clássicos brasileiros e também internacionais.

Ao final, os cinco finalistas foram: Inês Ferreira da Silva Bianchi (“Lua Lamparina”), Igor de Lima Santos (“Tempo”), Gustavo Lopes da Costa (“O meu bichinho de estimação”), Ivo de Souza (“Cadê o Sol?”) e Maria Emília Barros de Ávila (“Mar ia”). A melhor interpretação foi a de Gersoni Maria Cerqueira, nas poesias “Porto Grande” e “Tempo no mar”.

Os prêmios dos finalistas e da melhor intérprete serão entregues em sessão especial, a realizar-se no dia 11 de outubro, às 21h, no Teatro Municipal.

Fonte: PMSS

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...