quinta-feira, agosto 26, 2010


Foto: Luciano Vieira/PMSS

Ex-prefeito Gil Pacini completa 90 anos de idade

O ex-prefeito de São Sebastião, Gil Pacini, completou nesta terça-feira (24/08) 90 anos de idade. O Diretor de Gabinete da Prefeitura, Hiran Danese, representando o prefeito Ernane Primazzi, compareceu à residência de Pacini para parabenizá-lo pelo aniversário e agradecer pelo importante trabalho desenvolvido por ele quando governou o município entre 1960 e 1963. Seu vice-prefeito à época, Álvaro Dória Orselli, também compareceu á casa do ex-prefeito para relembrar fatos marcantes de sua administração.

“Não podemos deixar que a história e as pessoas que marcaram época trabalhando com afinco pelo desenvolvimento do município se percam no tempo. O ex-prefeito Gil Pacini é a personificação do político idealista que não mediu esforços para ver São Sebastião crescer em um momento de dificuldade econômica e de conturbação política, às vésperas do golpe militar de 64. Mesmo assim, habilidoso politicamente, transitou inclusive entre os militares, e soube tirar proveitos positivos para São Sebastião”, comentou o prefeito Ernane Primazzi.

Gil Pacini reside na mesma rua da prefeitura, muito próximo ao Paço Municipal. Bastante lúcido, o ex-prefeito enfrenta alguns problemas de saúde, contudo, não perde o entusiasmo ao falar de ações administrativas importantíssimas para a infra-estrutura municipal, no início dos anos 60. Entre outras ações, os contatos de Pacini à época tanto com o governo estadual quanto no federal, foram primordiais para a implantação da Petrobras em São Sebastião, para o aumento de negócios no porto de cargas secas e até mesmo para a chegada do telefone ao município. “Na época a Petrobras usava o canal apenas para as operações de transbordo e o nosso porto servia apenas para pescar. Mandamos ofício ao presidente Janio Quadros para trazer uma base terrestre da Petrobras e também falamos com o governador Carvalho Pinto para melhor utilizar o porto e, em 1962 tivemos o primeiro embarque de café por São Sebastião”, recordou o ex-prefeito.

Em seguida, Gil Pacini detalhou ações administrativas que culminaram com a implantação do hospital na cidade, no calçamento de toda região do centro histórico e ainda na instalação das redes de água e esgoto no centro sebastianense. Foram dele também iniciativas que trouxeram a primeira escola “normal” (segundo grau) para São Sebastião e a interligação da antiga estrada Rio-Santos ligando o município ao Litoral Sul. “Peguei a prefeitura com apenas um ticket de vale alimentação no cofre e deixei a administração com mais de 5 milhões de cruzeiros no caixa”, contou Gil Pacini que, na época era um próspero comerciante, mas, praticamente abriu mão do seu negócio para dotar o município de infra estrutura e iniciar um grande ciclo de desenvolvimento econômico para a cidade.

Fonte: PMSS

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...