quarta-feira, julho 18, 2018

Festa do Divino movimenta Ubatuba no fim de semana



Ubatuba ficou movimentada no último final de semana por causa da 152ª Festa do Divino, que está acontecendo no centro da cidade, na Praça Exaltação da Santa Cruz, até o próximo dia 22.
Além da festa social, com as barracas com comes e bebes, centenas de pessoas puderam participar, na sexta-feira, dia 13, da abertura do Império do Divino, que contou com a presença do Bispo Diocesano de Caraguatatuba, Dom Jose Carlos Chacorowski, e de uma bela apresentação de grupos de folia do divino.
Outro ponto alto da festa tem sido a Novena do Espírito Santo, que vem acontecendo todas as noites, a partir das 18h30, com saída do Império e encerramento com a santa missa.
E por falar em religiosidade, a fim de reforçar o aspecto religioso e devocional, a Paróquia Exaltação da Santa Cruz resolveu trazer o Império do Divino para dentro da festa, de forma a permitir maior acesso dos fiéis ao ambiente de oração e honra ao Espírito Santo.
“É muito mais significativo expor o Divino Espírito Santo onde ocorre a festa. Aqui, na praça, onde se confraterniza, também é local para se rezar e expressar a fé na terceira pessoa da Santíssima Trindade”, explica frei Josimar de Oliveira, vigário paroquial.
Além do aspecto religioso, a tradição caiçara também está sendo contemplada na 152ª da Festa do Divino de Ubatuba. Após as missas, todas as noites há apresentação de grupos da tradição caiçara. No primeiro fim de semana de festa, por exemplo, comunidade e visitantes puderam prestigiar as apresentações de Congada, Dança da Fita, Maracatu e do grupo Cantamar.
“A Festa do Divino é um elemento extremamente agregador para a cultura e tradição caiçara, pois as comunidades de todos os cantos da cidade sentem-se gratificados em participar dos festejos. Portanto, a retomada dessas apresentações faz com que a Festa do Divino exerça o seu real papel de expressão popular de fé, cultura e tradição, que se envolvem para celebrar o Divino Espírito Santo”, afirma o historiador Rogério Estevenel, que coordena a Pastoral de Fé e Cultura da Paróquia Exaltação da Santa Cruz.
Procissão das Esmolas
Ponto fundamental da Festa do Divino, a procissão das esmolas, que acontecerá na manhã do próximo sábado, 21, é um elemento rico em tradição, história e religiosidade popular.
Conta a história que essa manifestação surgiu por determinação da rainha Isabel de Portugal, que pediu que sua coroa peregrinasse por todo o reino de Portugal e terras além mar e, posteriormente, em suas colônias, de modo a arrecadar donativos a serem doados aos pobres.
Seguindo a tradição que vem de séculos, o bando precatório da Festa do Divino sai em peregrinação, pedindo donativos (ou esmolas) até o Lar Vicentino de Ubatuba,
A festa continua
A 152ª Festa do Divino de Ubatuba acontece até o próximo dia 22. Durante todos os dias haverá a Novena, a Santa Missa, as apresentações culturais, os shows musicais, o bingo e a tradicional tainha assada na brasa.
Mais informações sobre a programação podem ser conferidas pelo facebook da Paróquia Exaltação da Santa Cruz: www.facebook.com/par.exaltacaodasantacruz/


Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...