terça-feira, julho 24, 2018

Câmara de Ilhabela comemora 40 anos da lei federal que declara Pau Brasil símbolo nacional com plantio de muda

Foto: Mayck Gomes/CMI

Em comemoração aos 40 anos da Lei Federal 6.607/78 a presidente da Câmara de Ilhabela, vereadora Nanci Zanato (PPS) e o Secretário-Geral da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo, Caio Augusto dos Santos realizaram na manhã desta sexta-feira (20/7) o plantio de uma muda de Pau Brasil, árvore símbolo do país. A legislação institui a espécie como árvore nacional e criou o Dia do Pau Brasil, comemorado em 3 de maio.

A árvore foi doada à Câmara pela Operação Pau Brasil e o ato do plantio foi abrilhantado pela presença dos alunos da Escola Municipal Carolina de Moraes Silva. Desde 2011, o projeto já possibilitou o plantio de um milhão de unidades. A Operação conta com um banco de sementes próprio, laboratório de análise e um centro de distribuição. Ao todo 100 viveiristas participam da produção e desenvolvimento das mudas, que são supervisionados por um corpo técnico.

A presidente da Casa de Leis, vereadora Nanci Zanato (PPS) destacou a importância de praticar a democracia e valorizar o civismo e os símbolos nacionais. “Fico feliz que este plantio simbólico e tão representativo para o Brasil tenha sido realizado com a presença do secretário-geral da OAB São Paulo e que seja no mesmo dia da inauguração da Casa da Advocacia e Cidadania, pois a Câmara é a Casa do Povo”, garantiu.
Para o representante da OAB há a necessidade de uma cultura perene de consciência ambiental, além de um trabalho de resgate dos símbolos do estado democrático de direito. “Agradeço a gentileza e sensibilidade da presidente Nanci por nos permitir participar dessa ocasião, demonstrando o compromisso que a presidente tem tido com os símbolos de importância da sobrevivência do chamado estado democrático de direito. Todos os símbolos de civismo, de resgate da nossa consciência são fundamentais”, enfatizou. Caio Augusto dos Santos ainda aproveitou a oportunidade para convidar os presentes para a inauguração da Casa da Advocacia e da Cidadania, realizada na noite desta sexta-feira (20/7). “É uma alegria estarmos sempre juntos de pessoas comprometidas com a causa social como os nossos dirigentes. O advogado não é outra coisa se não um mero vetor da defesa do cidadão. De maneira que com a advocacia fortalecida e respeitada o cidadão também estará fortalecido e respeitado”, completou.

O Pau-Brasil é uma árvore de madeira nobre típica do território brasileiro. Símbolo nacional, atualmente o esforço das instituições como a Operação Pau Brasil é voltado à preservação da espécie, permitindo que as gerações futuras possam ter a chance de conhecer a árvore que dá nome ao país. “O decreto foi criado em 1978 para que as pessoas passassem a respeitar e a entender porque o país tem o nome de Brasil. Como ficou adormecido, a Operação passou a recuperar a Lei e num período de quatro anos plantamos um milhão de árvores. Sempre fazemos questão que as crianças estejam presentes nas solenidades, porque elas serão nossos futuros líderes”, concluiu o representante da Operação Pau Brasil, Luiz Guimarães.

Também participaram da solenidade de plantio o presidente da OAB de Ilhabela, Geralcilio da Costa Filho, o presidente da OAB de Ubatuba, Thiago Ferreira e o presidente da Comissão de Eventos da OAB de Ilhabela, Alessandro Braga, a diretora da EM Carolina, Mirian Batista, a assessora especial da Mesa Diretora da Câmara, Ivone Lopes e os funcionários do Legislativo.
CMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...