sexta-feira, outubro 20, 2017

Projeto MusicAmar faz apresentação de clássicos em Caraguatatuba neste sábado


por Adriana Coutinho 

Aprecia música erudita, de concerto? Então o convite está feito. O Projeto MusicAmar - Clássicos em Duos e Trios acontece neste sábado, (21/10) às 20h no Auditório do Hotel Atlântico Sul, em Caraguatatuba e promete levar o público numa imersão no que há de melhor em clássicos. Os ingressos podem ser adquiridos a R$30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia entrada) antecipadamente, ou na hora do espetáculo, no próprio local.
Na programação, o público poderá conferir Schubert, Bach, Beethoven, Verdi, Brahms, Bizet Nazareth, Saint Säens, C. Gomes e Fauré em duos e trios pelas pianistas Jandyra Lobo Baptista e Maria Luiza França, pela flautista Katerina Abashkina e violoncelista Douglas Santos e intérpretes convidados - Antônio Fachini, Inês Mendes, Lídia Nakanishi, Priscila de Oliveira e Talyta Carnero. 
O projeto é uma idealização de Maria Luiza França, pianista e professora de piano, trabalhando com música clássica em Caraguatatuba desde 2004. Ela vem trabalhando para que o MusicAmar seja uma oportunidade de oferecer recitais de música erudita ao público em geral e dar oportunidade aos músicos de mostrar seu trabalho.
Nessa linha já foram realizados dois outros eventos desde o mês de julho deste ano - Conjunto de Câmara GRUPPETTO, Concerto de piano com Newton Wolf e o próximo, Clássicos em Duos e Trios que acontece neste sábado (21/10).
“No momento tão conturbado pelo qual passa o Brasil, vivemos atônitos, uma crise que atinge todas as cidades, todos os setores, todas as artes e da qual a música erudita não escapou. Temos assistido com tristeza a dispensa de músicos talentosos e a dissolução de maravilhosas orquestras sinfônicas em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e São José dos Campos. No primeiro semestre desse ano não houve um só evento musical clássico em Caraguá, nem na Semana Santa tão apropriada para esse gênero de música” conta a pianista.
No final do ano passado França conheceu José Alencar Galvão, um dos proprietários do hotel por ocasião da apresentação do “Requiem” de Mozart pela então Orquestra Sinfônica de Caraguatatuba, regida pelo maestro Bartolomeu Vaz Mendes, também integrante do GRUPPETTO.
“Depois disso, apoiado por Leila, sua mãe, pelos irmãos Cesar e Marcos, José nos ofereceu o auditório do hotel e seu próprio piano que trouxe do 6º andar do prédio em que mora: um Zimmermann, por coincidência, irmão gêmeo do piano em que estudei desde pequena e que conservo até hoje. Foi então, que o Hotel Atlântico Sul e a família a quem ele pertence, abriram suas portas para a realização de nossos recitais de música erudita e agora passam a fazer parte da história musical de Caraguatatuba” – finaliza.
O grupo vem trabalhando firme para que a música clássica tenha espaço, oferecendo recitais com artistas de Caraguá e de outras cidades e com isso, estimular multiplicadores e outros apoiadores que ajudem a dar continuidade ao projeto.
O Hotel Atlântico Sul fica na rua Sebastião Mariano Nepomuceno, 77, no Centro de Caraguatatuba. Mais informações pelo telefone: (12) 3882-1713.

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...