quinta-feira, outubro 26, 2017

Livro sobre Clube XV de Caraguatatuba tem noite de autógrafos nesta sexta

Fotos: JC Curtis/ Fundacc
Legenda: Justo com exemplar do livro sobre o clube


A história do clube mais antigo de Caraguatatuba está registrada no livro “Clube X – Sua Última Jogada – E Outros Fatos”, de Justo Arouca, que será lançado durante noite de autógrafos, nesta sexta-feira (27), às 18h, no Auditório Maristela de Oliveira, à rua Santa Cruz, 365, no Centro.

Para ganhar um exemplar autografado é preciso levar um brinquedo de forma a contribuir com o Natal Solidário da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

Com 83 anos de existência, o Clube XV de Novembro foi fundado em fevereiro de 1934 e passou por dias de glória e dificuldade. Fez história sendo o primeiro Clube Esportivo de Caraguatatuba.

O livro conta toda a jornada do clube, desde a ideia para a sua criação, até a sua fundação com todos os relatos e documentos guardados pelo autor, Justo Arouca.

“Eu tenho os documentos do clube que guardo há muitos anos. Quando o clube fez 25 anos eu fiz uma revista, o Jubileu de Prata, para homenagear e guardei tudo desde então”.

Em relação a outros fatos, o livro conta também a história da travessia Ilhabela – Caraguatatuba, que no passado representou o maior evento da natação brasileira, sendo a primeira  competição sulamericana de águas abertas e como foi realizado todo o planejamento da prova.

O autor, Justo Arouca, de 84 anos, filho de Benedito Zacarias Arouca, que foi prefeito de Caraguatatuba por dois mandatos, nasceu na cidade e com 16 anos foi convidado para ajudar na diretoria do clube recém-criado. “Joguei futebol no XV desde garoto, eu tenho uma vida inteira dedicada ao clube”.

Ele explica que seu objetivo é, além de homenagear e documentar a história do clube, mostrar para os jovens como era a vida em Caraguá na época. “Eu morei na Vila, vi todas as transformações dessa cidade, quero dar a dimensão aos jovens de tudo o que ela já passou”.

Justo ainda escreveu sobre Caraguá em diversas publicações, entre elas, um pequeno livro sobre a Catástrofe de 1967 e um livro sobre a história política da cidade.


Serviço
Noite de Autógrafo com Justo Arouca
Livro - Clube X – Sua Última Jogada – E Outros Fatos
Dia: 27 de outubro
Horário: 18h
Local: Auditório Maristela de Oliveira, Rua Santa Cruz, 365, Centro - Caraguatatuba

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...