sexta-feira, outubro 13, 2017

Prefeitura lança campanha para atendimento diferenciado de pessoas em situação de rua

Fotos: Luís Gava/PMC


A Prefeitura de Caraguatatuba lançou na segunda-feira (09/10) no auditório da Fundacc a campanha permanente “Não dê esmolas, dê futuro”, que visa orientar às instituições sociais que reconhecidamente desenvolvem projetos e atendimento junto à população em situação de rua.
A campanha foi lançada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, que distribuirá cinco mil folhetos à população, explicando quais são os serviços que a Prefeitura desenvolve para atender pessoas em situação de rua.  
Entre os serviços estão: acolhimento provisório, acompanhamento psicossocial, desenvolvimento de atividades semi-profissionais e oficinas culturais e esportivas, assim como alimentação e passagem de ônibus para a cidade de origem. Outros benefícios oferecidos são a identificação de vínculos familiares e reinserção social, atendimento e avaliação psiquiátrica na Saúde Mental.
O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, apresentou a campanha para o público formado por representantes de entidades que desenvolvem trabalhos sociais, além de secretários e vereadores.
“Queremos orientar estas associações e os próprios munícipes a ajudarem de maneira correta, que é por meio do contato com a Casa Transitória Luz do Caminho ou com o Creas (Centro de Referência de Assistência Social), para que estes cidadãos sejam acolhidos corretamente”.
Casa Transitória
De acordo com Fontes, ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com a equipe da Casa Transitória Luz do Caminho que tomará com as devidas providências.
O primeiro passo é o acolhimento e este momento se dará com o deslocamento de uma equipe especializada da Casa Transitória até o local indicado para acolher estas pessoas.
A partir daí, elas são encaminhadas à casa para receber todo o suporte, com a inclusão de quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar).
O próximo passo é proporcionar, além da alimentação, apoio físico e psicológico. São também fornecidos produtos de higiene pessoal e banho. Além disso, a equipe técnica responsável busca a reinserção familiar e comunitária dos acolhidos, que são identificados conforme sua origem e encaminhados às suas cidades, quando assim o desejam.
Documentos pessoais destes acolhidos também são renovados ou providenciados conforme cada necessidade.

Serviço:

Casa Transitória Luz do Caminho
Rua: Banco Itaú, 201 – Porto Novo
Telefone: (12) 3887-6287

Centro de Referência Especializada de Assistência Social
Rua: Senador Feijó, n. 165 – Jardim Aruan
Telefone: (12) 3882-5236

PMC

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