sexta-feira, outubro 31, 2014

Sindicato dos Estivadores de São Sebastião é homenageado por Teimoso


            Com destacada atuação sindical na defesa da mão de obra local no Porto de São Sebastião, bem como por sua contribuição para o desenvolvimento econômico do município, o Sindicato dos Estivadores de São Sebastião foi homenageado pelo vereador do PSB, Edivaldo Pereira Campos (Teimoso), também trabalhador portuário. Foi uma noite de festa para os colegas, muitos deles aposentados e ainda na ativa, ao receberem a Moção de Aplausos e Reconhecimento da Câmara Municipal,  de autoria de Teimoso, além de placas de parabenização a integrantes da presidência e aposentados confeccionadas às custas do vereador que homenageou vários profissionais.
Foto: Celso Moraes/CMSS
“Estou orgulhoso em estar com os senhores aqui. O que sou, devo a esse sindicato, à convivência com os senhores”, disse Teimoso ao conceder a homenagem e frisar a importância dos estivadores e de todos que passaram e atuam na presidência do sindicato, bem como seu orgulho e amor ao “fazer parte dessa família dos estivadores de São Sebastião e do Brasil”. Em sua moção, lembrou a importância do sindicato fundado em 4 de julho de 1939, na sede da Prefeitura Municipal cedida, na época, pelo então prefeito Emydio Orseli, e que reuniu 172 estivadores.
Teimoso lembrou a primeira direção integrada por Sizenando Caldeira (presidente), Benedicto Furtado Leite (tesoureiro), João Jacomo dos Santos (vice-tesoureiro), Oswaldo Joaquim de Matos (secretário) e Benedicto Mattos dos Santos (2º secretário), além dos integrantes do Conselho Fiscal, Rodrigo Sampaio de Oliveira, Álvaro Dias e Sebastião Alves da Cruz. Nessa fase, o sindicato era mantido com recursos dos trabalhadores e os navios que atracavam eram equipados com cãibras e paus de carga, equipamentos rudimentares. As cargas se diversificaram e os equipamentos e trabalhadores se modernizaram passando a se adaptar a navios diferenciados e também operações off shore.
Entre as novas atuações, destacam-se embarques de veículos, gado, ao lado das tradicionais cargas e descargas de malte, cevada e barrilha no Porto de São Sebastião. Em sua moção, Teimoso lembra que “durante muitos anos, o trabalho no porto foi ocupado por gerações de famílias com os pais sendo substituídos pelos filhos e, assim por diante, pois eram os próprios sindicatos que controlavam a mão de obra no local”, situação que mudou nos anos 90. Atualmente, de acordo com o vereador, operadores portuários e sindicatos de trabalhadores atuam em “sintonia no Porto de São Sebastião com ambos lutando pelo interesse comum que é a ampliação das atividades portuárias, o que pode resultar em mais desenvolvimento e geração de mão de obra no município”, comentou em sua Moção de Parabenização.

Lembranças
            Em sua homenagem, ele destacou momentos críticos vividos pelo sindicato que foi fechado e sindicalistas foram presos em 1º de abril de 1964, um dia após o golpe militar. “A alegação era que greve no setor, especialmente no Porto de Santos, poderiam parar o país. Os interventores eram escolhidos entre integrantes da própria categoria, inspecionados de perto por homens do regime militar”. Já, na nova fase e no período de redemocratização , o Sindicato dos Estivadores contou com a atuação fundamental de vários presidentes e Teimoso fez questão de citá-los:
            Knoll Claro da Silva (1969 a 1972 e de 1975 a 1978), Antonio Bernardino Tavares (1972 a 1975), Mauro Pombo (1979 a 1982/1982/ 1985/ 1988 a 1991 e de 1994 a 1997), Reginaldo Amaral (1985 a 1988), Hélio Rodrigues da Silva (1991 a 1994), Guilherme Rodrigues Moura da Silva (1997), Edson Luiz Pinheiro Braga, presidente em exercício entre 1997 a 2000 e eleito para o período de 2000 a 2003, João Batista de Oliveira Filho, presidente em exercício em 2004, além de Robson Wilson dos Santos (2003 a 2006 e de 2006 a 2009). Enoch Dias de Moura assumiu pelo período de 2009 a 2012 e Lindolfo Tavares Filho de 2012 até 2015.
Atualmente, o Porto de São Sebastião tem cerca de 150 trabalhadores entre estivadores , arrumadores, conferentes e vigias, sendo que 45 estão aposentados como: Ariovaldo dos Santos, Alfredo Miguel de Souza, Benedito A. da Mota, Benedito Aniceto dos Santos, Benedito Pinheiro Braga, Benício Januário, Celestino S. Nepomuceno, Carlos Alves da C. Filho, Daniel Julião Correa,  Gilbs da Cruz, Geraldo J. da Silva, Gilberto W. Monteiro, Hélio R. da Silva, José Silva, José Augusto da Silva, José Alexandre de Brito, Jorge Nobre, Josué Fortunato, João Dantas de Almeida, Joel do Nascimento Veiga, João dos Santos Neto e Joaquim Faustino Filho.

Também foram destacados na Moção de Teimoso os aposentados: José Alexandre, José Benedito de Carvalho Santos, José Otávio da Silva, Lourival Vieira, Luiz Carlos de Souza, Mauro Pombo, Manoel de J. Faria, Manoel Jacinto de Oliveira Neto, Moacir Vicente, Norival de Matos, Odair dos Santos. Orivaldo de Oliveira Passos, Odilon dos Santos, Paulo Fortunato, Pedro Carvalho Santana, Renato Santana, Reginaldo Amaral, Roberto da Silva, Sebastião de Oliveira, Simão de Oliveira, Tomé V. de Andrade, Vicente Faustino e Washington Pombo. O vereador lembrou que o “Dia do Estivador” é comemorado em 18 de outubro.  

Fonte: CMSS 

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...