sábado, fevereiro 01, 2014

“9ª Mostra de Arte Cerâmica de Caraguatatuba” é atração no MACC


A mostra reúne trabalhos de artistas das cidades que compõem o movimento “Tripolar – Serra e Mar”, do Litoral Norte e Vale do Paraíba

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Governo Municipal, apresentam no MACC – Museu de Arte e Cultura, até o dia 2 de março, a “9ª Mostra de Arte Cerâmica de Caraguatatuba – Tripolar: Serra e Mar e convidados”. A exposição tem como objetivo estimular a produção, pesquisa, técnica e busca de novas propostas em cerâmica, reunindo artistas das 3 cidades que compõem o movimento “Tripolar: Serra e Mar”, são elas: Caraguatatuba, Cunha e Paraty, além de artistas convidados do Litoral Norte Paulista e Vale do Paraíba.
 
Foto: JC Curtis/Fundacc
A ideia da criação do movimento Tripolar foi sugerida no VI Encontro de Ceramistas, realizado em Paraty (RJ), pelos mestres ceramistas Megumi Yuasa, Alberto Cidraes, Dalcir Ramiro e Ben-Hur Vernizzi, ao notarem a importância da troca de experiências e da confraternização entre os artistas das 3 cidades. Em 2014, a homenageada é a mestre Mieko Ukeseki, que tem escrito sua história com força e trabalho na cerâmica, não só em Cunha, mas em todo o mundo. A mostra conta com peças escultóricas, utilitárias e de decoração de 27 artistas plásticos de Caraguá, Cunha, Paraty, Santa Branca, São Sebastião e Ubatuba. 
A exposição tem entrada franca, classificação livre e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h às 18h e domingo, das 14h às 18h. O MACC está localizado no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, nº 72, na Praça Dr. Cândido Motta, no Centro de Caraguá. Mais informações: (12) 3883.9980.
 
Cerâmica em CaraguáA história da cerâmica artística de Caraguatatuba iniciou-se com Antônio Cordeiro, artista que vivia na cidade e que teve seu trabalho enaltecido por meio do Projeto Arte Litoral Norte, em 1986, realizado por Antônio Carelli e Sandra Mendes. Com objetivo de trazer um movimento artístico e cultural para o litoral, o projeto, entre outras formas de expressão, apresentou para Caraguatatuba grandes ceramistas.Em parceria com a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, o “Arte Litoral Norte” realizou em 1993, um curso de cerâmica artística ministrado por Antonio Carelli, Sandra Mendes, Mieko Ukeseki e Mário Konishi. Um dos alunos do curso, Ben-Hur Vernizzi, construiu seu próprio forno Noborigama e posteriormente criou o Núcleo de Cerâmica Terramar, passando a ministrar cursos por meio da Fundação. A proposta principal do Terramar era trazer a cerâmica como opção de trabalho e fonte de renda, pensando na possibilidade de expansão da arte na região e da criação de um roteiro artístico-cultural.   Isso já é realidade no município, que hoje conta com 18 fornos e uma intensa atividade que pode ser acompanhada pela Rota da Cerâmica.
   
Fonte: Fundacc

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...