sábado, maio 30, 2015

Plano de Mobilidade Urbana é apresentado em audiência pública


Na audiência pública realizada na quarta (27/5/2015), na Câmara Municipal, foi apresentado o Plano de Mobilidade Urbana de Caraguatatuba. O projeto adota princípios como a acessibilidade universal, o desenvolvimento sustentável, equidade no acesso e no uso do espaço, eficiência, eficácia e efetividade e segurança nos deslocamentos.
O secretário adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Cesar Abboud, foi o responsável pela explanação ao público. Abboud é presidente do Grupo de Trabalho/Comissão Técnica responsável pela elaboração do plano, que tem por diretrizes a democratização do espaço viário, prioridade aos pedestres e aos modos não motorizados, prioridade para o transporte público coletivo, garantia do abastecimento e circulação de bens e serviços.
Foto: Luís Gava
ampliação e reestruturação das ciclovias e das rotas acessíveis que estão traçadas no documento.
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, do Centro Universitário Módulo, Mônica do Amaral Melhado, disse que a abordagem e explicação do plano durante a audiência pública foram positivas.  Mônica falou também que morou por cinco anos na Holanda e vivenciou como técnica e usuária a funcionalidade e a aplicabilidade de um sistema de mobilidade urbana. “O projeto é muito importante para Caraguá. Além da mobilidade, sua implantação refletirá em uma maior qualidade de vida para a população”, afirmou.

O plano atende a Lei Federal 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana como instrumento da política nacional de desenvolvimento urbano, e tem por objetivo a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas.

Caraguá está entre os 28,2% dos municípios que prepararam o plano dentro do prazo de três anos fixado pelo Ministério das Cidades. Os outros 71,8% ainda não concluíram o documento base.
A próxima audiência está marcada para o dia 10 de junho, às 18h, na Câmara Municipal. Os interessados podem deixar sugestões sobre o plano no site www.caraguatatuba.com.br, onde há um ícone com detalhes do documento.


O Plano de Mobilidade Urbana de Caraguatatuba foi elaborado por técnicos das secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso, de Assuntos Jurídicos, de Planejamento e Tecnologia da Informação, de Trânsito e Defesa Civil, de Urbanismo, de Habitação, de Obras Públicas e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. 

PMC

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...