quinta-feira, abril 01, 2010

Foto: Paulo Zumbi



Encenação da Paixão de Cristo em Ubatuba reunirá mais de 200 atores


Os palcos serão montados na Praça de Eventos da Avenida Iperoig e também ao longo da Avenida, com o desfecho no morro da Praia do Matarazzo, onde acontece a crucificação e a ressurreição de Cristo. Espetáculo terá início às 21 horas.


A Prefeitura de Ubatuba e a Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), realizam na próxima sexta-feira, 2 de abril, a encenação da Paixão de Cristo, a partir das 21 horas, pela 19º vez. A montagem reunirá reúne cerca de 240 pessoas entre elenco, equipe técnica e Banda Sinfônica “Lira Padre Anchieta”, que executará a trilha sonora ao vivo.


Os palcos serão montados na Praça de Eventos da Avenida Iperoig e também ao longo da Avenida, com o desfecho no morro da Praia do Matarazzo, onde acontece a crucificação e a ressurreição de Cristo.


Os preparativos tem reunido o elenco principal que está trabalhando na manutenção dos figurinos, escudos, espadas, capacetes, e tudo o mais que compõe a encenação do grande espetáculo. As inscrições para integrar o elenco ainda estão abertas no Sobradão do Porto, localizado na Praça Anchieta, 38, no centro. Os interessados devem falar com Adriano.


Para o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto, um dos focos da Encenação da Paixão de Cristo está na participação comunitária espontânea quando os componentes da troupe fazem doação social para que aconteça o espetáculo. “A Paixão de Cristo, além de ser uma tradição em Ubatuba, acaba sendo um ícone do teatro de rua brasileiro e que encontra representações em várias cidades do Brasil. Ubatuba retomou nos dois últimos anos a característica da comunidade, com a doação social e cultural da troupe para a comunidade local e os visitantes”, avaliou o presidente.


A expectativa da organização é que cerca de 15 mil pessoas prestigiem a Encenação da Paixão de Cristo. A direção musical é do Maestro Valdecy dos Santos e a direção geral de Luiz Carlos da Silva Frade (Pixoxó).


A dramatização


A via-crúcis acontece em vários planos: nascimento de Jesus, reunião com os apóstolos na Santa Ceia, traição de Judas no Jardim das Oliveiras, julgamento de Cristo no Palácio de Caifás e Cristo diante de Pilatos. Essas cenas desvendam a trajetória da peça. O espetáculo apresenta a procissão do Calvário ao som do canto de Verônica. No morro da Prainha, acontece a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo.


A “Paixão de Cristo” em Ubatuba


O grupo teatral ubatubense “Tramoyas e Paranoyas”, liderado por Luiz Carlos Frade (Pixoxó) e Bado Toldão, em 1990 encenou pela primeira vez a “Paixão de Cristo em Ubatuba, com a participação de 30 figurantes. Nos anos seguintes prosseguiu com a Fundart. Em 1991 o grupo cresceu consideravelmente e no ano seguinte a Encenação da Paixão de Cristo foi suspensa devido a morte do Maestro Pedrinho às vésperas da Semana Santa. O saudoso músico era pessoa muito ligada ao grupo. Em 1993 o espetáculo retornou e completa este ano seu 19º aniversário.


Abertura da Semana Santa e Sábado da Aleluia


A abertura da Semana Santa será realizada nesta quinta-feira, 1º de abril, na Praça Anchieta, em frente ao Sobradão do Porto, às 20h30. Haverá apresentação da Banda Sinfônica Lira Padre Anchieta, com repertório especial para a ocasião. Cenas da “Paixão de Cristo” farão parte do evento. No Sábado de Aleluia, dia 3, haverá apresentações musicais na Praça de Eventos da Avenida Iperoig, a partir das 21 horas.


Fonte: PMU

Nenhum comentário:

XVII Semana da Consciência Negra: Prefeitura de Ilhabela divulga extensa programação cultural com intervenções, oficinas e shows musicais

  A Prefeitura de Ilhabela promove, a partir da próxima segunda-feira (18), a XVII Semana da Consciência Negra com uma programação cultural ...