Com 32 anos dedicados ao balé clássico, a bailarina Katia Espinosa define a dança como a plenitude e vai além nesse amor incondicional definindo o verbo dançar como o encontro com o divino.
“A arte de ensinar é o meu maior prazer”, orgulha-se. Katia ministra aulas de balé clássico desde 1986. “Tenho formação clássica, mas com o tempo senti a necessidade de outras técnicas que me auxiliassem no equilíbrio e na capacidade respiratória. Objetivando o domínio dos movimentos e enriquecer o balé busquei a ioga, dança contemporânea e a dança do ventre.”
Atualmente a professora Katia é multimídia. “Hoje ministro aulas de consciência corporal, balé clássico, dança do ventre e fly dance: um método próprio que sintetiza todo meu conhecimento artístico, corporal e musical.”
De acordo com ela, para se iniciar na dança é preciso ter o desejo de domínio dos movimentos. “O corpo é um instrumento de expressão da alma. Busque a modalidade que mais se identifique e procure professores que respeitem suas limitações.” Ela recomenda a consulta de um médico antes de iniciar qualquer trabalho físico. “É uma forma de conhecer as possíveis restrições. Estou formando um grupo de mulheres acima de 30 anos que sempre sonharam e sonham em fazer aulas de balé clássico e por um motivo ou outro, pararam ou nunca começaram.”
Em relação à dança do ventre, para a professora é preciso desfazer a imagem que tem sido construída de apelo erótico e vulgar. “A dança do ventre originalmente é uma dança sagrada, de luz; um profundo trabalho corporal que auxilia na prevenção de doenças que a mulher moderna vem sido vítima. Ela trabalha o alongamento e uma melhor postura trazendo beneficio para o corpo e para a alma; eleva a autoestima, aguça a sensibilidade e resgata a feminilidade.” Para os interessados em conhecer o maravilho mundo da dança Katia Espinosa possui o blog: http://wwwkindaballerina.blogspot.com/ nele, ela faz um convite a esse universo.
Arte
Capital do Litoral Norte entra no clima da dança
Teve início nesta quinta-feira (29) o Litoral em Dança, evento que será realizado até domingo (2/05), no Teatro Mário Covas, com os melhores grupos e academias de dança do país. O público poderá conferir um grande intercâmbio entre bailarinos com muita beleza, leveza e técnica com mostras competitivas, workshops e palestras.
Os ingressos para as mostras competitivas estão à venda na bilheteria do Teatro Mário Covas a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Workshops serão gratuitos. A realização é do Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural e Caraguatatuba (Fundacc).
Nenhum comentário:
Postar um comentário