sexta-feira, abril 16, 2010

Foto: Gianni D’Angelo/PMC



Educação

Etec Caraguatatuba impulsiona ensino profissionalizante na Capital do Litoral Norte

O governador de São Paulo Alberto Goldman (PSDB) esteve em Caraguatatuba nesta segunda-feira, dia 12, para inaugurar oficialmente mais uma unidade da Etec (Escola Técnica) do Centro Paula Souza. O prédio localizado no bairro do Indaiá conta com 10 salas, dessas seis são de aula e quatro são laboratórios (física, biologia, química e de gestão). A nova Etec iniciou suas atividades no segundo semestre de 2009 oferecendo 80 vagas, à noite, divididas entre os cursos técnicos de Contabilidade e Logística. Neste ano, foi implantado o Ensino Médio, de manhã, com outras 80 vagas. O valor do investimento inicial do Estado na Etec, em mobiliário e equipamentos, foi de R$ 330 mil. Coube à Prefeitura de Caraguatatuba a reforma e a adequação do prédio da escola.


A diretora-superintendente do Centro Paula Souza Laura Laganá disse que em todo o Estado de São Paulo existem atualmente 186 Etecs e 49 Fatecs (Faculdades de Tecnologia). De acordo com ela, o ex-governador José Serra (PSDB) vislumbrou essa necessidade de expansão das Etecs para atender os jovens. “Muitos prefeitos e empresários procuram o Centro Paula Souza para saber a respeito da implantação dos cursos.”


O deputado estadual Samuel Moreira aproveitou a ocasião para destacar os investimentos do governo do Estado no município como o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), Poupatempo, saneamento básico e a Etec. “São investimentos que aumentam os gastos correntes, mas contribuem para a melhoria dos serviços.”


Para o prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB), a nova escola representa um marco para a região. “A Etec é importante para o Litoral Norte na capacitação da mão-de-obra local para os investimentos previstos como a UTGCA da Petrobras.” Silva comentou outros investimentos em educação, entre estes os convênios para construção de dois novos prédios para escolas estaduais nos bairros Massaguaçu e Perequê-Mirim. “Conseguimos também o Instituto Federal (IF) e o Senai. Mantemos conversas constantes com as instituições para o ajuste das ações educacionais.” De acordo com o prefeito, com a eleição da dobradinha José Serra (Presidência da República) e Geraldo Alckmin (Governo de São Paulo), o diálogo com as esferas superiores de poder tende a melhorar. “Caraguá ficará numa situação privilegiada com Serra e Alckmin”, projeta.


O governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman informou que na Região Administrativa de São José dos Campos (Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira) existem 10 Etecs com um total aproximado de 5.080 estudantes. “Aqui na região, nós tínhamos sete escolas técnicas, já passamos para 10 e vamos terminar com 12”, explica. A Etec Caraguatatuba integra o Programa de Expansão do Ensino Profissional junto com São José dos Campos e São Sebastião. Ainda em 2010, Lorena e Ubatuba passam a integrar essa relação. A novidade também se estende para o ensino de graduação tecnológica. Em 2009, a região ganhou a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de São Sebastião e no próximo ano está prevista a implantação da Fatec de Taubaté. “Os cursos atendem a carência de mão-de-obra da indústria e a necessidade dos alunos. Um RH qualificado é o principal insumo para isso.” Goldman alertou para as mudanças que ocorrerão com a exploração do gás natural da Bacia de Santos. “Teremos um impacto evidente do sistema de exploração do pré-sal que vai existir aqui e precisamos preparar a região toda para que ela possa receber este impacto.”

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...