quarta-feira, março 30, 2016

Ato de Transferência dos Documentos da 1ª Vara Civil para o Deppat-Sectur acontece amanhã

Às 15h de amanhã (31), o Deppat – Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião (Sectur) receberá oficialmente a guarda e cessão de autos judiciais da 1ª Vara Civil do município em cerimônia oficial onde será lavrado o termo de transferência.
Este ‘Ato de Transferência dos Documentos’ é um projeto elaborado pelo Deppat/Sectur para a catalogação e retirada do chão do sótão do Fórum de São Sebastião, documentos históricos manuscritos da história da cidade.
A 1ª Vara Civil da Comarca de São Sebastião foi instalada em 4 de outubro de 1874, sendo este acervo pertencente a 1ª Vara e que encontravam-se em precário estado de conservação devidas deficiências  estruturais do Fórum.
De acordo com a historiadora e diretora do Deppat Rosangela Dias da Ressurreição, o trabalho foi feito inicialmente com a limpeza manual e catalogação de nove mil processos civis e criminais e, posteriormente o acondicionamento desta massa documental em caixa box (tipo arquivo), todas elas identificadas  e  arquivadas em estantes de ferro.
Rosângela afirmou ter transcrito vários trabalhos. “Transcrevi vários manuscritos, alguns deles datados do século XVIII (ano 1730), séculos XIX e XX e a proposta agora é transferi-los para o Arquivo Histórico e realizar a gestão destes documentos que compreendem um conjunto de procedimentos técnicos e operacionais”, concluiu a historiadora.

Fonte: PMSS

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...