segunda-feira, março 23, 2015

Arquivo “Arino Sant’Ana de Barros” reúne historiadores no II Ciclo de Palestras em Caraguá



 
O encontro teve como objetivo discutir os avanços práticos e legais da gestão documental municipal e
a difusão cultural e de pesquisas em arquivos municipais
 
Em comemoração ao seu 17º aniversário, o Arquivo de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” promoveu na última sexta-feira (20/3), no Auditório Maristela de Oliveira, o II Ciclo de Palestras: Arquivo Público – Difusão Cultural e Pesquisa.

O encontro teve como objetivo discutir os avanços práticos e legais da gestão documental municipal e a difusão cultural e de pesquisas em arquivos municipais. Participaram do bate-papo a historiadora e responsável pelo Arquivo “Arino Sant’Ana de Barros”, Denise Lemes; a historiadora e atual chefe de Protocolo da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, Luzia Prado; a historiadora e especialista em Arquivos de São José dos Campos, Nadia Kojio; e a professora mestra e diretora do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural de São Sebastião, Rosângela Dias da Ressurreição.
Fotos: JC Curtis/Fundacc
No período da tarde, o público pôde conferir as apresentações dos trabalhos científicos desenvolvidos por pesquisadores da cidade. Roseli Morilla Baptista dos Santos, atual Secretária Municipal de Educação de Caraguá, apresentou seu trabalho de mestrado “A Criança Cidadã no Município de Caraguatatuba”. O historiador Sidney Aguilar Filho, apresentou sua pesquisa de pós-doutorado “Onde estão nossas crianças: escolarização e vulnerabilidade socioambiental”.

 As graduadas em História, Lucelena Santana e Edna do Espírito Santo, apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso, “Memória do Bairro Porto Novo” e “Histórias e Memórias dos Pescadores da praia do Camaroeiro”, respectivamente. Já o historiador Alex Fonseca, apresentou sua dissertação de mestrado “Concreto sobre areia e sal: identidades e territórios, permanências e transformações na trajetória cultural da comunidade do camaroeiro em Caraguatatuba”, e o geógrafo e mestre em Educação Ambiental, José de Barros Pinto Filho, apresentou sua pesquisa de Revitalização do Camaroeiro.  

Na ocasião foram homenageados como colaboradores e “amigos do Arquivo Arino Sant’Ana de Barros”, os professores Percival Bento Rangel e Rose Teles, e a historiadora, Nadia Kojio.
Para encerrar o evento, os personagens Nhá Rita e Leco Borba, interpretados pelos atores Rita Brugnerotti e Angelo Pereira, contaram causos e lendas caiçaras. 

O II Ciclo de Palestras foi realizado pelo Governo Municipal e pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, por meio do Arquivo “Arino Sant’Ana de Barros”, com o apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, de São José dos Campos, do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural de São Sebastião e das Secretarias Municipais de Administração e Educação. Mais informações: (12) 3883.9980.   
 
Fundacc

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...