segunda-feira, janeiro 26, 2015

COLETA SELETIVA EM SÃO SEBASTIÃO - VOCÊ SEPARA O SEU LIXO?


DA REDAÇÃO
Departamento de Comunicação

São Sebastião possui Coleta Seletiva desde os anos 90, e foi um dos municípios pioneiros do Estado de São Paulo a implantar este serviço aos munícipes. Atualmente a coleta acontece diariamente nos bairros do Centro e Vila Amélia, e três vezes por semana no restante dos bairros da Costa Norte e Sul.

É muito importante que cada cidadão se inteire sobre a forma como é realizada a coleta seletiva em seu bairro, o dia em que o caminhão da Coleta passa, o seu devido condicionamento e horários. 
Certifique-se de separar devidamente o lixo em sua casa. Uma dica é lavar bem as embalagens de plástico e enlatados para facilitar o trabalho na separação dos resíduos. Se puder separar os diferentes tipos de lixo reciclável como papel, plástico, lata e vidro também facilita muito, mas caso não houver como não há problema, o essencial mesmo é separar o material reciclável do orgânico.

Veja abaixo os dias que a Coleta Seletiva passa em seu bairro:
     




Você sabe o que é Coleta seletiva?
É a atividade de separar o lixo, para que ele seja enviado para reciclagem. Separar o lixo é não misturar os materiais passíveis de serem reaproveitados ou reciclados (usualmente plásticos, vidros, papéis, metais) com o resto do lixo (restos de alimentos, papéis sujos, lixo do banheiro).

A coleta seletiva tanto pode ser realizada por uma pessoa sozinha, que esteja preocupada com o montante de lixo que estamos gerando (desde que ela planeje com antecedência para onde vai encaminhar o material separado) , quanto por um grupo de pessoas (condomínio, escola, cidade, etc.). 




DESCARTE DE ÓLEO DE COZINHA

Para evitar o grande problema ambiental que é a sobra do óleo, o único caminho é a reciclagem. Você pode colaborar encaminhando o óleo utilizado na sua cozinha, para o "Programa de Coleta de Óleo de Cozinha Usado".

Em São Sebastião existem ecoponto espalhados pelo município para receber óleos de uso doméstico e de uso comercial.

ÓLEO DE USO DOMESTICO
Deve ser entregue na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, escolas da rede municipal de ensino ou
 associações de bairro que participal do projeto.

ÓLEO DE USO COMERCIAL
Basta entrar em contato com a SEMAM e conhecer o cronograma de retirada de óleo.

Fale com a Secretaria de Meio Ambiente. Donos de estabelecimentos comerciais, presidentes de associações, diretores de escolas interessados, entre em contato pelo telefone (12) 3892.6000, ramal 223. Falar com Christiane ou Rosa.

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...