domingo, agosto 31, 2014

Tenório e vereadores de São Sebastião participam do 1º Seminário da Cadeia de Petróleo e Gás Natural no Litoral Norte



 “A Presença da Petrobras no Litoral Norte de São Paulo”, foi o tema de abertura do 1º  Seminário sobre a Cadeia de Petróleo e Gás Natural no Litoral Norte de São Paulo, realizado na sexta-feira, 29, na sede da Fundacc, em Caraguatatuba, pela Revista Ancoradouro, com a presença dos quatro prefeitos  da região,  vereadores,, secretários e representantes de vários segmentos da sociedade. O presidente da Câmara Municipal de São Sebastião e também da Frente Parlamentar do Litoral Norte Paulista (Frepap-LN), Marcos Antônio Ferreira Tenório (PSC), prestigiou o evento que também contou com a presença do vice-presidente do Legislativo, Ernane Primazzi (PSC), e os vereadores Ercílio de Souza e Simei da Silva Ferreira (SD), Jair Pires (PSDB). Onofre Santos Neto (PHS), além do vereador do PSB, Edivaldo Pereira Campos (Teimoso).
Fotos: Rosangela Falato
Na palestra feita pelo gerente do Ativo de Processamento e Movimentação de Fluídos da Petrobras, Luis Antonio Delgado, foi apresentado panorama geral dos investimentos da empresa no Litoral Norte compreendido pelas cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e  Ilhabela. A região está inserida na Bacia de Santos, a maior bacia sedimentar offshore do país, com área total de 350 mil km² e que se estende de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, a Florianópolis, em Santa Catarina.
Delgado destacou que, de acordo com o Plano de Negócios e Gestão 2014/2018, a Petrobras deverá investir cerca de US 220 bilhões em projetos, alguns com reflexos nas cidades de São Sebastião e Caraguatatuba devido à exploração do Pré-Sal. Ele explicou que este ano, a empresa produziu 1,9 milhão de barris de petróleo/dia, sendo que a meta para 2020 é saltar para 4,2 milhões de barris/dia.
Também foram realizadas as palestras “Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato”, por Valmor Buss Filho, gerente do Ativo de Processamento de São Paulo, e, na sequência, “Programas Ambientais”, tema abordado pelo gerente de Meio Ambiente, Marcos Vinícius de Mello. O evento foi encerrado com palestra sobre “Participações Governamentais no Litoral Norte de São Paulo” com André Moreira Nascimento, especialista em regulação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 
O vereador Teimoso, de São Sebastião, ao final do encontro, entregou relatório com matérias publicadas na imprensa regional e fotos sobre o caso da área contaminada do Itatinga, região central do município, que ainda sofre pela falta de intervenção da Petrobras. O vereador entregou o documento ao gerente de Meio Ambiente da empresa, Marcos Vinicius de Mello, e pediu apoio para que o problema seja solucionado e essa área possas ser descontaminada e utilizada como local de lazer para a comunidade da região.

Fonte: CMSS

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...