quarta-feira, janeiro 08, 2014

Ilhabela mantém viva a tradição da Folia de Reis


Grupo Raízes de Ilhabela celebra “Dia de Reis” na Vila com a tradicional “Cantoria diante do Presépio”
 
 A Prefeitura de Ilhabela promoveu na noite desta segunda-feira (6/1) uma celebração em homenagem ao Dia de Reis com a apresentação musical do Grupo Raízes de Ilhabela ao lado do Presépio montado na Praça Coronel Julião, na Vila, preservando assim a secular tradição cultural da Folia de Reis. O Grupo Raízes de Ilhabela levou à praça o mesmo repertório com as canções de folia entoadas durante as visitas nas casas em diversos bairros de norte a sul da ilha, realiadas desde o último dia 20 de dezembro. Os moradores receberam a folia com muito respeito e alegria e os mais velhos, emocionados, relembraram a tradição. Durante as “Folias” os grupos saem caminhando a pé pelas ruas para levar às pessoas as bênçãos do menino Jesus em forma de música.
As folias têm o apoio da comunidade do bairro Praia Grande e são organizadas pela equipe da Secretaria da Cultura e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela).
 
A Prefeitura promoverá também o IV Encontro de Folia de Reis com grupos de diversos municípios da região e do interior de São Paulo. O evento será no próximo dia 16 de fevereiro (domingo), a partir das 18h, no Centro Educacional e Cultural “Prefeito Roberto Fazzini”, na Praia Grande, no sul do arquipélago.
Raízes – Com o objetivo de resgatar, preservar e disseminar entre as novas gerações a cultura tradicional caiçara, o Grupo Folclórico Raízes de Ilhabela foi formado originalmente por tocadores da Praia Grande, no sul de Ilhabela.
O grupo original era formado por Gilberto, João Batista, Zé Romão, Dorinho e Evair e Seu Zé Batista um grande versista e inesquecível improvisador. Também passaram pelo grupo outros grandes nomes de muito talento.
Desde a sua fundação, há 22 anos, o grupo vem resgatando as canções típicas caiçaras de Ilhabela. Hoje o grupo é formado por Nicássio, Narciso, Manoel Félix, Juscelino, José Luiz e Diniz.
Além das canções de Folias de Reis, eles levam as tradicionais canções para as danças típicas de Ilhabela como a Cirandinha, Pau de Fita, Quebra Chiquinha e Dança do Vilão, resultando em um repertório que anima as festas típicas do arquipélago como a Festa de São Benedito e a Festa de Nossa Senhora D’Ajuda.
 
Fonte: PMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...