sexta-feira, dezembro 10, 2010




Sítio Arqueológico recebe aulas do Projeto de Educação Patrimonial



Na manhã de quarta-feira (08), alunos da Escola Municipal Professor Walfrido Maciel Monteiro subiram ao Sítio Arqueológico, no bairro São Francisco, região central do município, para as aulas do Projeto de Educação Patrimonial. Esta iniciativa é mantida pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Cultural e Educacional Deodato Santana e a Secretaria de Educação (Seduc).
Foto: Luciano Vieira/PMSS

Segundo o arqueólogo e diretor da fundação, Wagner Bornal, para o próximo ano, as aulas sobre o patrimônio municipal se estenderão a outras escolas das proximidades do Sítio. O objetivo é promover experiências pedagógicas nas antigas ruínas, envolvendo disciplinas escolares de História, Literatura, Geografia e Biologia.

Como parte da vivência, os alunos subiram as trilhas do sítio para participar de todas as etapas da escavação arqueológica: localização, sinalização, escavação, peneiramento, descrição e análise prévia de materiais.

A Primeira Semana Escolar de Arqueologia terminou nesta sexta-feira. De inicio foram escolhidos os alunos da escola Walfrido, como uma premiação pela excelente participação nas Olimpíadas Nacional de História do Brasil, realizada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Olimpíadas

A 2ª Olimpíada Nacional de História do Brasil foi elaborada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e contou com quatro fases online e uma fase presencial. Entre as etapas, os alunos precisavam ler e analisar textos, documentos, imagens e mapas sobre a história do país.

Segundo a professora de história, Suzana S. B. Coelho, a competição nacional foi divulgada em sala de aula e os alunos do 9º ano se interessaram em participar. Foram formadas cinco equipes de três alunos cada, totalizando 15 estudantes. Duas equipes da escola chegaram à fase semifinal do ensino fundamental e médio. A pontuação dos alunos sebastianenses chegou a igualar a de colégios particulares e federais.

Suzana ainda frisou que a participação dos alunos foi exemplar durante toda a competição. “Os alunos foram excelentes, como professora, percebi que estavam empenhados em obter um bom resultado. O incrível foi casar o Projeto da Prefeitura com as Olimpíadas, proporcionando aos participantes o contato com a história cotidiana”, afirmou.

Os estudantes da Escola Walfrido, Anna Beatriz Silva de Almeida, Felipe do Nascimento Silva e Julia Maria Sales, todos com 14 anos de idade, avaliam de forma positiva a participação na competição de nível federal. “Gostamos bastante de participar da Olimpíada, mudou nossa rotina completamente, ficamos dois períodos na escola para estudar mais, valeu muito a pena”.

Sobre as aulas ministradas no Sítio Arqueológico, os alunos avaliam como uma experiência interessante, diferente de tudo o que já haviam feito em sala. Julia Sales gostou do contato com a arqueologia, já Anna Beatriz achou legal colocar a “mão na massa” para aprender.

Fonte: PMSS

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...