quarta-feira, janeiro 09, 2019

Tradições do Recôncavo e clássicos do samba abrem programação de 2019 da Casa Brasileira

Canções para o mar, tradições musicais do Recôncavo baiano e os clássicos das grandes sambistas brasileiras são os temas dos três encontros musicais que a Casa Brasileira, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, trará dias 09, 10 e 11 de janeiro, abrindo a programação de 2019.

Nesta quarta-feira (09/01), às 20h, a cantora e compositora Luciana Oliveira, acompanhada do violonista Leo Mendes, mostrará a poesia cantada sobre o mar, no show Canções para o Mar.
Interpretando composições de Dorival Caymmi, Baden Powell, Vinicius de Moraes e músicas que se tornaram conhecidas nas vozes de Maria Bethânia e Clara Nunes, Luciana Oliveira pretende cantar as águas salgadas, o movimento das ondas, a vida dos pescadores e as rainhas sagradas do mar. Ao lado de Luciana estará o músico Léo Mendes, com seu jeito muito peculiar de tocar violão, fruto da vivência com o pai, Roberto Mendes, e artistas do Recôncavo baiano.

Já na quinta-feira (10/01), também às 20h, a sala da música da Casa Brasileira receberá o cantor, violonista, arranjador e compositor Roberto Mendes, acompanhado pelo filho, o violonista Leo Mendes. 
Roberto Mendes é um mestre das pesquisas sobre as origens do samba e as tradições musicais do Recôncavo da Bahia. 
Em O Samba Antes do Samba, pai e filho farão uma aula cantada e vão tocar e cantar principalmente a Chula.  Roberto Mendes explica que a Chula nasceu na região de Santo Amaro, terra natal dos dois músicos, está na origem do samba e é o encontro do batuque com a viola.

Na sexta (11/01), às 19h, a noite na Casa Brasileira será das Senhoras do Samba. A cantora Adriana Moreira e o violonista Leonardo Gomes reunirão músicas de grandes sambistas brasileiras que colocarão as vozes femininas nas rodas de samba. Sambista que cresceu na quadra da paulistana Escola de Samba Camisa Verde e Branco, Adriana Moreira apresentará um repertório com as grandes referências do samba feito e interpretado por mulheres como Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Elza Soares, Alcione, Elizete Cardoso, Jovelina Pérola Negra entre outras.

Os ingressos custam R$40,00 e podem ser adquiridos na sede da Casa Brasileira, localizada na Av. Dr. Altino Arantes, 80, Rua da Praia - Centro Histórico ou pelo site Eventbrite. Toda a renda arrecadada será voltada para os projetos educacionais do Instituto Mpumalanga.

A Casa Brasileira é o centro de cultura, arte e gastronomia do Instituto Mpumalanga, entidade sem fins lucrativos com projetos de educação pela arte. O espaço abriga oficinas, exposições, artesanato de todo o Brasil e boa música em meio às paredes centenárias do casarão do século XVIII da Rua da Praia, Centro de São Sebastião.
   
Serviço:

Dia 09/01 – 20h | Luciana Oliveira e Leo Mendes | Canções para o Mar

Dia 10/01 -  20h | Roberto Mendes e Léo Mendes | O Samba Antes do Samba

Dia 11/01 – 19h | Adriana Moreira e Leonardo Gomes | As Senhoras do Samba

Local:  CASA BRASILEIRA  
Av. Dr. Altino Arantes, 80 – Rua da Praia |Centro| São Sebastião | (11) 998388794. 

Ingressos à venda na Casa Brasileira ou pelo Event brite.

Os eventos têm renda revertida para os projetos educacionais do Instituto Mpumalanga.

PMSS

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...