quinta-feira, janeiro 17, 2019

Caraguatatuba recebe no fim de semana grandes mestres para 1º Congresso de Capoeira Angola

Caraguatatuba recebe entre os dias 18 e 20 de janeiro o 1º Congresso de Capoeira Angola ‘ Vadiando Entre Amigos’. Grandes mestres do País e convidados internacionais participam do evento que tem por objetivo a valorização da cultura popular brasileira.
A organização é da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e da Escola de Capoeira Angola Rei Zumbi e contra com apoio da e Prefeitura Municipal.
A recepção aos participantes será na sexta-feira (18), às 19h45, no Ilha Morena Clube, localizado no Morro do Algodão. Em seguida, tem apresentação de Moçambique e depois Roda de Capoeira.
A abertura oficial será no sábado (19), às 9h30, na Praça Cândido Mota, no Centro. Ao longo do congresso haverá puxada de rede, oficina de Coco de Roda, Maculelê e Danças Afro e Popular Brasileira.
Foto: Divulgação/PMC
Edivan Santos é um dos coordenadores e destaca que este congresso é uma troca de experiência entre mestre e alunos. “Queremos discutir os avanços da capoeira, como era, onde vamos chegar”.
O coordenador de Folclore e Tradições Populares da Fundacc, Felipe Leite, destaca que este é o maior evento do gênero realizado no município. “Precisamos, reconhecer, ampliar e proporcionar novas vivências e experiências relacionadas à capoeira. Ela faz parte da nossa história de diversas formas”.
Entre os mestres participantes ele cita Adó, Zeca e Hugo, filhos do Mestre Gato, que treinou 20 anos na academia de Pastinha, um dos precursores da Capoeira Angola. Também estarão presentes profissionais da Paraíba, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Finlândia e Japão.
Diretamente da Ásia, tem Shimamoto Kenichi foi aluno de Mestre Baiano, que está no Litoral Norte desde 1982, e levou a capoeira para a sua cidade, Fukuoka, no Japão, e uma vez por ano retorna a Caraguatatuba onde faz atualização.
Serviço
1º Congresso de Capoeira Angola ‘ Vadiando Entre Amigos’
Dias: 18 a 20 de janeiro 2019
Recepção: 18/01 – 19h45 – Ilha Morena Clube
Abertura: 19/01 – 9h30 – Praça Dr. Cândido Mota
Informações: (12) 3897-5661 com Felipe Leite, (12) 99748.6842 e (12) 98865.5224
Fundacc

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...