domingo, fevereiro 11, 2018

Tradição do Banho da Dorotéia promete atrair centenas de foliões em 2018

Imagem: Divulgação / PMI

Um dos momentos mais aguardados na programação de Carnaval de Ilhabela, o famoso e tradicional Banho da Dorotéia este ano novamente acontece em dois locais, no dia 11 de fevereiro (domingo) na Praia Grande, região sul; e no dia 13 (terça-feira), na Vila, sempre a partir das 14h.
O Banho da Dorotéia é um acontecimento que compõe a programação da festa de Carnaval há mais de 60 anos na Vila, onde mais de mil foliões dos blocos carnavalescos vestem roupas feitas de papel crepom e saltam do píer para o mar num mergulho coletivo e colorido. Alguns participantes acreditam que ao se desfazerem dos adereços, a água do mar leva também as energias negativas.
Até o momento, três blocos carnavalescos já estão confirmados para o desfile de terça-feira, são eles: “Tirando a Kraca”, “Pé na Jaca” e “Os Velhos Marinheiros”. Caso alguém queira cadastrar um novo bloco é necessário preencher uma ficha de inscrição com a Comissão de Carnaval na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo até o próximo dia 7.
As inscrições podem ser feitas pelos e-mails eventos.turismo@ilhabela.sp.gov.br e redesocial@ilhabela.sp.gov.br; pelo telefone (12) 3896-9200, ramal 9825, ou ainda pessoalmente na sede da secretaria que fica na Prefeitura de Ilhabela, rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, nº 86, no bairro do Perequê.

Conheça a história dos blocos carnavalescos do Banho da Dorotéia:
“Tirando a Kraca”
O bloco “Tirando a Kraca” foi criado em 1993 com o objetivo de dar continuidade a uma tradição vinda do início dos anos 60, quando a matriarca da família Cardial, Cristina Cardial, comandava o chamado "Bloco da Padaria".
Nos primeiros anos de folia não haviam outros blocos. O “Tirando a Kraca” fazia a alegria de toda a cidade desfilando por toda a Vila até finalizarem a diversão pulando no mar com as roupas coloridas.
Segundo os organizadores, o objetivo este ano é “manter viva a tradição e a alegria, o verdadeiro espírito carnavalesco”.
Tema 2018: O marinheiro perdido nas águas da Dorotéia
Concentração: Estaleiro Bar, a partir das 13h
Desfile: Vila

“Pé na Jaca”
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Sociedade Lítero-Etílico Musical Unidos do Pé na Jaca existe desde 1998 e é remanescente do famoso “Bloco do Bajara” que tinha Consuelo Leandro como madrinha.
Composto por mais de 500 integrantes o bloco traz para este anos o tema ‘Unicórnio na Ilha da Magia’.
Tema 2018: Unicórnio na Ilha da magia
Concentração: Barraca do Samba, a partir das 13h
Desfile: Vila

“Os Velhos Marinheiros”
Marcando presença no Banho da Dorotéia desde os anos 1970, o bloco “Os Velhos Marinheiros” convida todos os seus amigos para, mais uma vez, desfilar pelo Centro Histórico e pular do Píer da Vila.
A organização afirma que o tema deste ano será “Que zorra é essa?”, em homenagem à Copa do Mundo e às eleições.
Tema 2018: Que zorra é essa?
Concentração: Quiosque Os velhos marinheiros, Saco da Capela, às 12h
Desfile: Vila
PMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...