domingo, fevereiro 11, 2018

Ilhabela atinge nota máxima no Turismo Nacional


Arquipélago está entre os 10 municípios nota A no Mapa do Turismo Brasileiro no Estado de São Paulo, divulgado pelo Mtur

 O Ministério do Turismo divulgou nesta quinta-feira, 8, a nova categorização no Mapa do Turismo Brasileiro, que identifica o desempenho da economia do setor nos municípios.
Com isso, o arquipélago de Ilhabela chegou ao topo do ranking do turismo nacional, subindo para a categoria A em 2018 – segundo medição do Mapa do Turismo (Mtur) realizada e válida para o período entre 2017-2019.
O crescimento no número de empregos formais no setor de hospedagem, bem como dos estabelecimentos formais de hospedagem, além do aumento do fluxo turístico doméstico e internacional foram determinantes para a mudança.
“A melhoria na classificação de destinos como Ilhabela mostra que nossos municípios têm trabalhado cada vez mais para fortalecer sua atividade turística e reconhecem que esse é um caminho natural também para o fortalecimento das economias locais. No que diz respeito ao Ministério do Turismo estamos atentos às demandas do setor como melhoria de infraestrutura, legalização e qualificação dos serviços”, avaliou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Conquista da Nota A
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini é importante destacar que este resultado reflete um trabalho feito com planejamento, como Plano de Marketing Turístico Estratégico, que já está disponível no site ilhabela.sp.gov.br.
O plano de marketing turístico foi desenvolvido seguindo pontos norteadores, como necessidade de redução da sazonalidade; diversificação da oferta, caracterizando melhor os produtos a fim de ter um público mais qualificado, além de consolidar a imagem de Ilhabela como destino de natureza, gerando mais empregos e renda.
A capacitação profissional empresarial também merece atenção. Alcançamos o recorde de pessoas e empresas capacitadas em 2017. Foram oferecidas diversas qualificações na cidade em parceria com o Sebrae, Senai e Senac. “Temos que deixar os profissionais que trabalham com turismo em Ilhabela mais preparados, com especializações e atualizações”, disse Fazzini.
A diretoria de Promoção Turística trabalha intensivamente na promoção do destino Ilhabela, seja no Brasil ou no exterior, com turismo segmentado e em geral. E o objetivo é evoluir ainda mais neste sentido com Plano de Marketing Turístico Estratégico.
Vale também ressaltar os eventos de qualidade que Ilhabela oferece, principalmente na baixa temporada, atraindo milhares de turistas.
“Podemos usar de exemplo os parques que estão sendo construídos, como o Parque Ecológico do Perequê, além do Parque das Cachoeiras, as torres de observação de aves e a manutenção das trilhas. Também serão construídos o Centro de Convenções, Marina Pública, e muito mais”, exemplificou Ricardo Fazzini.
“É uma satisfação obter esse resultado, já que ainda estamos no início do trabalho proposto. O ano de 2017 foi de planejamento, mas já executamos e investimos muito, principalmente na capacitação da mão de obra local e no despertar de um sentimento de pertencimento à cidade ao potencial que temos aqui para trazer um turismo de qualidade, pensando sempre em tornar a nossa ilha autossustentável. É só o início. Mesmo com a nota A e no topo do turismo nacional, Ilhabela continuará o trabalho turístico de forma planejada agindo nas diversas áreas do turismo segmentado, como o turismo de natureza, de negócios, eventos, casamentos, navios de cruzeiros, entre outros”, explica o prefeito da cidade, Márcio Tenório.
“Não vamos nos acomodar com este importante resultado. O trabalho que estamos fazendo é visando atingir níveis ainda melhores no turismo nacional e internacional. A ideia é posicionar Ilhabela como o “Melhor Destino de Natureza do Brasil” até 2020. É uma ação conjunta, uma parceria com vários órgãos, sociedade civil, com a diretoria de Trabalho e Emprego, pensando sempre na qualificação da nossa mão de obra”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini, que lembrou que no dia 26 de fevereiro será inaugurado o novo “Sabrae Aqui Ilhabela”.
O local auxiliará os empresários, empreendedores e microempreendedores individuais na criação ou no aprimoramento do negócio com cursos, palestras, oficinas e consultorias presenciais nas áreas de empreendedorismo, gestão, inovação e mercado.

Categorização
A partir de quatro variáveis de desempenho econômico - número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais – os municípios foram divididos por letras, que vão de ‘A’ a ‘E’. De acordo com a nova classificação, houve crescimento da atuação do turismo em 358 municípios.
Além disso, 189 cidades subiram da categoria ‘E’ para ‘D’, tornando-as aptas a receber recursos federais para promoção de eventos, por exemplo. Isso porque, segundo portaria 39/2017 do MTur, somente municípios classificados entre ‘A’ e ‘D’ podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico. Ainda seguindo essa portaria, apenas 82 cidades ficarão de fora da lista de pleitos do MTur por descer de categoria, uma vez que deixaram a categoria ‘D’ e passaram para ‘E’.
PMI

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