terça-feira, julho 26, 2016

Esportista de Caraguá é um dos condutores da Tocha Olímpica

Fotos: Luís Gava/PMC

 
O ex-jogador de voleibol profissional, Luiz Fernando do Espírito Santo, de 51 anos, conduzirá a tocha olímpica nesta quarta-feira (27), às 12h, durante a passagem do símbolo pela cidade de Ubatuba, no Litoral Norte. A história de vida de Luiz Fernando foi selecionada em uma promoção criada pelo Banco Bradesco e pelo “Rio 2016” (Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016). O relato devia ter relação com os valores olímpicos de amizade, respeito e excelência. Atualmente, o ex-levantador é servidor da Prefeitura de Caraguatatuba e supervisor técnico das seleções masculina e feminina de vôlei do município.
O filho do funcionário público, Pedro Vinícius do Espírito Santos, o inscreveu na promoção do Banco Bradesco e do Rio 2016.  As histórias escolhidas também precisavam ser verídicas e comprováveis, além de demonstrar claramente uma transformação pessoal ou para uma comunidade a partir de ações, comportamentos ou atitudes do candidato a condutor.  
Luiz Fernando foi jogador profissional de vôlei de 1981 a 1992. O atleta atuou em equipes como Santos, Pirelli, Corinthians, Rio Branco e Associação Esportiva Joseense. O jogador conquistou títulos do Campeonato Paulista, Jogos Abertos e Regionais.   
Em 1984, o esportista chegou a ser pré-selecionado para a Olimpíada de Los Angeles (EUA) e treinar com a seleção brasileira de voleibol, comandada pelo técnico Bebeto de Freitas.
Luiz Fernando treinou com grandes nomes do esporte como Bernardinho, Bernard, Xandó, Renan e Amauri, que foi medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona (Espanha 1992). O time ficou conhecido como a “geração de prata”, mas ele não integrou a seleção vice-campeã olímpica. “O grupo já estava formado”, relembra. 
De acordo com Espírito Santo, ele não sabia da indicação para condutor da Tocha Olímpica. “Carregar o fogo da Olimpíada do Rio de Janeiro representa o fim de um ciclo de toda uma vida dedicada ao esporte, seja nas quadras ou nos bastidores, na organização de torneios”, reconhece.   
Apesar de Luiz Fernando não ter disputado os Jogos Olímpicos de 1984, a história vivida pelo ex-atleta serviu de inspiração para o filho, Pedro Vinícius, que atualmente é jogador profissional de vôlei do Foz do Iguaçu.   
Durante a passagem da tocha por Ubatuba, as seguintes vias ficarão temporariamente interditadas: Oswaldo Cruz – Trevo do Pescador (BR 101), Thomaz Galhardo, Cel. Domiciano, Cel. Ernesto de Oliveira (Praça Exaltação Santa da Cruz), Av. Iperoig, Rua Guarani e as Avenidas Leovigildo Dias Vieira e Capitão Felipe.  
As cerimônias de abertura e encerramento da Olimpíada do Rio de Janeiro serão nos dias 5 e 21 de agosto, respectivamente, no Estádio do Maracanã. Os Jogos Paralímpicos movimentam o Rio, de 7 a 18 de setembro.
 
A chama
 
A Chama Olímpica é um importante símbolo dos Jogos. Representa a paz, a união e a amizade. A tocha, por sua vez, é usada para passar a chama de um condutor para o outro durante o revezamento até o acendimento da pira na cerimônia de abertura.
 
 
A História
Um sonho realizado, Luiz Fernando do Espírito Santo – indicado pelo filho, Pedro Vinícius do Espírito Santo
 
“Com 12 anos, demonstrou paixão pelo esporte desde pequeno, tornou-se jogador profissional de vôlei, costumamos dizer ele não é 10, é 11. O tempo passou e foi convocado para ir as Olimpíadas. Aquilo foi mágico para ele, como sempre ouvimos ao redor de uma mesa de jantar suas histórias sobre o vôlei, seus olhos brilham como estrelas, como criança sonhadora, que deseja crescer no esporte! E hoje com 50 anos, tem bagagem de vida maior que qualquer garoto, ele foi feliz naquilo que fez, um homem realizado. E hoje é técnico de vôlei. Esse é meu pai, hoje sigo seu exemplo, carrego o mesmo número em minha camisa (11), quando entro em quadra sinto como se tivesse comigo. Se um dia, eu for a metade do que meu pai é hoje, eu serei o homem mais feliz do mundo! O esporte na vida da minha família nos faz mais forte, dá vontade de continuar vivendo, nunca parar de sonhar. Desde já é um campeão, mas é merecedor de carregar a Tocha Olímpica.”   
 
Cronograma da Tocha Olímpica no dia 27 de julho 
 
27/06 – SP: Taubaté, São Luiz do Paraitinga e Ubatuba
 
27/07 – RJ: Paraty e Angra dos Reis

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...