Fotos: Luís Gava/PMC
O ex-jogador de voleibol profissional, Luiz Fernando do Espírito Santo, de 51 anos, conduzirá a tocha olímpica nesta quarta-feira (27), às 12h, durante a passagem do símbolo pela cidade de Ubatuba, no Litoral Norte. A história de vida de Luiz Fernando foi selecionada em uma promoção criada pelo Banco Bradesco e pelo “Rio 2016” (Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016). O relato devia ter relação com os valores olímpicos de amizade, respeito e excelência. Atualmente, o ex-levantador é servidor da Prefeitura de Caraguatatuba e supervisor técnico das seleções masculina e feminina de vôlei do município.

O filho do funcionário público, Pedro Vinícius do Espírito Santos, o inscreveu na promoção do Banco Bradesco e do Rio 2016. As histórias escolhidas também precisavam ser verídicas e comprováveis, além de demonstrar claramente uma transformação pessoal ou para uma comunidade a partir de ações, comportamentos ou atitudes do candidato a condutor.
Luiz Fernando foi jogador profissional de vôlei de 1981 a 1992. O atleta atuou em equipes como Santos, Pirelli, Corinthians, Rio Branco e Associação Esportiva Joseense. O jogador conquistou títulos do Campeonato Paulista, Jogos Abertos e Regionais.
Em 1984, o esportista chegou a ser pré-selecionado para a Olimpíada de Los Angeles (EUA) e treinar com a seleção brasileira de voleibol, comandada pelo técnico Bebeto de Freitas.
Luiz Fernando treinou com grandes nomes do esporte como Bernardinho, Bernard, Xandó, Renan e Amauri, que foi medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona (Espanha 1992). O time ficou conhecido como a “geração de prata”, mas ele não integrou a seleção vice-campeã olímpica. “O grupo já estava formado”, relembra.
De acordo com Espírito Santo, ele não sabia da indicação para condutor da Tocha Olímpica. “Carregar o fogo da Olimpíada do Rio de Janeiro representa o fim de um ciclo de toda uma vida dedicada ao esporte, seja nas quadras ou nos bastidores, na organização de torneios”, reconhece.

Durante a passagem da tocha por Ubatuba, as seguintes vias ficarão temporariamente interditadas: Oswaldo Cruz – Trevo do Pescador (BR 101), Thomaz Galhardo, Cel. Domiciano, Cel. Ernesto de Oliveira (Praça Exaltação Santa da Cruz), Av. Iperoig, Rua Guarani e as Avenidas Leovigildo Dias Vieira e Capitão Felipe.
As cerimônias de abertura e encerramento da Olimpíada do Rio de Janeiro serão nos dias 5 e 21 de agosto, respectivamente, no Estádio do Maracanã. Os Jogos Paralímpicos movimentam o Rio, de 7 a 18 de setembro.
A chama
A Chama Olímpica é um importante símbolo dos Jogos. Representa a paz, a união e a amizade. A tocha, por sua vez, é usada para passar a chama de um condutor para o outro durante o revezamento até o acendimento da pira na cerimônia de abertura.
A História
Um sonho realizado, Luiz Fernando do Espírito Santo – indicado pelo filho, Pedro Vinícius do Espírito Santo
“Com 12 anos, demonstrou paixão pelo esporte desde pequeno, tornou-se jogador profissional de vôlei, costumamos dizer ele não é 10, é 11. O tempo passou e foi convocado para ir as Olimpíadas. Aquilo foi mágico para ele, como sempre ouvimos ao redor de uma mesa de jantar suas histórias sobre o vôlei, seus olhos brilham como estrelas, como criança sonhadora, que deseja crescer no esporte! E hoje com 50 anos, tem bagagem de vida maior que qualquer garoto, ele foi feliz naquilo que fez, um homem realizado. E hoje é técnico de vôlei. Esse é meu pai, hoje sigo seu exemplo, carrego o mesmo número em minha camisa (11), quando entro em quadra sinto como se tivesse comigo. Se um dia, eu for a metade do que meu pai é hoje, eu serei o homem mais feliz do mundo! O esporte na vida da minha família nos faz mais forte, dá vontade de continuar vivendo, nunca parar de sonhar. Desde já é um campeão, mas é merecedor de carregar a Tocha Olímpica.”
Cronograma da Tocha Olímpica no dia 27 de julho
27/06 – SP: Taubaté, São Luiz do Paraitinga e Ubatuba
27/07 – RJ: Paraty e Angra dos Reis
Nenhum comentário:
Postar um comentário