terça-feira, setembro 02, 2014

Câmara realiza Sessão Solene em comemoração aos 209 anos de Ilhabela

A Câmara de Ilhabela realiza, no próximo dia 3 de setembro às 19h, uma Sessão Solene em comemoração aos 209 anos de emancipação político-administrativa do município, com títulos de Gratidão Caiçara e Cidadão Honorário à sete homenageados.

O vereador Luizinho da Ilha (PCdoB) indicou o título de Cidadão Honorário ao educador e empresário Ângelo Raymundo Leme Cavalheiro, fundador do Colégio São João, pela dedicação à educação e arte, e por realizar um trabalho moderno que estimula a capacidade de pesquisa, de expressão oral e gestual dos alunos, além da consciência política, respeito ao meio ambiente e sensibilidade musical. O parlamentar também apresentou o título ao velejador Mario Barila Filho, sócio no Yacht Clube de Ilhabela, pelos relevante serviços prestados ao município. Barila, como é chamado, frequenta Ilhabela há 35 anos, fotografo discípulo de Araquém Alcântara realiza exposições para ajudar na compra de microcomputadores, equipamentos doados para as escolas das comunidades isoladas, para facilitar o trabalho dos professores e o desenvolvimento dos alunos.

A vereadora Benedita Gonzaga (Prof. Dita – PTB) propôs o título de Gratidão Caiçara à Aparecida Celeste de Oliveira de Jesus por contribuir com a saúde da população ilhabelense. Aparecida Celeste começou a trabalhar desde jovem na área de saúde no município, se especializou e se dedicou à coleta de leite materno além de colaborar como voluntária na Pastoral da Criança. Dita também homenageia com título de Cidadã Honorária Rosemary Ruas Mendes, pelos serviços prestados à comunidade. Conhecida como professora Rose, a natural de Campinas veio para Ilhabela em 1971, onde lecionou por dezoito anos, alfabetizando muitas crianças no município. Rosemary é escritora de três livros e pretende voltar a morar no arquipélago, onde vive parte de sua família.

O parlamentar Carlos Alberto de Oliveira Pinto (Carlinhos – PMDB) indicou o título de Gratidão ao caiçara Evair da Silva. Ativo na comunidade, Evair fundou os clubes Atlético Barreiro e Praia Grande Futebol Clube, é também um dos fundadores do Esporte Clube Colorado. Participou de associações, sociedade amigos de bairro, além de bloco carnavalesco. Carlinhos também dedicou o título à caiçara Jacirema Pinto de Jesus, por ser uma personalidade atuante no município. Possui uma vida participativa na comunidade realizando trabalho voluntário. Suas atividades na Capela São João Batista e na Pastoral da Saúde consistem na arrecadação de alimentos para os necessitados e em ajudar os doentes nas casas e hospital.

A presidente da Câmara, Gracinha Ferreira (PSD) e o vereador Adilton Ribeiro (PSD) apresentaram o Título de Cidadão Honorário ao fotógrafo Désiré Ronald Kraag. Ronald, como é conhecido, dividiu suas atividades entre a capital e Ilhabela, para onde se mudou definitivamente há aproximadamente dez anos. Além da contribuição à sociedade com sua participação efetiva em diversos projetos sociais, Ronald ainda registra de forma espontânea não apenas os fatos e a história de Ilhabela, mas, quase todos os eventos e principais acontecimentos da cidade.  Ao longo dos anos, conseguiu reunir um vasto material que constitui hoje, um dos maiores acervos fotográficos de Ilhabela.

A sessão será aberta ao público e transmitida ao vivo pelo site www.camarailhabela.sp.gov.br. Mais informações (12) 3896.9600, imprensa@camarailhabela.sp.gov.br ou pelo Facebook/camaramunicipaldeilhabela.

Fonte: CMI

Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...