sexta-feira, setembro 06, 2013

Esporte é tema do desfile de 7 de Setembro em Caraguá



O desfile do Dia da Independência deste ano aborda a importância do desporto no cotidiano das pessoas, com o tema “Esporte para a Vida”.  Cerca de 6 mil participantes desfilam, às 9h, na Avenida Geraldo Nogueira da Silva, no Indaiá. O Hasteamento dos Pavilhões será às 8h, na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro. 
Os alunos mostrarão que a prática desportiva é sinônimo de saúde, amizade, disciplina, cultura, respeito, planejamento, motivação, competição, raciocínio, inclusão, superação, cidadania, história, cooperação e estratégia, entre outros atributos.
Foto: Gianni D'Angelo/PMC
O legado das cinco edições dos Jogos Regionais do Interior e as políticas públicas na área desportiva do município inspiraram a escolha do tema deste ano.
Durante o desfile, 28 escolas municipais, 13 estaduais e uma federal abordarão os seguintes aspectos do desporto: “Esporte de Rua”, “Esporte para Saúde”, “Esporte por Esporte”, “Esporte no Meio Ambiente”, “Esporte no Turismo”, “Esporte Social”, “Esporte para Pessoa com Deficiência”, “A Importância do Idoso Praticar Esporte” e “Atletas do Futuro.”  As secretarias de Assistência Social, Esportes, Serviços Públicos e dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, além do Fundo Social de Solidariedade, entidades assistenciais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Clube Atlântico de Vela, Jeep Clube Tamoios, times, entre outras associações, também irão participar das comemorações do Dia da Independência. Cerca de 180 veículos da frota municipal passarão pela Av. Geraldo Nogueira da Silva.
O Desfile Cívico de 7 de Setembro é organizado pelo Governo Municipal. 
Raio X
Caraguá despontou no cenário esportivo do Litoral Norte, Vale do Paraíba e parte da grande São Paulo por ter sediado os Jogos Regionais de 2004, 2005, 2008, 2012 e 2013, em função da infraestrutura composta por cinco piscinas, 10 ginásios de esportes, quatro quadras de tênis e 11 campos de futebol, além de via adequada para provas de ciclismo de grande porte, pista de bicicross, arena de vôlei de praia e beach soccer, rampa de voo livre, ciclovias, calçadão e as praias para os esportes náuticos.
O município investe na política educacional e esportiva também com os CIDE’s (Centros Integrados de Desenvolvimento Educacionais).
Anualmente, são promovidos 42 eventos esportivos que reúnem por volta de 40 mil participantes. A programação inclui campeonatos de futebol amador (categoria de base, adulto, máster e feminino), basquete, voleibol, triathlon e paratriathlon, corridas, caminhadas, provas natatórias, torneios de tênis, competições de artes marciais (judô, jiu jitsu e karatê), passeios ciclísticos, provas de voo livre, torneio de pesca, surf, Jogos Escolares, Jogos Recreativos da Melhor Idade e Copa dos Servidores.  
A secretaria de Esportes e Recreação oferece gratuitamente aulas de alongamento, atletismo, basquete, boxe, caminhada, capoeira, futsal, futebol, ginástica aeróbica, ginástica localizada, ginástica para 3ª Idade, ginástica rítmica, hapkido, hidroginástica, jiu jitsu, judô, karatê, musculação, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei adaptado, voleibol e xadrez. Cerca de 14,1 mil pessoas de diversas faixas etárias praticam as modalidades. Desse total, 3.405 mil têm entre 5 e 17 anos de idade (segmento educacional). Mil e duzentos atletas integram o segmento de rendimento (competição) e 9, 5 mil alunos compõem o segmento de participação. O setor possui 86 profissionais de Educação Física.
Entre os projetos destinados à área esportiva estão o Fundo de Incentivo ao Desporto Amador (FIDA), Programa Sesi-SP Atleta do Futuro, Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Paralímpico (Paiep), Escolinhas de Esportes e o Projeto Gibi (Grupo de Iniciação ao Basquetebol Infantil).
Serviço
Programação do Dia da Independência: “Esporte para a Vida”  
8h – Hasteamento dos Pavilhões
Local: Praça Diógenes Ribeiro de Lima – Centro
9h – Desfile Cívico
Local: Av. Geraldo Nogueira da Silva (“Boneca”) – Indaiá

Fonte: PMC



Nenhum comentário:

Ilhabela Bossa & Choro traz nove atrações nacionais e locais no início de março

Foto: Divulgação/PMI A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza mais uma edição do “Ilhabela Bossa & Choro” do...